Kai Klindt escreveu
Pessoal,
comprei recentemente uma câmara de revelação Paterson e, no início, fiquei bastante impressionado com a facilidade de enrolar o filme nela (em comparação com a Jobo). Só que: aparentemente, a bobina do filme desliza para cima devido à inclinação durante a revelação, de modo que o filme não fica mais totalmente coberto pelo líquido químico. De fato, percebi que muitas vezes se formam manchas difusas nas bordas dos negativos (tanto em 35 mm quanto em filme em rolo). Muito irritante. Presumo que as caixas Paterson sejam tecnicamente maduras, por isso estou sem saber o que fazer: como garantir que a bobina de filme permaneça no lugar (ou seja, no fundo da caixa)? Agradeço qualquer dica...
Oi,
eu uso minha Paterson para 2 filmes de 35 mm ou para um filme de formato médio. A caixa é enchida com 500 ml; no caso de 50+1, até com 510 ml. Nessa configuração, os carretéis (um ou dois) ficam bem cobertos na minha caixa, de modo que os filmes também são bem banhados pelo revelador. Para um único filme KB, prefiro usar uma pequena lata Jobo. Sei que isso não ajuda muito, mas algo deve estar acontecendo de diferente no seu caso!