TR
Olá, pessoal,
€
A Tetenal já fabricava o chamado “verniz de cobertura”. Deve ter sido uma substância espessa, com a qual aparentemente era possível “mascarar” certas áreas do material fotográfico usando um pincel, para, por exemplo, aplicar o revelador de desbotamento sem que ele escorresse para áreas indesejadas.
É isso que estou procurando.
Aparentemente, o produto da Tetenal não existe mais. Será que não haveria algo mais adequado para isso? A superfície que eu cobriria com ele seria a de papel baritado ainda úmido. Após o processamento, seria preciso poder retirar o produto. Alguém tem alguma dica a esse respeito? Certamente deve haver algo, não é? — talvez até no supermercado ou na farmácia.
AchimBauer
Olá, Thomas,
Talvez em lojas de materiais para artistas; acho que quem usa aerógrafo também costuma usar algo assim de vez em quando. Também pode ser que encontre algo parecido em lojas de produtos para galvanoplastia ou em lojas de eletrônicos que vendem placas de circuito impresso. Mas não sei se funciona com papel baritado, ainda mais quando ele está molhado.
€
Atenciosamente, Achim
TR
Oi, Achim, essa dica sobre os materiais de arte é ótima — por aqui temos até uma loja. Vou dar uma passada lá. Mas, na verdade, eu preferiria usar remédios caseiros simples. Será que dá certo com um chiclete bem mastigado? Vou tentar testar.
Renate
Olá,
Na área de eletrônica, não há nada adequado. Os materiais usados para proteger o cobre durante a gravação precisam ser removidos com um solvente e muita fricção.
Atenciosamente,
Renate
TiMo
Olá, Thomas,
procura por “Mr Hobby Mr Masking Sol”
ou algo parecido
Atenciosamente, Tim
TR
Ah, esse “Masking Sol” seria exatamente o que eu preciso. Vou experimentar! Obrigado.
sputnik
Por que complicar, se dá para simplificar? Compre diretamente aqui com o anfitrião.
http://www.fotoimpex.de/shop/retusche/diaphoto-abziehfilm-rot-60ml.html
TR
Ah, ótimo. Obrigado!