Stefan
Olá!
Ganhei alguns filmes em rolo Fomapan 400:
Com qual revelador devo revelá-los? Tenho RODINAL e D-76 em estoque.
O Fomapan 400 é conhecido por ter grãos bastante grossos. O RODINAL fica fora de questão nesse caso? Mesmo no formato 6x6?
O Fomapan 400 também teria apenas cerca de 200 ASA. Isso é verdade?
Alguém poderia me dar algumas dicas iniciais sobre o tempo de revelação? Qual seria o revelador ideal?
Atenciosamente!
Gast
Eu usaria D-76 ou Xtol e faria a exposição a 250 ASA.
Com o RODINAL, o filme fica bem granulado, mesmo no formato médio.
€
€
D-76? 8 min? 20 °C
Xtol? 7 min? 20 °C
€
Agitação:
30 segundos de movimento contínuo,
depois, movimento contínuo por 10 segundos no início de cada minuto.
€
Atenciosamente,
Wolfgang
ThomasPauly
A ficha técnica (
http://foma-cz.cs4.cstech.cz/en/fomapan-400) corrobora essa recomendação. No entanto, de acordo com as curvas características publicadas pelo fabricante, a sensibilidade impressa de 400 ASA não é alcançada em hipótese alguma, mesmo com o Microphen, que aumenta a sensibilidade.
?
Eu mesmo testei o filme em combinação com o revelador universal de duas etapas Diafine. Nesse caso, o material apresenta até mesmo um grão fino. Em termos de nitidez, com base na minha impressão visual a partir de uma ampliação de 13 vezes, ele é comparável a outros filmes clássicos de sua classe de sensibilidade; a reprodução de tons é satisfatória. Se ignorarmos a especificação de sensibilidade exagerada do filme em rolo, ele é uma boa opção. Curiosamente, o suporte do filme em rolo tem uma coloração azulada.
?
Atenciosamente
?
tepe
Morte
Bem, eu gosto do grão do Foma no RODINAL. Mesmo em 35 mm. Como sempre, é uma questão de gosto. Ele simplesmente tem um aspecto “clássico” — dir-se-ia que se aproxima do estilo de Koudelka. Este filme tem personalidade. Se for submetido a 400 ASA, as sombras podem ficar (um pouco) apagadas. A 250 ASA fica bem equilibrado.
Stefan
Bom dia e muito obrigado pela ajuda!
€
São 25 filmes em rolo de Fomapan 400 (e mais ou menos a mesma quantidade de Fomapan 100) que ganhei de presente. Assim, posso experimentar os dois reveladores (D76 e RODINAL) com o Foma 400. Quero testar o filme de 100 ASA só mais tarde.
€
Com o RODINAL, pensei em uma diluição de 1+50. Ou seria mais sensato usar 1+100? Com o D76, pensei em 1+3. Essas diluições afetam a sensibilidade?
€
Sou bastante iniciante na área de revelação de filmes e trabalho em câmara escura. Até agora, só li algumas coisas na internet.
€
€
Atenciosamente!
TR
As diluições não terão efeito sobre a sensibilidade. No caso do RODINAL, a diluição quase não causará alterações visíveis na imagem. Com o D-76, a nitidez fica um pouco maior e o grão fica ligeiramente mais grosso (não testado pessoalmente). Eu sempre usaria o D-76 diluído como revelador de uso único — e ainda mais no formato médio.
€
Observe também, para continuarmos falando sobre sensibilidade, que você naturalmente também precisaria medir a exposição corretamente — assim, uma medição integral interna da câmera ao ar livre em formato vertical (devido ao céu claro) praticamente sempre resulta em subexposição e você acabaria expondo o filme, sem perceber, a 1600 ASA em vez de 400 ASA, por exemplo. Portanto, quando se fala de sensibilidades ISO, é preciso sempre garantir, em primeiro lugar, que a medição foi feita corretamente. Esse ponto não é levado em conta na maioria das discussões em fóruns sobre sensibilidades ISO.
€
Sobre o filme em rolo Fomapan: prepare-se, no mínimo, para um forte enrolamento (o que pode ser realmente irritante). Eu também já tive problemas com uma emulsão defeituosa. Mas isso certamente varia de lote para lote. Mas, de graça, eu claro que teria aceitado esse filme também.
ThomasPauly
Especialmente na primeira utilização, não se deve alterar várias variáveis ao mesmo tempo. Se o resultado não for o esperado, não se sabe qual foi a causa. 250 ASA, D-76 concentrado, 8 min, pode ser considerado uma combinação segura; eu partiria dessa premissa inicialmente.
€
No caso dos reveladores em pó, a utilização como revelador de uso único é prática e garante resultados confiáveis. 1+1 é um bom compromisso entre economia e rapidez. Se não houver valores disponíveis para o D-76 diluído, aplico a seguinte regra prática: o tempo para uma diluição de 1+1 a 24 <SUP>o</SUP>C é igual ao tempo para a solução concentrada a 20 <SUP>o</SUP>C, aumentado em 10 %, ou seja,
t<sub>1+1, 24 <sup>o</sup>C </sub>= 1,1 x t<sub>1+0, 20 <sup>o</sup>C</sub>. No caso em questão, isso seria cerca de 9 min (a 24 <sup>o</sup>C, note-se). Agitação constante por 30 segundos, depois por 10 segundos (3 vezes) a cada minuto adicional.
€
24 <sup>o</sup>C me parece prático de qualquer forma. No verão, às vezes é difícil manter os banhos a 20 <sup>o</sup>C e, em caso de dúvida, aquecer é mais fácil do que resfriar.
€
Bom começo,
€
tepe
Gast
Caso prefira revelar o rolo de 400 em proporção 1+1 a 20 °C (250 ASA):
?
D-76 1+1 13 minutos
?
Agitação:
30 segundos de agitação contínua,
seguidos de agitação contínua por 10 segundos no início de cada minuto.
?
Atenciosamente,
Wolfgang
Stefan
Além disso, ainda sobre a questão da sensibilidade, lembre-se de que você também precisa medir a exposição corretamente — assim, uma medição integral interna da câmera ao ar livre no formato vertical (devido ao céu claro) praticamente sempre resulta em uma subexposição, e você acabaria expondo o filme, sem perceber, a 1.600 ASA em vez de 400 ASA, por exemplo. Portanto, quando se fala de sensibilidades ISO, é preciso sempre garantir, em primeiro lugar, que a medição foi feita corretamente. Esse ponto não é levado em conta na maioria das discussões em fóruns sobre sensibilidades ISO.
?
A medição de luz (com calota) seria uma solução? Normalmente, pelo menos é assim que eu entendi, mede-se as sombras que ainda devem ter detalhes e, em seguida, realiza-se a exposição 2 1/2 stops a menos do que o resultado da medição indica. No entanto, isso é mais bem conseguido com um medidor de exposição pontual, que eu, porém, não possuo; tenho um Profisix.
?
Mais uma vez, muito obrigado por toda a ajuda e dicas.
TR
A medição de luz com a calota é a maneira mais prática de obter uma medição correta. Em condições de iluminação variáveis, a medição deve ser feita no ponto onde incide menos luz no objeto — ou seja, no caso de uma árvore, sob a copa, e não na frente dela.
O que você diz sobre a medição pontual está correto (na gíria dos fotógrafos, dir-se-ia: “Você coloca as sombras na Zona II 1/2”). Com a medição por calota, porém, você chega ao mesmo resultado sem esses cálculos e sem o dispendioso filtro de medição pontual.
piu58
> Com o RODINAL, pensei em uma diluição de 1+50. Ou seria mais sensato usar 1+100?
Ambos os filmes tendem a apresentar luzes queimadas. Na época, usei RODINAL 1+70. Os tempos de revelação eram excepcionalmente curtos, mesmo a 16 °C, cerca de 8 minutos, se bem me lembro. Se exagerarmos, as luzes ficam queimadas.
O “remédio” para esses filmes com tendência a sobreexposição é o ATOMAL 49. Não testei com este filme específico, mas sim com os filmes de fotografia aérea, que são ainda mais críticos.
Ambos os filmes exigem um stop a mais de luz do que o indicado na embalagem. Por outro lado, eles têm um grão fino para filmes cúbicos, de modo que isso basicamente se compensa.
Gucker
Com uma exposição de 400 ASA, revelo em Fomadon R09, diluição 1+50, por 7 minutos a 20 °C, e obtenho resultados que considero bonitos; acho os grãos agradáveis.
No entanto, vou levar em conta a sensibilidade efetivamente menor do material descrita aqui e tentar fazer uma exposição adequada.
Stefan
Olá!
?
Mais uma vez, obrigado!
?
Acabei de ler um pouco mais na internet e estou um pouco confuso. Como já escrevi acima, sou um novato total.
?
Em que valor de gama devo revelar meus filmes? Tenho um revelador de difusão. O que aconteceria se, algum dia, eu quisesse usar um revelador de condensador? Pergunta bem hipotética! Mas não faria sentido revelar com um valor de gama que ficasse entre os valores para ampliadores de condensador e de difusão? Só por precaução.
?
Desculpem mais uma vez as perguntas de principiante!
?
Um grande abraço!
pittyman
Olá, Stefan, calma lá!! Escreve-se muito sobre o assunto; dá para aprender bastante, mas também é fácil enlouquecer com isso.
Há fotógrafos que juram que testam seu processo com precisão de até meio ponto de abertura. É claro que isso tranquiliza
no momento, pois dá uma sensação de segurança no manuseio e a gente aprende bastante sobre como lidar com
materiais fotográficos. Eu também fazia isso antigamente, mas, de alguma forma, perdi a vontade de ficar me preocupando constantemente com negativos “perfeitos”
e com o tempo de exposição ideal. Prefiro sair para fotografar, e uma boa
foto quase não precisa de retoques. Mas cada um tem seu jeito...
Voltando à sua pergunta:
Como iniciante, recomenda-se, como já descrevi
aqui detalhadamente, começar por se familiarizar com uma combinação “adequada para iniciantes”
de filme-revelador-papel-revelador de papel. Quanto menos fatores mudarem no processo,
mais rápido se aprende a conhecer as respectivas particularidades.
Qual gama? Não dou a mínima para o valor gama de um negativo! Ele serve apenas como auxílio e é, e continua sendo,
“apenas” uma grandeza metrológica, que tem pouca relevância para a imagem final. A gama de um negativo high-key ou
low-key resulta em uma foto completamente fracassada no que diz respeito à sua amplitude de contraste. Mesmo assim, pode haver
uma foto maravilhosa nela.
O que é mais importante para você, por enquanto. Revele seus negativos primeiro de acordo com as instruções, mantenha-se fiel a um filme mais
o revelador e experimente os negativos primeiro com o seu papel. Se houver contraste demais, reduza o tempo de
revelação em 20% na próxima vez. Se as cópias ficarem sem vida, aumente o tempo em 10%. Assim, você rapidamente
ganhará uma noção do seu filme, do processo de revelação e do manuseio do papel fotográfico. O objetivo é permanecer na faixa
de gradação 2 a 3. Objetivo, não lei!!
Lembre-se de que é mais fácil aumentar o contraste do que suavizar a cópia de um negativo muito duro.
Em caso de dúvida, é melhor revelar por 10% menos tempo! O que importa é apenas a cópia no seu papel; todo o resto são
apenas etapas intermediárias.
Eu também trabalho com os dois tipos: luz mista e condensador. Ambos têm suas vantagens e desvantagens, como sempre na vida.
O condensador produz uma cópia um pouco mais dura a partir do mesmo negativo, enquanto o difusor produz uma cópia um pouco mais suave. Se você quiser
trabalhar com os dois sistemas, eu recomendaria ajustar o revelamento dos negativos para o condensador.
Espero ter ajudado um pouco...
Dirk