marga
Olá a todos,
?
Há alguns meses, comecei a revelar meus negativos sozinho. Como, no início, ainda não tinha levado em conta todas as etapas necessárias para garantir a maior durabilidade possível (dois fixadores, banho de HypoClear etc.), gostaria de saber: É possível “retratar” os negativos revelados há cerca de seis meses, ou seja, enxaguá-los novamente, mergulhá-los em um banho de HypoClear e, talvez, até mesmo tratá-los com uma viragem ao selênio? Isso ainda terá o efeito desejado ou causará algum dano?
?
Desde já, muito obrigada pelas respostas!
Marga
piu58
Depois de seis meses, isso ainda é possível, sem dúvida. Não se deve demorar muito para fazer a lavagem completa, pois, caso contrário, já terão ocorrido processos químicos irreversíveis (formação de Ag₂S). No entanto, é melhor lavar tarde do que nunca.
Ainda é possível dar um acabamento com argila, mesmo depois de anos.
Commander8x
Tem certeza de que quer fazer um retrabalho nos negativos?
Para mim, “Selentoner” soa mais como cópias (positivas).
?
Na verdade, só se faz um retrabalho nos negativos (desde que tenham sido processados corretamente) quando se quer intensificá-los (por serem muito claros) ou atenuá-los (por serem muito escuros).
?
Atenciosamente, Matthias
Gast
Tem certeza de que quer fazer um retrabalho nos negativos?
Para mim, “Selentoner” soa mais como revelação de cópias (positivas).
?
Na verdade, os negativos só são retrabalhados (desde que tenham sido processados corretamente) quando se deseja realçá-los (por serem muito claros) ou atenuá-los (por serem muito escuros).
?
Atenciosamente, Matthias
Os negativos também podem ser reforçados com a viragem ao selênio.
Veja o livro de Ansel Adams “O Negativo” ou também aqui:
http://www.ferguson-photo-design.com/alternative/tutorial-a14.php
?
?
Atenciosamente,
Wolfgang
sputnik
Exatamente. E não se falou em amplificação em nenhum momento na postagem inicial.
Trata-se apenas de durabilidade de arquivamento.
Nesse caso, eu evitaria o Selentoner.
Bonderer
A lavagem posterior é, sem dúvida, possível.
O Hypo Clear Bad é um auxiliar de lavagem, mais adequado para papel baritado do que para filmes.
Quanto à estabilização/estabilidade de arquivo, as opiniões divergem.
Nos países de língua inglesa, costuma-se usar um banho de selênio, não para a tonalização — o que, naturalmente, também é possível —, mas para melhorar a estabilidade de arquivo, atuando como estabilizador da prata da imagem. O revelador e o tratamento de arquivamento têm diluições diferentes.
Na Europa tradicional, costuma-se usar, para o mesmo fim, o AGFA Sistan, que também atua como agente umectante, ou seus produtos sucessores.
No entanto, a escolha final fica a critério de cada um. Não existe uma verdade absoluta.
ThomasPauly
Desde que o processamento inicial tenha sido feito de acordo com as instruções do fabricante, provavelmente não é recomendável realizar um tratamento posterior para garantir a durabilidade do arquivo. Os riscos associados ao manuseio (danos à camada, acúmulo de poeira) provavelmente não se comparam a uma hipotética maior durabilidade.
€
No arquivo da família, tenho negativos em preto e branco herdados que remontam ao início da década de 1950. Muitos foram revelados em um laboratório fotográfico, que (espero) tenha trabalhado de acordo com as regras da arte, mas (provavelmente) sem recorrer a soluções improvisadas na fixação e lavagem. Até o momento, não constatei danos. O material foi armazenado em condições normais de ambiente doméstico.
€
A correção de negativos mal-sucedidos (reforço, atenuação) ou a refixação e/ou lavagem de filmes processados de forma descuidada são, naturalmente, outra história.
€
Atenciosamente
€
tepe
Commander8x
Os negativos também podem ser reforçados com um revelador de selênio.
Sim, eu também sei disso.
O que eu realmente queria dizer é: um negativo devidamente exposto e revelado não precisa de tratamento posterior.
marga
Eu já sabia que o Selentoner intensificava o negativo.
O que eu queria saber, acima de tudo, era se os negativos já revelados podem — ou devem — ser "revelados novamente" mais tarde.
Nesse sentido, muito obrigada pelas vossas respostas numerosas e úteis!
€
Marga