Neutrino
Caros membros do fórum,
Descobri a fotografia analógica há apenas cerca de três anos. Tudo começou com duas antigas câmeras SLR (Yashica J5, Minolta SRT 101b) que minha avó me deu para vender no eBay. Mas a venda nunca aconteceu, porque em pouco tempo me “apaixonei” por essas câmeras e assim descobri o mundo da fotografia (analógica). Só começo a revelar meus próprios filmes há cerca de dois anos, embora tenha que admitir que, infelizmente, ainda não realizei tantas exposições quanto gostaria. Portanto, ainda posso ser considerado um iniciante. Ainda estou em busca dos filmes e reveladores que melhor atendam às minhas necessidades. Por esse motivo, ainda estou em uma fase de experimentação.
?
Em princípio, prefiro filmes e reveladores que ofereçam alta resolução e um grão muito fino (as exceções confirmam a regra). Por isso, também estou tentando me acostumar com o T-Max 100. Revelei meu primeiro T-Max 100 no Tetenal Ultrafin Plus. Não fiquei realmente satisfeito com o resultado. Grão relativamente grosso (em comparação com o Fuji Acros 100) e muita poeira “incrustada” no filme. Provavelmente o revelador não é o culpado pela poeira, mas não tive esse problema com outros filmes.
?
De qualquer forma, nunca me acostumei de verdade com o Ultrafin Plus (nem mesmo com outros filmes). Além disso, ele já acabou e agora não faz mais sentido testar esse revelador, já que foi descontinuado pela Tetenal e substituído pelo Ultrafin T-Plus, embora eu ache louvável, em princípio, que mesmo grandes empresas como a Tetenal ainda lancem novos produtos no mercado.
?
Bem, para resumir, gostaria de revelar o T-Max 100 em breve e gostaria de saber qual revelador vocês recomendariam. As opções são o Adox ADX e o Kodak X-Tol. Até agora, estou muito satisfeito com o ADX no formato médio (6x7). Ótima nitidez e, mesmo assim, grão razoavelmente fino. Ainda não experimentei o X-Tol, teria que prepará-lo primeiro. Com o ADX, tenho um pouco de receio de que ele fique com grão muito grosso no formato 35 mm e não aproveite totalmente a sensibilidade ISO. Até agora, tive a impressão de que a sensibilidade nominal não é realmente atingida e realizei a exposição do T-Max 100 em ISO 100.
?
Com o X-Tol, ainda não tenho nenhuma experiência. Além disso, surge a questão: concentrado, 1:1, 1:2 ou até mesmo uma diluição de 1:3. Muitos na internet juram que 1:2 ou mais é o ideal e dizem que a granulação não aumenta drasticamente, mas a nitidez aumenta bastante. Por outro lado, outros acham que o X-Tol tem a mesma nitidez na diluição 1:1, com um grão ainda mais fino. O que vocês acham?
?
Tem alguém aqui que já tenha experiência com os dois reveladores, talvez até com esse filme? Sei que posso receber opiniões subjetivas totalmente diferentes. Mas tudo bem, quero formar minha própria opinião a partir disso.
?
TiMo
Oi, Neutrino,
Não sei se adianta muito perguntar o que os outros acham de uma combinação de filme e revelador.
Você tem o ADX por aí. Por que não tira algumas fotos de teste (não precisa gastar um rolo inteiro) e coloca no ADX? Se gostar do resultado, sua busca já está resolvida.
€
Pessoalmente, gosto do T-Max 100 no Moersch Eco.
€
Saudações, Tim
sputnik
Ainda não tenho nenhuma experiência com o X-Tol. Além disso, surge a dúvida: usar puro, na proporção de 1:1, 1:2 ou até mesmo uma diluição de 1:3. Muitos na internet juram que 1:2 ou mais não aumenta drasticamente a granulação, mas a nitidez aumenta bastante. Por outro lado, outros acham que o X-Tol fica tão nítido quanto na diluição 1:1, mas com grãos ainda mais finos. O que vocês acham?
€
Sei que posso receber opiniões subjetivas totalmente diferentes. Mas tudo bem, quero formar minha própria opinião a partir disso.
€
€
Desculpa, mas não estou entendendo muito bem a abordagem.
Você leu na internet praticamente todas as afirmações contraditórias possíveis de usuários.
Agora você quer ouvir aqui a mesma coisa de novo, para formar sua própria opinião a partir disso.
Por que você não poupa a si mesmo e aos outros da repetição dessas opiniões subjetivas e forma IMEDIATAMENTE a sua própria a partir das informações já encontradas na internet?
Otto
O TMax100 dá ótimos resultados com o Xtol. Após um pré-aquecimento de 2 minutos (24 graus), utilizo a diluição 1+3 do Xtol a 24 graus (500 ml por filme). Tempo de revelação: 11 minutos; agitação: inclinar por 15 segundos, depois agitar vigorosamente 3 vezes a cada 30 segundos. Alcança-se 100 ASA. A fixação em dois banhos é altamente recomendada. Tempo de clarificação duplo no fixador 1, depois tempo de clarificação simples no fixador 2.
Boa sorte e cordiais saudações,
Otto!
ThomasPauly
Revelei o T-Max 100 no Foma Excel (1+2), um clone do X-Tol. Após uma avaliação visual de uma ampliação de 30x40 cm a partir do negativo de 35 mm, essa combinação produziu o resultado mais nítido e com grão mais fino que já obtive com um filme da classe 100 ASA até o momento. Não posso fazer uma comparação com o ADX. De qualquer forma, vale ressaltar que essa combinação de filme e revelador é aparentemente muito vantajosa (enquanto achei outro filme de cristal plano, o Foma 200, com o Excel, um tanto mediano nos pontos de avaliação mencionados). No que diz respeito à reprodução de tons, porém, o T-Max 100 não é o meu favorito; aqui, parece-me que o Delta 100 leva vantagem entre os filmes de cristal plano.
Atenciosamente,
tepe
Neutrino
@sputnik: Na verdade, já li bastante sobre o X-Tol e também consegui reunir muitas opiniões e avaliações. Foi por isso que acabei comprando esse revelador, pois o que li sobre ele me agradou bastante. No entanto, fica mais difícil encontrar opiniões e relatos de experiência que se refiram a uma combinação específica de filme e revelador. Por exemplo, no caso do T-Max 100 com ADX, até agora encontrei exatamente um post em que essa combinação é mencionada. Fica ainda mais difícil quando se trata das características da imagem que eu procuro (grão fino, alta resolução etc.). Além disso, acho que não vai ser tão ruim assim fazer uma pergunta de novo, mesmo que ela já tenha sido respondida em algum lugar nas vastas profundezas da internet. Se todo mundo só procurar e ninguém escrever, um dia a gente não vai mais encontrar nada. Agora, falando de forma bem exagerada. ;-)
?
?
@Tepee Otto: Muito obrigado por compartilharem suas experiências, já foi muito útil! :-) Já ouvi várias vezes que é preciso fixar os T-Max por um bom tempo, mas ainda não tinha ouvido falar do método de dois banhos. Qual é a vantagem disso em comparação com simplesmente deixar o filme mais tempo no fixador?
?
Desejo a todos um ótimo fim de semana!
TiMo
Qual é a vantagem disso em comparação com simplesmente deixar o filme mais tempo no fixador?
?
?
O segundo fixador está praticamente novo. O primeiro faz o trabalho principal. O segundo serve então como garantia de que tudo realmente ficou fixado, caso o primeiro não tenha sido mais forte o suficiente.
Quando o primeiro se esgota, o segundo passa a ser o primeiro e prepara-se um segundo novo.
ultra8
Revelo o TMax 100 em XTOL 1+3, por 16 minutos, seguindo o método de agitação da Kodak, a 20 °C, e estou bastante satisfeito com o resultado. Para saber mais sobre o XTOL, confira meu relato prático:
€
http://www.joerg-bergs.de/kodak-xtol-praxisbericht-in-dritter-auflage/
Bonderer
Só a prática leva à sabedoria. Experimente e depois decida o que gosta e o que não gosta, sem se perder em detalhes. No meu caso, uso quase exclusivamente o TriX e, de vez em quando, o HP5 ou o FP4, e apenas um revelador. E para alguém a quem eu revelo os filmes (fotógrafo de jornal), só uso TriX com revelação acelerada e RODINAL/ADONAL; ele adora isso. Depois, experimente os mais diversos reveladores e fique com aquele que mais lhe agrada. Leve em conta que também haverá resultados desastrosos, nos quais é melhor jogar o revelador fora logo em seguida; por isso, use a menor embalagem possível para testar. Isso já me aconteceu várias vezes, mas se não gosta, por que continuar revelando filmes com ele? Melhor jogar essa porcaria fora. Observe essa combinação de filme e revelador para ver se combina com o seu próprio estilo de fotografia e, se sim, ótimo. Mas isso você tem que descobrir por si mesmo, e nem todo revelador combina com todo filme. Aí só resta experimentar, experimentar e experimentar.