Rolf-Werner
Boa noite,
Nunca usei um agente umectante antes, como faço para aplicá-lo? Ou melhor: como vocês aplicam? Quero revelar alguns filmes amanhã.
Qual a quantidade que devo usar? Quando coloco na lata? Preciso diluir antes?
Obrigado pelas dicas.
Rolf
michael-kielgmxnet
Olá, Rolf,
?
A diluição deve estar indicada na embalagem. Não é necessária uma concentração alta do agente umectante; bastam alguns mililitros por litro de solução. É importante que você use água destilada para preparar a solução; caso contrário, podem surgir manchas de calcário, mesmo com o agente umectante.
Não se deve colocá-lo na lata. Deve-se usar um recipiente separado para o tratamento dos filmes. Eu faço assim: depois da lavagem do filme, retiro o carretel com o filme da lata e coloco-o em um copo medidor. Em seguida, despejo o agente umectante. Espera um bom minuto e devolve o agente umectante ao recipiente de armazenamento. Em seguida, agito vigorosamente o carretel com o filme, para que uma parte do agente umectante aderido seja removida. Depois, pendura o filme para secar como de costume.
Por fim, enxáguo bem o carretel de filme com água morna. Isso é importante para que os resíduos do agente umectante não fiquem grudados.
Rolf-Werner
Ah, ótimo! Obrigado. Agora entendi.
Não, na embalagem só tem instruções de segurança, não há sugestões de uso. É o Adoflo para bebês. Talvez seja por isso, porque o frasco é muito pequeno.
Atenciosamente
Rolf
wosis123
De acordo com a loja FOTOIMPEX, também consta na mamadeira a diluição: 1+400
(
http://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/ADOX-baby-ADOFLO-50-ml.html)
Atenciosamente,
Hendrik
Sandra
Rolf, 1 ml para 500 ml de água destilada é correto. Mas eu recomendaria primeiro colocar a água em um recipiente, depois medir 1 ml do agente umectante com uma seringa pequena, adicionar à água — com cuidado para não formar espuma*! — e, em seguida, colocar o carretel junto com o tubo. Deixe agir por 1 a 2 minutos, retire com cuidado o carretel e o tubo, sacuda, pendure o filme em um local o mais livre possível de poeira e deixe secar em paz. Deixar durante a noite é bom.
(*A espuma também pode causar manchas)
Ah, sim, quanto à sua pergunta sobre quando usar o agente umectante: após a lavagem, como último banho.
Desejo-lhe muita diversão e sucesso! Conte-me como foi :)
Cumprimentos
Sandra
GleisNeun
Obrigado pelo tópico, Rolf-Werner! Foi assim que descobri a dica da água destilada. :)
Rolf-Werner
É verdade! Agora também estou vendo, está escrito bem na frente :)
Bem, eu estava meio na dúvida quanto ao manuseio, mas o Michael me deu algumas dicas boas. Quando a gente nunca usou algo assim...
Atenciosamente,
Rolf
Rolf-Werner
O que mais me ocorre agora: vocês passariam a pinça de borracha no filme antes de secar, ou seria melhor não usar o agente umectante?
Rolf
michael-kielgmxnet
Essa questão de retirar o filme é complicada: pode dar certo, mas não é garantido. Se a pinça não estiver 100% limpa, é fácil acabar fazendo arranhões no filme. Além disso, em filmes com emulsão muito macia quando molhada (por exemplo, os Efke), a emulsão pode ser danificada. Alguns usam os dedos em vez da pinça, o que parece ser mais seguro.
Considero a remoção desnecessária. Após um banho final com agente umectante, um filme normalmente seca sem deixar resíduos. Só podem surgir problemas se o agente umectante estiver muito concentrado ou se o filme secar em um ambiente com muita poeira. No último caso, porém, nem mesmo a remoção ajuda.
Rolf-Werner
Ok, então vou poupá-me disso. Na verdade, já tive algumas experiências com arranhões no passado. Com os dedos, a gente tem mais sensibilidade; se houver um grão de poeira preso ali, a gente sente na hora.
Mas, quanto ao agente umectante, vou experimentá-lo assim por enquanto, para ver como fica.
Atenciosamente,
Rolf
Morte
Só para complementar, e para mostrar mais uma vez que sempre há várias maneiras de fazer as coisas:
Eu uso ADOSTAB como agente umectante. Sigo uma dica que li uma vez, de que o agente umectante costuma ser usado em concentração um pouco alta demais (e acaba deixando manchas ou riscos — é o que acontece quando se usa detergente em excesso nos copos). Portanto, reduzo a quantidade de agente umectante em cerca de 25%. Embora use a água dura de Berlim (e não água destilada), consigo assim negativos sem riscos com regularidade, que seco na cabine de chuveiro, sem precisar secar com um pano. No entanto, antes de pendurar as bobinas de filme, retiro o excesso de água sacudindo vigorosamente a lata algumas vezes (na chuveira, caso contrário, ficam manchas avermelhadas), giro 180 graus e repito o processo. Outros usam uma centrífuga de salada para isso, mas eu não preciso. Uso meu método há anos sem problemas.
Rolf-Werner
Bom, terminei o primeiro filme, deu tudo certo. Mas agora me vem à cabeça uma dúvida sobre o agente umectante: não dá para reutilizar a solução? Seria uma pena jogar fora meio litro de água destilada depois de cada filme!
Vou guardar isso e aguardar as respostas de vocês.
Rolf
Rolf-Werner
Só como complemento, e para mostrar mais uma vez que sempre há várias maneiras de fazer as coisas:
Eu uso ADOSTAB como agente umectante. Sigo uma dica que li uma vez, de que o agente umectante costuma ser usado em concentração um pouco alta demais (e acaba deixando manchas ou riscos — é o que acontece quando se usa detergente em excesso em copos). Portanto, reduzo a quantidade de agente umectante em cerca de 25%. Embora use a água dura de Berlim (e não água destilada), consigo assim negativos sem riscos com regularidade, que seco na cabine de chuveiro, sem precisar secar com um pano. No entanto, eu retiro o excesso de água das bobinas de filme antes de pendurá-las, sacudindo a lata com força algumas vezes (na chuveira, caso contrário, ficam manchas avermelhadas), giro 180 graus e repito o processo. Outros usam uma centrífuga de salada para isso, mas eu não preciso. Uso meu método há anos sem problemas.
Ah, sim, a centrífuga de salada :) Vamos ver, talvez eu teste isso de novo, mas agora fiz basicamente como você descreve aqui, só que não bati com tanta força, apenas sacudi mais, mas também deu certo. O filme está pendurado tranquilamente...
Rolf
Morte
Também não estou falando de estender, mas sim de secar, ou seja, não é para jogar a coisa em qualquer lugar... ;) O importante é que haja o mínimo possível de água no filme ao pendurá-lo.
michael-kielgmxnet
Eu sempre uso meu agente umectante por cerca de um ano e nunca tive problemas com a validade ou algo do tipo.
No entanto, no meu caso, ainda é o bom e velho Agfa Agepon. Mas o agente umectante da ADOX provavelmente não deve diferir muito em termos de composição — afinal, além de alguns tensioativos, não tem muita coisa lá dentro.
Rolf-Werner
Também não estou falando de estender, mas sim de secar, ou seja, não é só jogar a coisa em qualquer lugar... ;) O importante é que haja o mínimo possível de água no filme ao pendurá-lo.
Ah, claro. Então, basicamente, já entendi isso direito :)
Rolf
Rolf-Werner
Eu sempre uso meu agente umectante por cerca de um ano e nunca tive problemas com a validade ou algo do tipo.
No entanto, no meu caso, ainda é o bom e velho Agfa Agepon. Mas o agente umectante da ADOX provavelmente não deve diferir muito em termos de composição — além de alguns tensioativos, não tem muita coisa lá.
Ainda tenho dois rolos para revelar, por isso guardei essa quantidade por enquanto. Não sei quando vou precisar de mais. Por isso, queria jogar fora o que sobrou. (Depois, preciso fazer as cópias...)
Obrigado pelo conselho!
Rolf