Rolf-Werner
Depois de revelar um Fomapan 400, o revelador saiu da lata de repente com uma cor verde-amarelada ou verde-azulada. Também havia bastante líquido no bico de parada.
Isso afeta o próximo filme? Tenho ainda um ADOX que queria revelar com ele.
Espero que haja alguém online aqui hoje :)
Rolf
Rolf-Werner
Agora que o filme está pendurado para secar: não há tinta no suporte, ficou bem revelado. Terá sido a fita adesiva? Ou será que a emulsão desbota assim? Não faço ideia.
Devo passar o ADOX por ele? Na verdade, não deve fazer mal nenhum...
pittyman
Olá, Rolf,
isso é totalmente normal; a cor vem da proteção contra reflexos. Cada filme tem uma cor diferente.
Pessoalmente, eu faço uma pré-lavagem em todos os meus filmes, o que faz com que a camada protetora desapareça em grande parte.
A pré-lavagem não é realmente necessária na maioria dos filmes, mas:
- eu sempre fiz assim, funciona bem e
- com isso, já se coloca o frasco de revelador na faixa de temperatura correta (colocar revelador a 20° em
um frasco frio a 15° dá mais trabalho do que a pré-lavagem a 20°?)
Voltando à sua pergunta:
A maioria dos usuários domésticos usa o revelador de filme apenas uma vez. A vantagem disso é que se trabalha sempre
com revelador fresco e, assim, os tempos de revelação são sempre os mesmos. Se você
quiser usar um revelador várias vezes (atenção, nem todo revelador é adequado para isso),
você precisa prolongar o tempo a cada processo de revelação adicional, pois o revelador
se esgota cada vez mais e todas as substâncias ficam menos ativas. Um esforço extra desnecessário,
na minha opinião, a menos que você revele filmes comercialmente e precise se esforçar para manter os
custos operacionais baixos.
Então, por que você se daria ao trabalho? Use a quantidade necessária, revele seus filmes e
depois despeje no ralo. Caso tenha preocupações com o impacto no esgoto, você também pode
usar reveladores ecologicamente corretos (por exemplo, XTOL).
Atenciosamente,
Dirk
Rolf-Werner
Tudo bem, então vou revelar mais esse rolo.
Desta vez usei uma solução D76 na proporção 1:1, e até o quarto rolo ele funcionou muito bem. De acordo com a ficha técnica, deveria dar para até 12 rolos, mas eu tinha 5. Isso depende da superfície em metros quadrados, não do número, e aí estou na segurança com 50% (se desconsiderarmos o oxigênio e coisas do tipo ao encher).
Antigamente, eu também costumava ter só 1 rolo e depois jogava fora o revelador; (quase) nunca tinha vários rolos. Mas, se for de acordo com os dados, pensei eu... e primeiro revelei 3 FP4, sem problema, depois o Fomapan 400, e agora ainda resta o ADOX. A propósito, o Foma ficou muito bom, bem denso e com detalhes nítidos, então o revelador ainda estava bom para isso.
Bom, agora vou colocar o ADOX no carretel e sumir um pouquinho no escuro :)
Rolf
HenningH
Extraído da ficha técnica da Kodak:
“Ao realizar a diluição do revelador D-76 na proporção de 1:1, dilua-o apenas imediatamente antes do uso e descarte-o após o revelamento. [...] A solução diluída não deve ser reutilizada nem reabastecida.
Você pode revelar um filme em rolo 135-36 (203 cm) em 473 ml ou dois filmes em rolo juntos em 946 ml de solução diluída. Se você revelar um filme 135-36 em um tanque de 237 ml ou dois filmes 135-36 em um tanque de 473 ml, aumente o tempo de revelação em 10% (consulte a tabela a seguir).”
Photux
Além disso, o D76 é tão barato que, na minha opinião, não vale a pena correr o risco de revelar um filme com defeito. Eu uso o D76 na proporção 1:1 como "solução padrão" e estou muito satisfeito com ele. Em uma garrafa cheia com Protectan, a solução dura muito mais tempo do que o indicado pela Kodak, por isso eu compro diretamente a embalagem de 3,8 litros.