SayCheese
Boa noite,
Desculpem, a pergunta pode parecer um pouco desajeitada, mas é assim mesmo quando se aprende tudo apenas lendo. Já trabalho há algum tempo em câmaras escuras comunitárias e percebo que muitos — ou todos — deixam suas cópias no revelador até que não haja mais nenhuma mudança visível. Isso pode chegar ao ponto de eles simplesmente deixarem as fotos na cuba de revelação por uma eternidade, até a próxima cópia chegar.
Eu, por outro lado, sempre segui rigorosamente as instruções da ficha técnica e transferi o papel para o banho de parada com precisão de segundos. Se, no tempo determinado, não aparecesse mais um preto adequado, eu preparava um novo revelador.
O que é o certo? Estou desperdiçando produtos químicos? Claro, os outros também conseguem fotos bonitas, mas a maioria das pessoas nessas câmaras escuras prefere uma estética mais LoFi, enquanto eu, por outro lado, quero um preto profundo, detalhes nas sombras e resultados reproduzíveis. Por isso, é difícil comparar. Há desvantagens em deixar minhas fotos revelando por mais tempo até que o preto total apareça?
Muito obrigado e um grande abraço, K.
Wolf_XL
...O papel fotográfico é revelado — ponto final...
Isso significa que ele deve permanecer no revelador até que realmente não haja mais nenhuma reação. No entanto, esse momento é praticamente impossível de prever — depende de muitos fatores — como, por exemplo, do grau de saturação do revelador, da temperatura, do próprio papel fotográfico e, e, e...? Portanto, ficar ao lado do revelador com um cronômetro e retirar o papel exatamente após x segundos certamente não é a maneira correta...
Renate
Com a luz vermelha comum, não dá para avaliar quando um papel está “corretamente” revelado. Os olhos não são capazes disso. Portanto, resta apenas um método com o cronômetro. Se as imagens ficarem tempo demais no revelador, chega-se à chamada “zona de sofrimento”. Todas as densidades aumentam uniformemente. A imagem, portanto, apenas fica cinza. A melhor maneira de testar onde fica a fronteira entre o tempo de revelação ideal e a “zona de sofrimento” é usando uma escala de cinza e um cronômetro.
O ideal é a revelação pelo método do fator. Nesse método, determina-se o tempo de revelação ideal para uma combinação de papel e revelador e o tempo até o aparecimento dos primeiros traços da imagem. Isso é feito com revelador novo. A partir disso, calcula-se um fator. Depois, durante o revelamento, determina-se sempre o tempo para o aparecimento dos primeiros traços da imagem e multiplica-se esse tempo pelo fator. Assim, sabe-se o tempo de revelação ideal também para o revelador usado.
Atenciosamente,
Renate
Wolf_XL
...bem, só conheço essa "tortura" com o papel barita — aí costuma-se esfregar com o dedinho para extrair até a última gota de preto —, mas, no caso dos papéis PE com substâncias reveladoras incorporadas, essa "tortura" provavelmente seria um esforço em vão...
SayCheese
Agradeço sinceramente a vocês dois pelas respostas. Então, já posso tirar a seguinte conclusão: enquanto ainda houver mudanças visíveis nas sombras, a foto ainda não está totalmente revelada e deve permanecer no revelador. Certo? Pensando bem, na verdade, na câmara escura eu sempre tive dificuldade em conseguir um preto verdadeiro. Essa poderia ser a explicação: eu simplesmente não revelava as fotos até o fim, mas sempre parava antes da hora.
@Renate: No entanto, ainda não sei por quanto tempo devo realmente revelar, pois não quero de jeito nenhum que as luzes fiquem cinzentas se o tempo de revelação for muito longo. Mas não pode ser tão complicado assim; o tema do tempo de revelação de positivos não aparece em grande extensão em nenhum dos meus livros. Acho que a zona crítica só começa bem depois do aumento ainda perceptível na densidade, certo?
K.
CommodoreMan
Leva muito tempo até que o papel fique realmente sobre-revelado.
É muito menos crítico do que com o filme.
Vou colocar assim: de acordo com a ficha técnica do meu revelador, o papel deveria ficar revelado em cerca de um minuto. Normalmente, deixo-o lá por 2 minutos.
Em uma comparação com uma cópia, não consegui perceber nenhuma diferença, mesmo com um tempo de três minutos.
Atenciosamente, C-Man
Urnes
Se o laboratório estiver um pouco frio, você pode medir a temperatura do revelador de vez em quando. Se ela cair demais, o tempo de revelação aumenta.
Atenciosamente, Sven.
Xenar
Olá,
Eu sempre revelo por “4 a 6 vezes o tempo de exposição”. Com a exposição correta e revelador não esgotado, não deve acontecer mais nada depois disso. No caso do PE, aí já é o fim da linha.
No caso extremo, deixo o papel baritado no revelador por no máximo três minutos, para que o feltro do papel não absorva demais. Afinal, tudo precisa ser removido ou neutralizado. Pela minha experiência, o papel baritado também pode ficar totalmente preto se for deixado no revelador por muito tempo.
Atenciosamente
Rolf-Werner
Coloco o papel no revelador e, em seguida, ligo o cronômetro. De vez em quando, levanto um pouco a tampa para que o líquido balance de um lado para o outro. Após 2 minutos, o cronômetro apita, e então deixo escorrer. No final, o tempo fica entre 2:15 e 2:30.
€
Mas não importa se demora um pouco mais; para mim, isso é igualmente “controlável” tanto com PE quanto com barita. Afinal, é preciso se ajustar a um tempo definitivo, caso contrário, as variáveis se tornam cada vez mais numerosas (exposição, filtragem de contraste, tempo de revelação, temperatura...). Em dois minutos, para mim, não aparece mais nada de concreto e, se aparecer, é algo indesejado. Prefiro ajustar a exposição, pois é mais fácil de controlar.
€
Atenciosamente,
Rolf
Magirus
Rolf, minha esposa também costuma abastecer por 20 euros...
Desculpa se pareço um pouco informal
Há muitos fatores que se combinam nas pessoas
e em suas possibilidades de revelação.
Acho que não dá para simplificar assim.
No curso com o Uwe Pilz, aprendi que o tempo
para a primeira faixa da imagem é um bom indicador.
Esse tempo é multiplicado por 6 e, então, o revelamento fica sempre igual.
Os fatores: temperatura, concentração do revelador, idade/consumo,
as características do papel e…… são equilibrados.
Antes eu também trabalhava sempre a olho nu... os resultados agora são melhores.
Atenciosamente, Bernd
TR
Olá, em algum momento vai aparecer um véu. Considero que o método do fator mencionado é o mais adequado. Se o preto máximo não for alcançado, significa que o papel foi exposto por tempo insuficiente e/ou que o revelador está esgotado. No caso do meu papel Fomabrom (bárite), ele precisa ser revelado por cerca de 3 minutos (tempo de formação da imagem de cerca de 30 segundos), se meu revelador novo estiver na proporção de 1+7. Com o Fomaspeed e outros “papéis Speed”, o processo é muito mais rápido. Se o revelador for preparado com uma concentração ainda maior, o tempo de formação da imagem diminui. Pois 30 segundos de tempo de formação da imagem ou um tempo de revelação de 3 minutos não são um problema para uma cópia final. No entanto, com todos os pedaços de teste que é preciso fazer antes, isso é irritante.
?
Apenas para complementar: se uma cópia com pretos profundos apresentar luzes cinzentas nas sombras (papel e produtos químicos novos), então a gradação está simplesmente muito plana (use um papel mais duro ou, no caso de multigrade, um filtro diferente [isso ocorre com frequência; revele os próximos filmes por mais tempo]). As sombras são controladas no processo positivo com o tempo de exposição, e as luzes com a gradação.
?
>>nesse caso, costuma-se esfregar com o dedinho para extrair até a última gota de preto
Considero isso uma anedota engraçada. Não acredito que algo assim seja feito “de boa vontade” ou com frequência. Na verdade, praticamente nada acontece com o papel nesse processo. E sob luz vermelha isso também não dá para ver.
SayCheese
Mais uma vez, muito obrigado a todos, vocês me ajudaram muito.
K
KlausWehner
O seguinte teste pode ajudar a esclarecer a situação:
?
Realize uma exposição máxima no papel fotográfico (por exemplo, expondo-o brevemente à luz do dia).
Corte o papel em 6 partes e numere-as no verso.
Em seguida, coloque todos os pedaços de papel simultaneamente no revelador, meça o tempo de revelação e revele por 90 segundos.
Após 90 segundos, retire o papel nº 1 do revelador, pare o cronômetro e fixe-o.
Em seguida, a cada 30 segundos, retire mais um papel da bandeja e fixe-o (respeite a ordem).
?
Após a secagem, avalie sob boas condições de iluminação a partir de qual tempo de revelação a intensidade do preto deixa de aumentar.
A partir do tempo de traço da imagem medido e do tempo de revelação ideal, é possível calcular um fator.
?
Seguindo o mesmo princípio, é possível determinar, com papel não exposto, a partir de qual tempo de revelação o véu aumenta.
?
Atenciosamente,
Klaus
mattes
Demais não adianta muito, mas geralmente também não faz mal.
Pela minha experiência, é mais provável que o papel fique um pouco mais revelado do que o necessário. No entanto, é importante manter o tempo de revelação constante.