AndreasJung
Olá, fotógrafos,
Alguém já tem experiência com o filme CHS 100 II no formato 4 x 5 ou maior e poderia me ajudar a dar os primeiros passos?
No momento, estou testando o T Max 100 e o Acurol no sistema de zonas.
Agradeço todas as informações
Andreas
KlausWehner
Oi, Andreas,
Sim, estou testando o CHS 100 II neste momento — embora, inicialmente, principalmente para uso como filme diapositivo em preto e branco no meu processo de revelação reversa. O filme parece ser muito versátil. A qualidade é convincente.
Espero poder apresentar os primeiros resultados no fineartforum em novembro de 2013 — talvez alguns diapositivos em preto e branco de 4x5 polegadas. Infelizmente, tenho pouco tempo para fotografar.
Se você tiver perguntas específicas, ficarei feliz em tentar responder. No momento, não tenho tempo para escrever um relato detalhado da experiência.
Até o fineartforum, estou mais do que ocupado!
www.fineartforum.info
Atenciosamente
Klaus
AndreasJung
Olá, Klaus,
obrigado pela sua resposta — sim, tempo é a palavra-chave; não vou conseguir testar o filme novamente agora — e vou continuar com a combinação que já testei para 4x5: T max 100 / Acurol.
Se alguém tiver alguma experiência com o novo CHS, ficaria muito grato por qualquer informação e, com base nisso, testarei o filme no sistema de zonas. Mas também não vou conseguir fazer isso antes da primavera de 2014.
E OBRIGADO pelo link para o Fineartforum — ÓTIMO — infelizmente não tenho tempo neste fim de semana, mas acho o evento interessante em todos os aspectos. Vamos ver se consigo liberar o fim de semana.
Atenciosamente,
Andi Jung
https://www.facebook.com/AndiJungPhotography
www.andi-jung.com
KlausWehner
Oi, Andreas,
?
Já realizei a exposição de 50 folhas de filme plano CHS 100 II 4x5 — agora estou esperando as próximas 100 folhas.
O que percebi é que o filme reage de forma bem diferente a cada revelador.
Nesse sentido, acho que ele vai se adequar bem ao sistema de zonas. (Mas ainda não testei).
?
O revelador de zonas clássico é certamente o D-76.
Pessoalmente, eu o preferiria para esse fim. Ele foi bem testado, tem boas características de uso, é fácil de encontrar e também terá disponibilidade a longo prazo.
?
Os reveladores à base de paraminofenol às vezes me parecem funcionar de forma um pouco “indiferenciada”.
?
Minha dica: experimenta o filme uma vez.
Ele já tem características interessantes. Você não precisa testá-lo completamente logo de cara.
Com um revelador padrão bem comprovado (D-76 ou, eventualmente, A 49), você obterá rapidamente e sem problemas os primeiros resultados ricos em tons.
?
Talvez nos encontremos no fineartforum?
É tudo uma questão de prioridades :-)
?
Atenciosamente,
Klaus
Olivinyl
…
Às vezes, parece-me que os reveladores à base de paraminofenol funcionam de forma um pouco “indiferenciada”.
…
Atenciosamente,
Klaus
…
Olá a todos,
…
Quais reveladores são reveladores de paraminofenol?
…
RODINAL / ADONAL é um deles, ou estou errado?
O que você entende por “indiferenciado” em comparação com outros reveladores?
Ainda não testei o filme (seria o formato KB)
…
Atenciosamente, Oliver
KlausWehner
O revelador clássico à base de para-aminofenol é o RODINAL.
Ele é amplamente utilizado e popular devido à sua facilidade de manuseio.
No entanto, a meu ver (!), ele não produz tons de cinza tão “bonitos” e “suaves”.
(Pelo que sei, o revelador do Andreas também é à base de para-aminofenol).
Os reveladores que se destinam ao sistema de zonas devem cumprir várias condições.
Para isso, eu sempre utilizaria reveladores comprovados e bem documentados.
O D-76 é o clássico nesse sentido.
No fineartforum, poderão ser vistas imagens que apresentam tons de cinza “bonitos” e “suaves” — na minha opinião.
Quem vier a Paderborn pode me abordar sobre isso — então eu poderia falar um pouco mais sobre o assunto.
Atenciosamente,
Klaus
Olivinyl
...Estarei em Paderborn no sábado, 2 de novembro de 2013.
Lá, vou me deixar surpreender, aprender, convencer e esclarecer...
€
Abraços, Oliver?
piu58
> Não são tão “bonitos” nem “redondos”? Os tons de cinza.
€
Isso se deve ao fato de ser um revelador de nitidez. Ele realça os grãos, tornando-os mais visíveis. Medições mostram que os grãos não são significativamente mais grossos do que em outros reveladores, mas sim a nitidez.
€
Em MF e, mais ainda, em GF, isso tem menor importância; com ele, também são possíveis belos tons de cinza. Levarei exemplos para o faf.
KlausWehner
Ótimo!
Estou ansioso por nossa troca de ideias.
Gostaria muito de me preparar melhor sobre o assunto, mas não tenho tempo para isso.
Atenciosamente,
Klaus
KlausWehner
Finalmente consegui!
Os três primeiros diapositivos em preto e branco de 4x5 polegadas tirados com o ADOX CHS 100 II já estão prontos. Revelados usando meu “processo de inversão segundo Wehner”
Vou exibi-las nos dias 2 e 3 de novembro no fineartforum.
Além disso, está programado para o domingo, 3 de novembro de 2013, um evento inteiro sobre o tema "Diapositivos em preto e branco".
Haverá projeção de diapositivos KB (Sivermax), informações atualizadas e a oportunidade de esclarecer dúvidas.
www.fineartforum.info
(Por favor, verifiquem novamente a programação – houve pequenas alterações).
Cordiais saudações de Paderborn
Klaus