Rolf-Werner
Olá a todos,
acho que há aqui algumas pessoas que ainda têm experiência com câmeras antigas. Tenho uma Ikoflex (câmera de dois olhos da Zeiss Ikon), com a qual fotografei bastante há muito tempo. Agora resolvi pegá-la de novo e já tenho duas perguntas. A outra pergunta, porém, vai para um tópico separado...
Então, a pergunta: até onde preciso avançar o filme para que ele fique na posição “1” no início? Ontem fiquei um bom tempo tentando girar, mas já nem me lembrava que era tão complicado assim; é incrível o que a gente esquece com o passar dos anos :-)
Cheguei até aqui: na parte inferior lateral (não atrás, no meio) fica a janelinha, onde é preciso girar até o ponto correspondente. Se quiser girar de uma vez só, é preciso segurar o botão do obturador. Certo?
Quando se chega ao ponto certo, é preciso continuar segurando o botão do obturador e, com a roda serrilhada, ajustar o contador para a posição entre “12” e “1”?
Depois soltar o botão do obturador e continuar girando até que ele chegue a “1” e encaixe?
Isso é um pouco impreciso, às vezes ele acaba indo até o “2”... Então, é preciso tomar cuidado para acertar exatamente o ponto certo entre “12” e “1”.
Naquela época, eu usei bastante a câmera e me surpreende não me lembrar de nenhum problema com o engate. Mas talvez eu simplesmente tenha esquecido o truque?
A questão é: até que ponto no visor devo girar, e existe algum outro procedimento para o pré-giro?
Obrigado por todas as dicas. Para a Ikoflex, encomendei o CHS 100, já estou ansioso por ele!
Ah, sim, e aí vem a terceira pergunta, mas também vou abrir um tópico separado para ela...
Atenciosamente,
Rolf
Rolf-Werner
Acabei de encontrar na internet um PDF com o manual de instruções e, segundo ele, o meu exemplar tem uma pequena falha: o bloqueador de transporte não se solta após o 12. Por isso, não funcionou como deveria... Mas há uma solução alternativa, só preciso descobrir até onde devo girar:
Com o obturador pressionado, vá até a marca 11 ou algo assim, depois enrole o filme; então, você deve girar até um pouco antes da marca 1.
Se for preciso, mantenha o obturador pressionado e gire a roda serrilhada de volta até a marca 12; na próxima vez, tente na marca 10... É um pouco complicado, mas deve bastar para começar.
Rolf