Rolf-Werner
Isso é um pouco uma questão de crença, mas mesmo assim:
?
Gostaria de retomar meu laboratório fotográfico; faz muitos anos que não faço nada, e agora me pergunto se ainda existe a discussão sobre se vale a pena ou não revelar as fotos por conta própria. (Se a gente quiser técnicas especiais como revelação push, 1+n ou algo do tipo, aí é claro que tem que fazer sozinho...)
?
“Naquela época”, havia a opinião de que, no laboratório, os filmes passavam por um banho de revelação padronizado e não se tinha controle sobre a idade dos produtos químicos. Mas também havia quem dissesse que, se se tivesse um laboratório decente, eles controlavam os produtos químicos com cuidado e se tinha, pelo menos, um revelamento normal tecnicamente impecável, exatamente de acordo com as especificações do fabricante.
?
Minhas próprias experiências com o revelamento caseiro não foram muito boas; tive dificuldade em manter as temperaturas e garantir que os negativos não ficassem empoeirados ou arranhados. Por isso, acabei sempre levando os filmes ao laboratório e não tive experiências realmente ruins com isso.
?
O que vocês acham disso hoje em dia? Obrigado pelas opiniões...
?
Rolf
?
pittyman
Olá, Rolf,
?
Você está se referindo ao revelamento de filmes em preto e branco, negativos coloridos ou diapositivos?
Se você está falando de preto e branco, minha opinião é a favor do revelamento caseiro.
?
Por um lado, os custos são bem mais baixos. Desde que o processo seja sempre o mesmo,
é relativamente fácil conseguir que os filmes fiquem bem revelados, sem arranhões e sem poeira.
Quanto Eu mantenho as temperaturas em mais ou menos 1-2 graus Celsius, o que é suficiente para as minhas
exigências — ou seja, não é nada de outro mundo. Eu já trabalhei em um laboratório
e lá ninguém mexia nos produtos químicos de propósito. Todos os filmes em preto e branco
eram revelados em HC-110 em rotação e o tempo era uma questão de experiência. A fixação e
a lavagem estavam basicamente ok, mas enfim... Eu mesmo não sou super
meticuloso, mas meu processamento é, mesmo assim, mais cuidadoso do que naquele laboratório. Tempo
custa dinheiro e ninguém paga 10 euros por um revelamento de filme. Encontrei
nas minhas pastas filmes de 5 anos atrás, que foram revelados no laboratório
e tive que refixá-los agora, pois já tinham um tom amarelado
— ou seja: não foram fixados corretamente.?
?
Conclusão: faça você mesmo e você terá tudo sob seu controle. Nesse sentido,
se o dinheiro não for um problema e você encontrar um laboratório de confiança, você pode
economizar esse trabalho chato, é claro. Existem atividades realmente mais interessantes
do que revelar 50 filmes.
?
Divirta-se com sua nova Duka
Dirl
Rolf-Werner
Obrigado pelo incentivo!
€
Sim, estou falando de rolos negativos.
€
Como é que fica quando se manda os filmes para um grande laboratório, tipo Cewe, Orwo ou algo assim? Eles ainda são tão ruins quanto a fama que tinham há 10, 20 anos?
€
Rolf
Neutrino
Recomendo que você volte a cuidar do revelamento por conta própria. Só comecei a me interessar por fotografia, especialmente pela fotografia analógica, há cerca de três anos. Infelizmente, muitas vezes tive experiências bastante ruins no que diz respeito ao revelamento em laboratórios fotográficos, e é importante ressaltar que sempre entreguei meus rolos em lojas de fotografia diferentes e, na maioria das vezes, apenas em estabelecimentos de renome. Os resultados variaram bastante: às vezes ficava bom, outras vezes o resultado era desastroso (grãos grossos, manchas, arranhões etc.). Isso vale também para os filmes coloridos, por isso estou cada vez mais optando pelo revelamento caseiro. Já faz algum tempo que só revelo preto e branco por conta própria. O risco é simplesmente alto demais para mim e, além disso, você tem muito mais liberdade.
Na verdade, o revelamento caseiro tem quase só vantagens:
.) Preço. O revelamento em preto e branco custa, em muitos laboratórios, já 6,50 € ou mais. Com o revelamento caseiro, fica-se bem abaixo desse valor.
.) Liberdade. Você pode escolher o revelador que melhor se adapta ao efeito de imagem desejado.
.) Revelação pull e forçada à sua escolha. No laboratório fotográfico, geralmente é cobrada uma taxa adicional de 100%. Aí já chegamos a €13,00!!!
.) Em muitos casos, economia de tempo. Não há deslocamentos nem tempo de espera pelo filme.
.) O último e mais importante ponto, porém, é que ninguém pode “estragar” seus filmes. Se o trabalho for feito com cuidado, não haverá arranhões, manchas, impressões digitais ou qualquer outra coisa. Quando sai do laboratório, a gente fica na ansiedade se tudo deu certo. E se algo der errado, pelo menos não dá pra ficar com raiva de ninguém.
Quais foram exatamente os problemas que você teve com a temperatura?
Depois de muito esforço com poeira e afins, acho que finalmente encontrei meu jeito: Depois da lavagem final, não uso nenhum agente umectante, mas lavo o filme em água destilada ou desmineralizada três vezes. Assim, nunca tive manchas. Depois, tiro o filme da lata e o penduro no banheiro. Antes, eu simplesmente deixava ele pendurado encharcado, mas às vezes tinha que lidar com poeira incrustada. Agora, sempre passo o filme pelos meus dedos bem limpos para remover o excesso de água e, assim, acelerar a secagem. Com isso, também consegui resolver o problema da poeira. Desde então, na verdade, não tive mais problemas. Até agora, só tive arranhões quando algo deu errado ao enrolar o filme, mas fora isso, nunca.
hambo
Não posso deixar de concordar com os comentários anteriores: é preferível revelar filmes em preto e branco por conta própria.
€
Mesmo que a proporção de filmes em preto e branco seja hoje muito reduzida, um grande laboratório ainda opera uma máquina de revelação em suspensão, que permite revelar filmes com tempos de exposição diferentes. Portanto, faz-se uma pré-seleção e a revelação é feita de acordo com ela. No entanto, isso é feito apenas com um revelador padrão, como o Ilford ID 11, o Kodak D-76 ou o Agfa Refinal. No processamento em massa, o importante não é tanto o negativo perfeito, mas sim um grande número de negativos copiáveis, pois é com as cópias que se ganha dinheiro.
€
Se você mesmo fizer isso, terá todas as possibilidades de usar reveladores de acordo com seu gosto e necessidade. Manter a temperatura de 20 °C não deve ser tão difícil assim. Ou você quer trabalhar em uma sauna ou em um porão gelado?
AchimBauer
Olá, Rolf-Werner,
?
Eu mesmo voltei a me dedicar a isso há algum tempo, depois de uma longa ausência do laboratório, e devo dizer que revelar filmes é como andar de bicicleta: a gente nunca esquece. Quanto à questão de laboratório ou revelação caseira, eu costumava frequentar uma loja de fotografia de uma senhora mais velha e seu irmão mais novo, que também cuidava do laboratório, e ele sempre dizia: “Papel preto e branco a gente tem que revelar em casa, não dá pra mandar pra fora, senão não fica bom!”
Mas o que pode ser uma alternativa — algo que ainda não experimentei, mas que experimentaria se tivesse medo de revelar sozinho ou não tivesse vontade — são os filmes em preto e branco baseados em filme colorido e processados no processo C41.
Ao revelar sozinho, porém, você tem mais possibilidades de encontrar seu próprio caminho e experimentar com reveladores.
Antes, eu era fã do Agfapan 100 e do RODINAL. Agora, experimentei também o CHS 1 e o Orwo UN 54, e, por diversão, testei-os no Acurol; e, embora tenha fotografado apenas uma placa de teste, foi uma experiência reveladora: não se pode fazer milagres com outro revelador, mas é possível alterar bastante a reprodução da imagem.
Agora é preciso decidir entre conveniência e criatividade, sem esquecer que, mesmo após o revelamento do filme, ainda há maneiras de expressar a própria criatividade.
E quanto à poeira e à secagem, ouvi falar de alguém que coloca seus rolos de revelação inteiros na centrífuga de salada, centrifuga até secarem e só depois os pendura.
?
Sempre há muitos caminhos; o importante é encontrar o seu próprio
?
Atenciosamente, Achim
Rolf-Werner
Ok, ok :-) me convenceram...
?
Não sabia que revelar em laboratório tinha ficado tão caro. Então, será um prazer voltar a fazer isso sozinho.
?
@Neutrino: A dica da água destilada parece boa. Pelo que me lembro, na época também não usei nenhum agente umectante e pendurei os filmes assim, mas depois alisei com uma pinça de borracha. Vamos ver se ainda tenho essa coisa. Os arranhões só apareciam se tivesse alguma sujeira... Bem, eu também tinha só 16 anos... Também já tentei com cinco, mas o filme enrolou!
?
E quanto aos 20 €, bem: se misturar com água da torneira, fica mais para 10 €, que depois têm de aquecer. E se estiver a 22 °C no quarto, a solução acaba por ficar quente também...
?
Ou vocês usariam água destilada para misturar?
Rolf-Werner
Olá, Achim,
?
Obrigado também por me encorajar. Bom, vocês me convenceram.
Antigamente, eu usava muito FP4, HP5 e coisas do tipo, também porque eram baratos.
Nunca experimentei reveladores diferentes, ficava feliz só de ver uma foto sair. Isso vai mudar agora :-)
E quanto ao pó e à secagem, ouvi falar de alguém que coloca as bobinas de revelação inteiras na centrífuga de salada, centrifuga até secarem e só depois pendura para secar.
Isso é demais, nunca tinha ouvido falar disso! Como ele conseguiu controlar o desequilíbrio??? Mas vale a pena tentar!
Bem, este ano — com sabedoria e previsão — já comprei em feiras de antiguidades na Suécia alguns equipamentos de laboratório que ainda não tinha, como uma caixa de revelação melhor e algumas coisas para enxágue, etc. Também material para revelação em papel. Não, a gente nunca esquece isso. Quando se sabe disso, consegue identificar imediatamente essas coisas em uma pilha enorme de lixo, pensei eu!
Ok, então vocês com certeza podem me dizer qual revelador usariam para o CHS 100, para que ele fique bem à moda antiga. E com o que vocês revelariam hoje em dia um FP4, um Fomapan 400 e um TMax?
Já tive contato com o TMax, mandei revelá-lo no laboratório na época (talvez tenha sido o erro), e ele ficou incrivelmente sem vida. Mesmo com gradação 5, não dava para fazer quase nada.
O HP5 também sempre ficou bem mais suave comigo, mas ainda dava certo com gradação 4. O FP4 sempre ficou bem nítido e, mesmo assim, com detalhes bem definidos, totalmente descomplicado; na verdade, era meu filme favorito naquela época.
Rolf-Werner
Ah! Para saber sobre o Fomapan, basta ler o tópico seguinte; nem tinha percebido isso...
pittyman
Olá, colegas,
gostaria de compartilhar uma dica rápida sobre a secagem. Trabalho no meu próprio laboratório há vários anos
e já revelei centenas de filmes planos, em rolo e de 35mm. Usem um banho com agente humectante no
final e vocês quase não terão problemas com a secagem! O produto rende muito e um frasco pequeno
custa cerca de 7 € (euros). Dá para usar facilmente por um ou dois anos. Um pouco de água destilada,
1 ml de agente umectante e pronto. Talvez uma vez em cada 100 filmes eu tenha encontrado algo tão pequeno,
que com muita imaginação se poderia chamar de poeira, em um filme. Devo dizer que
o meu laboratório está longe de ser limpo. Tenho meu laboratório no porão de uma antiga
oficina ferroviária, onde faço uma limpeza geral no máximo uma vez por ano. Mesmo assim, meus filmes
ficam sem poeira após a secagem. Com o banho de agente umectante no final, os filmes secam realmente rápido.
Eu os penduro em um canto da sala, que não uso mais até que os filmes estejam secos
para não levantar poeira desnecessária.
Boa noite a todos e tenham coragem de revelar vocês mesmos. É mais fácil do que se possa imaginar
a princípio.
Dirk
Rolf-Werner
Obrigado pela dica, vou seguir o seu conselho...
Rolf
pittyman
<P style="margin-left:0px;">Olá, Rolf,
<P style="margin-left:0px;">Só agora é que percebi de verdade o alcance das tuas postagens. Depois de tanto tempo, queres voltar a fotografar em
<P style="margin-left:0px;">preto e branco com câmera analógica. Ótima ideia!!
<P style="margin-left:0px;">?
<p style="margin-left:0px;">Talvez eu possa dar mais algumas dicas para facilitar o retorno.
<p style="margin-left:0px;">?
<p style="margin-left:0px;">Primeiro: para o início da curva de aprendizado, NENHUMA experiência!! Use apenas um tipo específico de filme, além disso
<P style="margin-left:0px;">apenas um revelador e, se você tiver um laboratório, também apenas um tipo de papel e um revelador para ele. Você vai aprender muito mais rápido
<P style="margin-left:0px;">se o menor número possível de parâmetros mudar — o material fornecer qualidade constante.
<P style="margin-left:0px;">Depois: use inicialmente apenas material (combinação de filme/revelador) considerado fácil de manusear. Existem filmes
<P style="margin-left:0px;">que perdoam muitos erros, enquanto outros devem ser tratados com um pouco mais de cuidado. O mesmo se aplica aos reveladores
<P style="margin-left:0px;">reveladores.
<P style="margin-left:0px;">Você escreve que quer voltar a usar sua Ikoflex. Minha dica: use o filme Kodak Tri-X e o revelador Kodak D-76
<P style="margin-left:0px;">1+1 como revelador. Essa é uma das combinações mais simples, muito fácil de manusear, com a qual você obtém
<P style="margin-left:0px;">negativos de boa qualidade rapidamente e com a qual inúmeros fotógrafos deram seus primeiros passos
<p style="margin-left:0px;">.
<p style="margin-left:0px;">Na escolha do material, há vários aspectos a considerar.?
<p style="margin-left:0px;">Filmes: existem filmes com grãos clássicos e outros com tecnologia mais recente (T-Kristall).
<P style="margin-left:0px;">Os grãos clássicos são um pouco mais fáceis de manusear e, dependendo da sensibilidade,
<P style="margin-left:0px;">apresentam grãos visíveis. É claro que você deve sempre ter em mente por qual fator?
<P style="margin-left:0px;">precisa ampliar o negativo para obter uma cópia/digitalização do negativo. Digamos que
<P style="margin-left:0px;">você queira uma cópia/digitalização no tamanho A4 — ou seja, 24 x 30 cm. Um negativo de 35 mm
<P style="margin-left:0px;">tem cerca de 2,4 x 3,6 cm. Isso significa que, para uma cópia de 24 x 30 cm, é necessária uma ampliação de aproximadamente 10x.
<P style="margin-left:0px;">Se você usar filmes em rolo, estes têm 6 cm de largura. Assim, são produzidos negativos (dependendo
<p style="margin-left:0px;">da câmera) de 6 x 4,5 - 6 x 6 - 6 x 7 - 6 x 8 - 6 x 9 e, no caso de câmeras panorâmicas, até
<P style="margin-left:0px;">até 6 x 12 ou 6 x 17 cm. Todos os negativos de formato médio têm 6 cm de largura. 24 x 30 na cópia
<P style="margin-left:0px;">seria, portanto, uma ampliação pelo fator 4.?
<P style="margin-left:0px;">10 vezes em relação ao 35 mm – 4 vezes em relação ao formato médio/filmes em rolo.?
<P style="margin-left:0px;">Devido ao fator de ampliação diferente, naturalmente o grão do filme também é
<P style="margin-left:0px;">ampliado proporcionalmente. Há fotógrafos que se incomodam com o grão e tentam evitá-lo ou
<P style="margin-left:0px;">suprimí-lo, outros gostam do visual analógico, ou seja, do grão do filme. Eu pertenço
<P style="margin-left:0px;">aos últimos, pois o grão do filme também faz parte da fotografia analógica.?
<P style="margin-left:0px;">O que quero dizer com isso: se, no início, você usar apenas filmes em rolo na sua Ikoflex, não precisa
<P style="margin-left:0px;">se preocupar menos com os grãos, pois eles são quase imperceptíveis ou totalmente invisíveis
<P style="margin-left:0px;">.
<P style="margin-left:0px;">De volta aos filmes - Grão clássico:
<P style="margin-left:0px;">ILFORD FP4 (ISO 125) - Filme de marca, fácil de manusear, adequado para iniciantes, clássico
<p style="margin-left:0px;">ILFORD HP5 (ISO 400) - Filme de marca, fácil de manusear, adequado para iniciantes, clássico
<p style="margin-left:0px;">KODAK TRI-X (ISO 400) - Filme de marca, fácil de manusear, adequado para iniciantes, clássico
<P style="margin-left:0px;">FOMAPAN100 (ISO 100) - boa relação custo/benefício, um pouco mais exigente no revelamento, variações na qualidade
<P style="margin-left:0px;">ADOX CHS 100 (ISO 100) - boa relação custo/benefício, um pouco mais exigente no revelamento, variações na qualidade
<p style="margin-left:0px;">No caso deste último, é importante observar que ainda é possível comprar o 'antigo' CHS 100 em nossa loja. O filme é da Efke, da
<p style="margin-left:0px;">Croácia, e NÃO é mais fabricado, já que a Efke não existe mais. Além disso, sempre houve relatos de problemas de qualidade
<P style="margin-left:0px;">. A ADOX está lançando no mercado o “novo” CHS 100 II, fabricado na Alemanha. Como será o filme em detalhes,
<P style="margin-left:0px;">ainda teremos que esperar para ver. Ele ainda não foi produzido em filme em rolo.
<P style="margin-left:0px;">Na minha opinião, como iniciante, deve-se escolher um filme que seja fácil de manusear, que compense pequenas variações na exposição
<P style="margin-left:0px;">e no revelamento, que ofereça uma qualidade consistentemente boa e que, além disso, tenha disponibilidade a longo prazo. É muito desagradável,
<p style="margin-left:0px;">quando você finalmente se sente seguro com o seu material, de repente o filme não está mais disponível e você tem que começar tudo de novo.
<P style="margin-left:0px;">Além dos filmes com grãos clássicos, existem aqueles com T-Kristall. Estes têm um comportamento de preto e branco “melhor”, grãos quase invisíveis
<P style="margin-left:0px;">, têm um aspecto muito limpo e, do ponto de vista puramente técnico, são superiores às tecnologias “mais antigas” com grãos clássicos. Pessoalmente
<p style="margin-left:0px;">não gosto deles, parecem-me demasiado digitais. Os filmes de cristal T precisam de um tempo de fixação mais longo e são considerados “um pouco” mais exigentes no processamento.
<p style="margin-left:0px;">Minha dica continua sendo: TRI-X da Kodak, ou, em alternativa, ILFORD FP4 — com esses você NÃO tem como errar!!
<p style="margin-left:0px;">Sobre reveladores de filme:
<P style="margin-left:0px;">Existem concentrados líquidos e reveladores em pó, que precisam ser preparados com antecedência.?
<P style="margin-left:0px;">O pó deve ser preparado, conforme as instruções, com ÁGUA DESTILADA (pura) (5 L, disponível no supermercado/farmácia).
<p style="margin-left:0px;">Após 24 horas, no máximo após 48 horas, todos os sais estarão dissolvidos. Se misturar o pó com água morna,
<p style="margin-left:0px;">o processo é, naturalmente, mais rápido. Dependendo do tamanho da embalagem, o pó rende 1 litro de solução de trabalho ou
<p style="margin-left:0px;">5 litros.
<P style="margin-left:0px;">Os concentrados líquidos são simplesmente misturados com água. Por exemplo, RODINAL 1+50 — uma parte de RODINAL mais 50 partes
<P style="margin-left:0px;">de água. Se você precisar de 1000 ml de revelador... 1000 dividido por 50 = 20 ml.... Portanto, 20 ml de RODINAL e, em seguida,
<P style="margin-left:0px;">completa com água até 1000 ml.
<P style="margin-left:0px;">No caso de pó (como, por exemplo, D76): dissolva o pó na água (conforme as instruções da embalagem) e espere até que
<P style="margin-left:0px;">tudo esteja dissolvido. O D76 pode ser usado como solução-mãe (não diluída) ou diluído em proporções de 1+1, 1+2 ou 1+3.
<P style="margin-left:0px;">Quanto mais diluído, mais tempo é necessário para o revelamento. A diluição 1+1 tem se
<P style="margin-left:0px;">consolidado como a abordagem clássica para o D76. Se você precisar de 1000 ml de revelador D76 com a mistura 1+1.... 500 ml de D76 mais 500 ml de água — pronto.
<p style="margin-left:0px;">Como você vê, não é nada complicado. Como iniciante, eu não me preocuparia com todos esses detalhes
<p style="margin-left:0px;">por enquanto.
<P style="margin-left:0px;">Minha dica: D76 da Kodak na mistura 1+1 — revela quase todos os filmes e é um bom equilíbrio entre grãos,
<P style="margin-left:0px;">sensibilidade, nitidez etc.
<P style="margin-left:0px;">Entre os reveladores também há pequenas diferenças — elas não são nem de longe tão visíveis quanto se costuma
<P style="margin-left:0px;">escrever.
<P style="margin-left:0px;">Nitidez: Uma “vantagem” traz consigo uma “desvantagem”. A nitidez vem do grão do filme. Existem reveladores
<P style="margin-left:0px;">que destacam ou acentuam o grão. Isso resulta em negativos “mais nítidos”, mas também faz com que
<P style="margin-left:0px;">o grão fique mais visível. (lembre-se sempre — 35 mm/filme em rolo) Um clássico aqui seria o RODINAL (APH 09)
<P style="margin-left:0px;">O revelador mais antigo do mercado, produz negativos nítidos, grão bem visível, é um concentrado líquido
<P style="margin-left:0px;">e dura para sempre.
<P style="margin-left:0px;">Outros tipos de reveladores (por exemplo, D76) não revelam com tanta nitidez (minimamente), mas o grão é um pouco mais
<P style="margin-left:0px;">discreto. No caso do filme em rolo, são apenas nuances e quase imperceptíveis. Portanto, é sempre um compromisso entre
<P style="margin-left:0px;">diferentes fatores. O que é importante para você a longo prazo, você mesmo precisa descobrir.
<P style="margin-left:0px;">Mas uma coisa é certa: NÃO existe revelador que faça milagres. As diferenças existem, mas trata-se
<P style="margin-left:0px;">de nuances e, para quem está começando, são insignificantes.?
<p style="margin-left:0px;">Outra diferença entre os reveladores é o aproveitamento da sensibilidade. Com sensibilidade
<p style="margin-left:0px;">refere-se à do filme (ISO 100, ISO 400 etc.). Se você realiza a exposição em ISO 400 de acordo com o medidor de luz,
<P style="margin-left:0px;">o revelador deve, naturalmente, revelar o filme de forma que todas as áreas (sombras, tons médios, luzes) fiquem bem reveladas
<P style="margin-left:0px;">e, muito importante: sem grandes dificuldades, sejam fáceis de copiar/digitalizar.
<P style="margin-left:0px;">Uma regra antiga diz: “Realize a exposição para as sombras, use o revelador para as luzes”. O filme negativo tem uma
<P style="margin-left:0px;">amplitude de contraste relativamente alta. Portanto, você pode tranquilamente realizar uma superexposição e, com um filme tolerante (Tri-X), não precisa
<P style="margin-left:0px;">se preocupar. Se, por outro lado, um filme receber pouca luz, as sombras, em caso de dúvida, não
<P style="margin-left:0px;">ficarão definidas. (O negativo é transparente nesse ponto, não tem definição e, nesse ponto, no positivo
<P style="margin-left:0px;">preto). Na parte superior (luzes), o filme tem reservas suficientes!!!?
<P style="margin-left:0px;">Conclusão: é melhor realizar a exposição com ISO 100, por exemplo, do que com ISO 50, em vez de com pouca luz (ISO 200)
<P style="margin-left:0px;">O tempo de revelação regula a 'cobertura' das luzes (no negativo, cinza a preto). Quanto mais tempo o
<P style="margin-left:0px;">filme for revelado, mais escuras (cobertura) ficarão as luzes no negativo e, consequentemente, mais claras no positivo
<p style="margin-left:0px;">mais claras.
<P style="margin-left:0px;">Suponhamos que você fotografe uma paisagem com céu nublado. Se, após o revelamento, o
<P style="margin-left:0px;">céu e todas as áreas claras no positivo/cópia/digitalização ficarem muito escuros (cinza/borrados), o tempo de revelamento
<P style="margin-left:0px;">foi curto demais. Se, por outro lado, o céu estiver muito claro (queimado), o tempo de revelação foi longo demais. Em algum momento, você
<P style="margin-left:0px;">encontrou o tempo certo. Você, com sua lata, seu termômetro, sua água da torneira etc.
<P style="margin-left:0px;">Os tempos na internet são apenas orientações!!?
<P style="margin-left:0px;">Conclusão:
<P style="margin-left:0px;">Com a exposição, você controla o brilho/detalhe das sombras. Se você realizar a exposição de um filme ISO 100 com
<P style="margin-left:0px;">ISO 100 e, com o seu revelador, as sombras ficarem com pouca definição,
<P style="margin-left:0px;">na próxima vez, realize a exposição com ISO 80. (Ponto-chave: aproveitamento da sensibilidade — varia de acordo com os diferentes
<P style="margin-left:0px;">reveladores — aqui também: Nuances — 1/3 de stop para mais ou para menos). Se ISO 80 ainda
<P style="margin-left:0px;">não for suficiente, use ISO 50. A essa altura, no máximo, deve dar certo. No começo, você precisa prestar um pouco de atenção a isso,
<P style="margin-left:0px;">mas depois de, no máximo, 5 rolos, você já terá pegado o jeito. A título de informação: só porque um rolo diz ISO 400
<P style="margin-left:0px;">não significa que ele necessariamente vá render ISO 400 no revelador XY. Tudo isso depende um pouco do rolo,
<P style="margin-left:0px;">do seu tempo de revelação e do revelador escolhido. Aqui também vale: Nuances! Mais ou menos 1/3 de stop.
<P style="margin-left:0px;">A duração da revelação regula, portanto, a cobertura das luzes e, consequentemente, o contraste. O contraste é?
<P style="margin-left:0px;">em termos simples, a distância entre sombras e luzes. Grande contraste – grande distância,
<P style="margin-left:0px;">pequeno contraste – pequena distância.
<p style="margin-left:0px;">Provavelmente tudo isso parece um pouco complicado, mas na verdade não é nada disso. Você vai entender isso bem?
<p style="margin-left:0px;">rapidamente e, em pouco tempo, talvez até possa ajudar outra pessoa
<p style="margin-left:0px;">.
<p style="margin-left:0px;">Para finalizar: NÃO use nenhum removedor de filme!!! Após a fixação, molhe o filme, mergulhe-o rapidamente em um
<p style="margin-left:0px;">banho de agente de rede (água destilada (limpa) + agente umectante) e pendure-o no varal. (com um prendedor,
<P style="margin-left:0px;">com um pequeno peso na parte inferior). Graças ao agente umectante, a água escorre muito rapidamente e o filme seca
<P style="margin-left:0px;">rapidamente. Você também pode passar o filme entre o indicador e o dedo médio antes e
<p style="margin-left:0px;">, mas, na verdade, isso não é necessário. Muitos fotógrafos já
<p style="margin-left:0px;">riscaram seus filmes com raspadores. A emulsão é muito sensível quando úmida!
<p style="margin-left:0px;">Por hoje é só, acabou ficando um pouco mais do que eu esperava.
<p style="margin-left:0px;">Um grande abraço de Dresden e divirta-se revelando seus primeiros filmes!
<p style="margin-left:0px;">Dirk
<p style="margin-left:0px;">PS. É totalmente normal suar um pouco na testa ao enrolar os primeiros filmes!!
<p style="margin-left:0px;">Isso passa rápido e vira rotina.
MReinke
Olá, Achim B. e Rolf-Werner,
O truque da centrífuga de salada é de autoria de Thomas Wollstein, que, por sua vez, o aprendeu com um ex-colega de escola (veja
www.fotografie-in-schwarz-weiss.de/sw-fotografie/kolumne/106-wollstein08.htn, onde há até uma foto). A propósito, ele evita o desequilíbrio que você, Rolf-Werner, esperava com razão, colocando um segundo rolo de filme (se necessário, vazio) no lado oposto do tambor. O site mencionado acima é um verdadeiro tesouro, não só para iniciantes!
Muitas saudações e boas festas
Michael Reinke
MReinke
Desculpe, cometi um erro de digitação: a extensão, obviamente, não é htn, mas sim html
Rolf-Werner
Vocês continuam postando nesse tópico, né? :)
?
Entretanto, já revelei mais 5 rolos sozinho, fiz várias cópias e segui muitas das dicas de vocês. Na verdade, não sou novato na área, só que já faz um tempo. Primeiro é preciso se orientar sobre o que está rolando atualmente, e foi aí que recebi muitas informações úteis. Mas a história ainda não acabou, nos próximos dias vou ligar a câmara escura de novo...
?
Atenciosamente,
Rolf
mattes
Se você já tem o material necessário, não há, na verdade, nada que se oponha ao processamento por conta própria. Da mesma forma, não há nada contra o processamento terceirizado, desde que você esteja satisfeito com o resultado.
Para alcançar resultados realmente de ponta, é preciso dedicar esforços consideráveis também ao processamento de software. Muitos de nós não percebemos isso porque se trata de um hobby ou de uma vocação, e não abordamos o assunto de forma objetiva e racional. Há muita dedicação e paixão envolvidas. Bons resultados não vêm de graça e o desempenho de ponta não é possível sem esforço.
Aqui vão mais algumas observações sobre o tema da secagem e afins.
Infelizmente, a secagem sem poeira nem sempre é possível. O que funciona sem problemas na casa de uma pessoa pode dar errado na de outra, mesmo em condições idênticas. Existem ambientes sem poeira, com pouca poeira e com muita poeira.
Tudo isso é um problema técnico para o qual, consequentemente, sempre há uma solução técnica. No fim das contas, é sempre uma questão do esforço que se pode e se quer dedicar.
Eu tinha antigamente uma câmara escura no apartamento (antigo banheiro de hóspedes); lá era aquecido com um aquecimento central a gás, e eu podia pendurar os filmes no chuveiro para secar. Agora, a câmara escura fica em um porão, aquecido por um sistema central a óleo e um fogão a lenha. A câmara escura tem um tamanho confortável, mas a secagem livre de poeira, simplesmente pendurando os filmes no chuveiro, já não é mais possível. Depois de algumas tentativas, passei a usar um armário de secagem da Kindermann.
Percebi que, com o prolongamento do período de molhagem, os filmes geralmente ficam mais sensíveis ao manuseio. Portanto, esse período deve ser o mais curto possível. A partir de um experimento não intencional, cheguei à conclusão de que a emulsão se desprende à temperatura ambiente após mais de 2 horas na água. Se, por exemplo, você trabalha com revelação estática, o filme já fica 1 hora no revelador; depois, somam-se ainda cerca de 4 minutos de parada/fixação, 1 minuto de enxágue, 1 minuto de acelerador de lavagem e no mínimo 20 minutos de lavagem com água. Faltam então apenas 40 minutos para a emulsão se desintegrar. É lógico que, a essa altura, a emulsão já tenha ficado muito, muito mole.
Aliás, os bons filmes de monitoramento de trânsito são os que secam melhor; percebe-se que esses filmes foram projetados para processos de alta temperatura e têm uma estrutura correspondentemente robusta.
Rolf-Werner
O quê? Eu achava que hoje em dia elas tinham câmeras digitais dentro??? :)
?
Mas imagino que as emulsões sejam especialmente resistentes, já que as câmeras ficam expostas às intempéries lá fora.
?
Rolf
MirkoBoeddecker
De forma alguma quero dissuadir vocês de revelarem seus próprios filmes, mas para que não haja mal-entendidos:
?
Continuamos oferecendo nosso comprovado
serviço de revelação de filmes FOTOIMPEX. A partir de 3,00 € mais IVA por filme. Revelado manualmente de forma individualizada em ATOMAL e submetido a um banho final em AquaDest com agente umectante, seguido de secagem em armário de secagem com filtro de poeira.
Em seguida, cortados à mão e arquivados em ADOFILE.
?
Como já disse, isso é apenas para aqueles que não têm vontade de revelar por conta própria e que agora ficaram céticos com as “notícias alarmantes” acima.
?
Atenciosamente,
?
Mirko
Bonderer
Olá
Quando meus filhos ainda eram pequenos, eu costumava mandar revelar filmes. O resultado era tão ruim que logo voltei a revelar eu mesmo; mesmo os revelados em um laboratório da Kodak ficavam ruins. Só havia uma solução: comprar um armário com chave, pendurá-lo bem alto e usar reveladores apenas parcialmente à prova de crianças, como o Neofin Rot ou Azul, além de pequenos frascos de fixador, revelador de papel etc., para que não houvesse muito material no armário; ou então, aos sábados de manhã, ir à loja de fotografia e comprar o que precisava e usar. Os Neofin não eram exatamente meus reveladores preferidos, mas eram sempre melhores do que jogar os filmes fora.
Se a gente não revela sozinho, onde fica a graça?
ThomasPauly
Há algum tempo, por curiosidade, levei um rolo APX 400 (antigo) a uma drogaria (dm — pelo que sei, eles terceirizam para a CEWE). Resultado: impecável. Os negativos estavam visualmente perfeitos e também deram bons resultados na ampliação posterior no meu próprio laboratório. Também não havia nada a criticar nas impressões: boa impressão de brilho, escala de tons totalmente aproveitada.
Conclusão: é claro que o revelamento próprio é a outra metade do prazer do preto e branco analógico. Mas quem não tem uma câmara escura própria à disposição pode muito bem ficar satisfeito com filmes revelados por terceiros. Deve-se usar filmes comuns no mercado e evitar contrastes extremos e distribuições de luminosidade ao fotografar (ou seja, fotografar um pouco “à maneira das câmeras automáticas”). É claro que é preciso fazer algumas concessões quanto à maleabilidade dos resultados; mas justamente quem está começando na fotografia de haleto de prata pode ter experiências gratificantes mesmo sem um laboratório próprio.
Atenciosamente,
tepe