Num dia, isto:
?
?
(...) nós ajustamos os parâmetros e reduzimos o endurecimento da emulsão, o que melhorou um pouco o preto máximo e proporcionou cerca de 1,5 gradações nas gradações altas.
?
?
Tudo o que foi produzido em 2013 voltou
, portanto
, à antiga gradação máxima
(...)
?
Atenciosamente,
?
Mirko
?
?
No outro dia, isto:
?
A gradação, porém, não mudou. A sensibilidade também não. Houve diferenças leves na filtragem nas gradações altas, percebidas por cerca de 5 pessoas no total, que variavam de acordo com o tempo de uso e que, de qualquer forma, teriam ocorrido com o avanço do tempo
(...)
?
Com todo o respeito, Mirko: quem é que consegue entender
isso?
O papel ficou, entretanto, 1,5 gradações mais suave, mas a gradação nunca mudou. Apenas a filtragem.
Então, para o grau 5, bastaria simplesmente colocar o filtro 6,5?
?
Mas o que me importa aqui não é uma gradação a mais ou a menos.
?
Trata-se da atitude de que ninguém percebe isso, exceto alguns esquisitos. Acho
isso totalmente errado.
Por que vocês anunciam então “a gradação mais alta do mercado”, se isso não importa e apenas 5 pessoas percebem?
Quando a ILFORD ou a FOMA alteram algo na emulsão e não comunicam nada, isso é naturalmente tão irritante quanto, mas elas também não estão aqui na Alemanha, ao virar da esquina, e não mantêm um fórum próprio, no qual postam histórias interessantes sobre a estrutura da manufatura, mas guardam para si as mudanças nos próprios produtos — que talvez fossem bem vantajosas para o profissional saber —, para não assustar os cavalos que poderiam estar trotando alegremente.
Isso me lembra um pouco a PW14. Parecia que, sob a marca ClassicArts e, mais tarde, ADOX, havia o dobro de problemas (tanto de emulsão quanto de defeitos de superfície) do que sob outros nomes.
Será que eles simplesmente vendiam alegremente para deixar os cavalos galoparem, enquanto outros já haviam puxado as rédeas há muito tempo?
A “declaração dos exatamente 5 homens” certamente permitiria tal suposição.
Seja como for.
Para MIM, de qualquer forma, um fabricante que comunica as mudanças teria definitivamente mais valor do que um que age segundo o método “ninguém vai notar mesmo”.
Assim, fica mais fácil aceitar algumas restrições aqui e ali, porque a gente se sente levado a sério.
Seria bom se essa perspectiva também se impusesse entre vocês.
É que eu não quero que minha expectativa pelo novo Polywarmtone seja estragada.