JohnSaves
Talvez seja uma pergunta boba para um fórum de fotografia analógica, mas, de certa forma, ela se encaixa bem aqui:
?
Estou procurando recomendações de fornecedores para cópias de fotos digitais em preto e branco.
Eu fotografo em analógico e revelo eu mesmo. Exclusivamente em preto e branco. Depois, digitalizo os negativos; no momento, não tenho espaço nem tempo para usar um ampliador.
Encomendo as cópias das digitalizações online. No entanto, tive experiências realmente ruins com fotos em preto e branco nos grandes fornecedores (Pixum etc.) (artefatos, imagens desbotadas...).
?
Alguém pode recomendar um fornecedor? Muito obrigado!
Urnes
Com a Fuji, você consegue trabalhar de forma bastante profissional
http://www.fujifilm-fotoservicepro.eu; lá você obtém o resultado exatamente como deseja, desde que não tenha cometido erros. Também existem a Whitewall e a saal-digital, mas, pessoalmente, ainda não as experimentei.
Se quiser algo mais econômico, pode experimentar a Photodose. É lá que eu mando revelar minhas impressões 40x50 para uso doméstico.
O importante é que o arquivo tenha resolução suficiente, ou seja, de preferência pelo menos 250, melhor ainda 300 dpi no formato final, e, se possível, configurado em tons de cinza e em jpg com o nível de qualidade mais alto. No software de pedidos, desative sempre a opção de melhoria automática.
Atenciosamente, Sven.
klausentreiben
[quote="Urnes"] ...
O importante é que o arquivo tenha resolução suficiente, ou seja, de preferência pelo menos 250, melhor ainda 300 dpi no formato final, e, se possível, configurado em tons de cinza e salvo como JPG na qualidade máxima. No software de pedidos, desative sempre a opção de otimização automática.
Atenciosamente, Sven.[/quote]
Dpi é sempre por polegada, como isso se aplica ao “formato final”?
Configurado em tons de cinza, isso significa que não é uma digitalização colorida, mas sim em preto e branco?
Há algo a se observar ao salvar uma imagem digital direta para posterior ampliação analógica?
Urnes
Se a cópia tiver o tamanho de 20 x 25 cm (8×10") e a impressora exigir 300 dpi, o arquivo deve ter, no mínimo, 2400 x 3000 pixels.
Você também pode salvar o arquivo em preto e branco com informações RGB. Isso é útil se você quiser fazer a gradação digital das imagens. Para preto e branco puro, deve-se fornecer tons de cinza ao prestador de serviços, para que não ocorram acidentalmente distorções de cor.
Como impressão ou como internegativo? Na verdade, não importa, sempre a máxima qualidade possível. Ou seja, algo como TIF de 16 bits no modo RGB.
Atenciosamente, Sven.
JohnSaves
Desde já, obrigado pelas dicas!
Minhas digitalizações têm 6000x4000 ou 10000x4000 (xpan) em 48 bits, o que é suficiente. Na verdade, estou pensando em pequenas cópias, bem clássicas, para o álbum de fotos. Todos esses serviços de impressão de alta qualidade (Whitewall etc.) são muito caros para isso...
grommi
Até há pouco tempo, a Rossmann fazia isso com excelente qualidade e a preços de laboratório grande, em papel Kodak Royal, inclusive na versão fosca. Sempre ficou ótimo, tanto em cores quanto em preto e branco. Desde que mudaram para o papel Fuji, não estou mais satisfeito. A DM, em formatos menores, só faz em alto brilho, e eu não gosto nada disso.
€
Agora estou procurando novamente um prestador de serviços que faça isso a preços “normais” em papel Kodak Royal fosco.
Wolf_XL
Então eu digitalizo os negativos; no momento, não tenho espaço nem tempo para usar um ampliador.
?
?
...sim, claro — mas existem fornecedores que têm espaço para ampliadores analógicos e também oferecem esse serviço... Não entendo o sentido do seu raciocínio — se eu fotografo analógico, mas depois continuo o trabalho digitalmente — então eu poderia simplesmente fotografar digitalmente... Por que você não manda seus negativos para um laboratório que os revele analógico???
Urnes
Um motivo poderia ser: “Não tenho espaço na minha sala para um ampliador 8x10 e posso pagar os 70 euros por uma impressão?”
Essa seria apenas uma explicação. Para o processamento híbrido, há ainda mais argumentos a favor. Além disso, existem diferenças bem visíveis entre impressões puramente digitais e aquelas baseadas em material analógico.
Em princípio, também se poderia perguntar por que alguém deveria usar um CMS 20 se as cópias são tão “suaves” quanto as imagens digitais.
Atenciosamente, Sven.
ultra8
Para cópias em SW, experimente este fornecedor: um pequeno laboratório especializado em revelação analógica a um bom preço:
€
https://www.meinfilmlab.de/prints/
PeterVolkmar
A propósito, o administrador deste fórum também oferece ampliações analógicas de negativos...
Gast
Tenho mais uma dica: Flash Foto München. Eles oferecem um serviço de primeira classe e trabalham com muito profissionalismo, a preços bem acessíveis.
http://flash-fotolabor-muenchen.de/fotolabor-muenchen/?page_id=30
mattes
Experimentei vários fornecedores e seus serviços.
Todos receberam o mesmo arquivo; optei pela cópia de menor tamanho.
Isso incluiu desde a impressão em papel fotográfico baritado, passando pelo papel fotográfico comum, até a impressão de alta qualidade em papel baritado. Enviei os arquivos para a Saal e a WhiteWall. Digitalizei o negativo Fujiarco 6x6 e encomendei fotos no formato 18x18 cm.
Primeiro, vale ressaltar: todas as fotos ficaram impecáveis, ou seja, sem distorções de cor.
A WhiteWall oferece tudo, ou seja, impressão em “papel nobre” e revelação em PE P&B, papel colorido e papel baritado.
A Saal limita-se às impressões e à revelação padrão em papel fotográfico.
Pelo que me lembro, ambos os fornecedores utilizam Fuji Crystal para a revelação colorida.
Os resultados do papel fotográfico baritado e do papel fotográfico P&B da WhiteWall foram, para mim, um pouco suaves demais, beirando o sem graça.
As revelações e as impressões em material colorido foram praticamente idênticas, embora os resultados da Saal me tenham parecido um pouco mais vivos. As impressões em papel baritado foram muito boas em ambos os fornecedores, mas, também aqui, a versão da Saal foi a que mais me agradou.
Conclusão: consigo produzir uma cópia em papel fotográfico SW de qualidade significativamente melhor por conta própria. O papel fotográfico não é a medida de todas as coisas.
Para atingir a qualidade da cópia da Saal, preciso me esforçar bastante.
Impressão ou revelação: aqui, tudo depende do arquivo. Ou seja, a cópia será tão boa quanto a digitalização e o processamento final.
É aí que estão os limites desse sistema. É preciso um scanner muito bom. Scanners como o Epson 4990 são o mínimo necessário. Com ele, conseguem-se digitalizações bastante decentes a partir do formato médio, mas é preciso verificá-las cuidadosamente e, na maioria das vezes, fazer uma remoção de manchas trabalhosa.
A vantagem desse procedimento é, naturalmente, a facilidade de reprodução. Isso é interessante para tiragens menores. É possível mandar produzir as cópias individualmente em diferentes tamanhos, conforme a necessidade.
Apresentei as impressões em uma exposição junto com cópias baríticas produzidas de forma convencional. Nenhum dos espectadores conseguiu distinguir a impressão da cópia fotográfica. A maioria dos espectadores considerou a impressão ligeiramente melhor.
Matthias
RalfMichael
Olá, John,
Embora seja uma postagem antiga, acabei de ler agora. Eu recomendaria a Photo Studio 13 em Leinfelden-Echterdingen (www.photostudio13.de); eles também revelam e você pode enviar os negativos por correio. Por conveniência, às vezes entrego filmes em rolo de 120 no DM Markt, que são revelados na Cewe; o resultado não é ruim, mas com o mesmo negativo, a ampliação no Photo Studio 13 fica bem melhor e com mais nitidez.
Atenciosamente, Ralf