Rolf-Werner
Nas férias, comprei uma caixa Paterson com 3 carretéis e, depois de examinar o sistema com atenção, estou tentando agora enrolar um filme em rolo antigo e não cortado. Quando o filme está bem encaixado na trilha, ele é puxado de maneira maravilhosa pelas esferas. Acho isso genial, nunca tive nada tão sofisticado assim :-)
Mas colocar o filme no escuro, sem olhar: existe algum truque (além de ter jeito com as mãos) que eu não consiga descobrir? Tenho dificuldade em encaixar o início do filme exatamente na primeira trilha. Muitas vezes acaba que um lado fica na segunda ou terceira volta, e o outro lado na esferinha.
Ah, sim, mais uma coisa: o tubinho preto tem que ser colocado de forma que a parte mais larga fique na parte de baixo do tanque, entendi certo? E não importa o lado em que se encaixam os carretéis?
Obrigado por todas as dicas!
Rolf
Sandra
Oi, Rolf,
?
A minha espiral Paterson tem uma saliência perceptível no ponto onde se insere o filme, tipo uma pequena borda ou saliência. É difícil de descrever, talvez eu devesse simplesmente tirar uma foto e postar. Na verdade, isso funciona muito bem.
?
Você também corta os cantos do início do filme? Assim fica um pouco mais fácil de inserir.
?
(citação)Ah, sim, mais uma coisa: o tubinho preto tem que ser colocado de forma que a parte mais larga fique na parte de baixo do tanque, entendi certo? E não importa o lado em que se encaixam os carretéis nele? (/citação)
?
Sim, é exatamente assim.
?
Divirta-se com o aparelho!
?
Abraços,
Sandra?
Rolf-Werner
Oi, Sandra,
obrigada pelas dicas. Aquela história de cortar eu ainda me lembro dos tempos em que usava aquelas caixas mais rudimentares que eu tinha. Às vezes a gente se engana no escuro, e aí acabam saindo cantos bem enormes, o que não ajuda em nada...
Mas essa bobina com as esferas puxa o filme tão bem, mesmo com os cantos sem cortar, que eu preferiria evitar o trabalho de cortar. Esse também não é o problema principal aqui. O filme simplesmente quer se enrolar, e, ao fazer isso, a ponta costuma entrar um pouco mais. Quando não dá para ver, um dos lados pode facilmente avançar uma ou duas voltas no carretel. No escuro também não dá para sentir direito, é a minha impressão depois de algumas tentativas com os olhos fechados. Por isso a minha pergunta: será que o fabricante tem alguma dica sobre a melhor maneira de fazer isso?
Mas vou praticar um pouco mais. É claro que notei os cantos para enfiar o filme, dá para senti-los com os dedos também. Só que isso não adianta muito se, sem perceber, a gente segurar o carretel de lado no escuro.
Atenciosamente,
Rolf
Sandra
Olá, Rolf,
A única solução é praticar, praticar e praticar. Pego o carretel com a mão esquerda, colocando o indicador e o polegar em cada canto para garantir que estou no lugar certo, e, em seguida, pego o filme com a mão direita, novamente com o polegar e o indicador, e o deslizo para dentro; depois, o recebo com a mão esquerda e puxo-o alguns centímetros para dentro. Assim, ele fica no carretel correto. Quando isso estiver garantido, começo a girar as duas partes do carretel em sentidos opostos.
Vou te dar mais uma dica: caso, depois de alguns revelamentos, seus filmes não estejam mais enrolando tão bem, você pode “lubrificar” o carretel com um pouco de grafite (lápis de grafite – mas use bem pouca quantidade e passe-a com cuidado ao longo das espiras). Assim, ele volta a deslizar. Encontrei essa dica no site apug.
O filme e o carretel também precisam estar completamente secos. Eu sempre uso luvas de algodão, pois enrolo meus filmes dentro do saco de troca. Como minhas mãos suam rápido, especialmente no verão, é claro, e ninguém quer gordura ou impressões digitais no filme.
Espero que minhas dicas ajudem um pouco. A bobina Patterson é realmente boa. Uso a minha há uns bons 10 anos.
Atenciosamente, Sandra
Rolf-Werner
Olá, Sandra,
obrigada pelas dicas maravilhosas. Quando li sobre o lápis, não pude deixar de sorrir: agora sei por que os carretéis têm uma leve borda cinza nas espirais...
Para a lata, tenho três carretéis, mas só cabe um de filme em rolo. Por isso, guardo mais duas secas para os filmes seguintes. Até lá, a primeira já deve estar seca novamente.
Você sabe se vem com um tubo para molhar? Havia alguns tubos junto, um deles poderia servir, por isso a pergunta.
Atenciosamente
Rolf