checkat
Olá, pessoal do fórum, ;)
Sou novo aqui e, por uma questão de cortesia, vou me apresentar rapidamente. Sou o Alex, acabei de me formar em Design e, nos últimos tempos, “redescobri” a diversão de fotografar (as aulas introdutórias na faculdade meio que tiraram isso de mim na época) — brinquei e trabalhei bastante com digital (principalmente como assistente) e deixei uma velha Revueflex guardada no armário. Depois, após um pouco de pesquisa e como um pequeno extra para sessões fotográficas, encontrei uma Mamiya Universal em bom estado com um encaixe 6x9 e um encaixe Polaroid.
Agora quero experimentar um pouco com ela. Já encomendei filme instantâneo, mas também filme em rolo. HP5 Plus e Portra 160 e um rolo de filme diapositivo Fuji 400x.
Como disse, queria usar as Polaroids como um “toque especial” para sessões de retratos ou para o visual – mas gostaria de usar o 120 6x9 de forma permanente para projetos específicos e independentes. Posso digitalizá-las, por exemplo, em um bom scanner plano Epson, depois de mandá-las revelar. Esse seria o plano inicial.
Na época da faculdade, porém, eu me diverti muito (pelo menos com P&B) com o ampliador e poderia muito bem imaginar montar um pequeno equipamento para cópias individuais. Minha pergunta para vocês: alguém está em uma situação parecida? Como é o seu fluxo de trabalho? O que vocês me aconselhariam (de forma rápida, só encontrei ampliadores até no máximo 6x6?), quais são os erros clássicos de principiante? Quais seriam, talvez, equipamentos e papéis que valham a pena?
Por enquanto, estou aberto a sugestões e aceito de bom grado todos os bons conselhos :)
Obrigado e abraços,
Alex
Tandemfahren
Oi, Alex, bem-vindo ao mundo dos retrógrados!
?
Nossa, você tem coragem mesmo, começar logo com uma câmera 6x9. Não teria bastado uma solução mais comum, como KB com lente de lápis ou 6x7??? Não é crítica, você já se castiga sozinho da melhor maneira possível :-)
?
Como você já percebeu, ampliadores e lentes V para formatos maiores que 6x6 são mais raros e caros. Agora você vai ter que lidar com isso... (a menos que você amplie seus negativos com uma máscara 6x7, o que não me parece nada absurdo)
?
Quanto à tua mesa de trabalho, é melhor tu mesmo montá-la de acordo com as tuas condições; acho que já sabes o que é preciso em termos de latas, garrafas e bacias, não é?
Para o conhecimento básico, se necessário, deves procurar um pouco de literatura; na minha opinião, um fórum não é o meio adequado para isso.
?
Se você quiser saber exatamente, recomendo o livro "Way Beyond Monochrome", de Lambrecht/Woodhouse.
?
Talvez eu possa dar uma dica concreta: desde o início, tente pensar nos tempos de exposição durante a ampliação em etapas, em vez de segundos (se eu tivesse feito assim...).
Para isso, existe um temporizador bem bem-pensado, o StopClock da RH Design (por “coincidência”, de Chris Woodhouse).
?
Quanto ao resto, você pode simplesmente seguir o que é mais comum, já que fez isso com a escolha do filme.
?
Então, mãos à obra e divirta-se!
?
Frank
checkat
Oi, Frank,
obrigado pela resposta rápida! Haha, na verdade, eu me dou bem com isso — mas, no caso da 6x9, acabei chegando a ela mais ou menos por meio da Packfime. A Mamiya é, afinal, a irmã da Polaroid 600SE e lá estava “aquela parte traseira” junto com a Polaroid, que era o que realmente importava – agora eu teria que comprar o 6x4,5 depois ;P E, para a primeira tentativa, ainda tenho aqui uma AE-1, se for preciso 😉
Para o HP5, tenho uma ideia, mas ele vai ser o ponto de partida para a diversão no laboratório.
Mesmo assim, vou adorar comprar o livro que recomendaste. Estou com vontade de dar uma folheada em livros especializados. E são exatamente essas dicas que a gente acaba recebendo (com a tua experiência no final) no fórum. Lembro disso do bom e velho fórum de guitarras, onde a discussão girava mais em torno de 2x12 e 4x12 do que de 6x9 e 35 ;)?
Começar pelo mainstream também me deu bons resultados ;) — e depois, com um pouco mais de experiência, consegui escolher a cereja do bolo. No entanto, dar uma olhada no futuro me atrairia, é claro. Como projetos analógicos independentes podem ser um tanto alternativos — quais filmes não são mainstream e, na sua opinião, valeriam a pena experimentar em algum momento? Mas vou deixar a placa úmida de lado por enquanto 😉
Ataca!
Obrigado e abraços!
Tandemfahren
Olá, Alex,
A tua abordagem já parece bastante sensata. No entanto, para conhecimentos básicos, o Lambrecht é bastante aprofundado; para isso, há uma infinidade de livros antigos, de segunda mão (no Booklooker, por exemplo).
Depois, basta incorporar as dicas do fórum e aproveitar, mas com cautela, pois muito do que vem dos fóruns é, na verdade, confuso ou, pelo menos, difícil de classificar.
Quanto aos filmes em preto e branco, eu te aconselharia a revelá-los você mesmo desde o início, o que você provavelmente já fez. E você deveria ter um tripé decente (e usá-lo, é claro...).
O que há de materiais alternativos/fora do mainstream? Muitas coisas, mais ou menos. No lado da captura, por exemplo: diapositivos em preto e branco, Orthofilm, IR, filme de alta resolução, revelação cruzada...? No laboratório: impressões lith, cianotipia, colorização e por aí vai...
A fotografia é uma longa estrada sinuosa com muitas bifurcações!
Mas, para poder aproveitar as estradas secundárias, às vezes é útil conhecer bem a estrada principal. Como, por exemplo, HP5 em D76, Durst/Kaiser/Dunco/Rodagon, Ilford MGIV, NEUTOL.
Para alguns, isso dura a vida toda, e isso não precisa ser a pior coisa do mundo. Alguns também tocam o mesmo velho banjo a vida toda e são mestres.
A propósito, considerar a AE1 uma solução de emergência me parece uma afronta arrogante :-)
É uma ferramenta séria. Os minúsculos plainas do luthier também não são brinquedos, embora não sirvam para nada nas minhas mãos grossas.
Ah, e para a Mamiya existem placas traseiras para 6x4,5, 6x6 e 6x7, acabei de ver.
Manda ver,
Frank
Gast
Nossa, quanta verdade tem nesse último post… As ruas, o banjo, o planejo… Adorei a metáfora!
Obrigado!
Max