marga
Olá a todos,
Recentemente, experimentei pela primeira vez o CMS 20 II como filme plano 4 x 5".
O revelamento foi feito em um tanque Combi Plan com o revelador ADOTECH II, o processo foi interrompido com ADOSTOP e fixado em Tetenal Superfix, seguindo o tempo e a diluição recomendados. Ao examinar os negativos ainda molhados, notei imediatamente um brilho oleoso no verso do suporte de todos os negativos, que permaneceu mesmo após o banho de HypoClear e quando secos.
Alguém tem alguma ideia de onde esse brilho pode vir e como se pode resolver isso?
Muito obrigada e um grande abraço,
Marga
pittyman
Olá, Marga,
?
Vou fazer uma pergunta meio boba... já que não ficou totalmente claro na sua postagem.
Parece que há algum tipo de brilho nos negativos secos, que parecem
brilhantes. Como é a textura do negativo? Seco ou brilhante?
?
Nunca tive negativos brilhantes/pegajosos depois de secos e tenho
dificuldade em imaginar isso. Já fez alguma cópia?
?
Dirk
marga
Olá, Dirk,
muito obrigado pelo seu contato.
Os negativos brilham ou refletem apenas em tintas a óleo, mas a superfície parece totalmente normal, ou seja, NÃO é pegajosa nem nada parecido.
Já fiz também cópias de contato, e elas ficaram perfeitas.
Mas esse brilho ainda não me deixa totalmente tranquila, e gostaria de saber como posso evitá-lo para os próximos revelamentos.
Atenciosamente,
Marga
pittyman
Olá, Marga,
Ainda não usei o CMS, então não posso dar uma opinião fundamentada. Pelo que você descreve, isso pode ser perfeitamente normal, ainda mais se
esse “brilho” não tiver nenhum efeito nas impressões. Você poderia perguntar diretamente ao nosso
gerente para esclarecer eventuais dúvidas.
Atenciosamente,
Dirk
michael-kielgmxnet
Imagino que seja um efeito semelhante aos anéis de Newton, conhecidos na digitalização, quando se coloca o negativo diretamente sobre o vidro.
A leve curvatura do filme gera tensões no material, que afetam a refração da luz, daí o brilho oleoso. Isso seria perfeitamente normal; na ampliação, esse efeito não deveria ocorrer.
marga
Olá,
muito obrigado pelas respostas de vocês!
@Michael: A princípio, isso me pareceu muito plausível, mas examinei o brilho novamente e constatei que ele não depende da incidência da luz nem do movimento do negativo. Ele permanece sempre igual, ou seja, está “fixo” na superfície do negativo, se é que vocês me entendem...
Por isso, entrei em contato diretamente com a FOTOIMPEX e recebi a informação adicional de que o CMS 20 é muito sensível à contaminação. Vou agora fazer um novo teste de revelação com um tanque extremamente bem limpo e água destilada.
Por enquanto é só isso
Atenciosamente,
Marga