Bonderer
No meu trabalho, lido diariamente com ácidos e álcalis, e manuseá-los já é um hábito para mim. Mas certamente não é o caso de muitas outras pessoas, e mesmo um simples produto de limpeza doméstico pode causar danos aos olhos ou à pele.
O que internalizei profissionalmente, também coloco em prática no meu laboratório fotográfico em casa.
Especialmente os jovens que estão começando no laboratório certamente não estão cientes desses riscos.
Não quero assustar ninguém, mas é preciso observar certas regras de conduta e treinar-se para isso.
1. Meus produtos fotográficos ficam sempre em bandejas coletoras; mesmo a melhor garrafa pode vazar, e é melhor ter uma bandeja molhada do que um piso estragado. Mas também dá para usar caixas plásticas resistentes, desde que sejam herméticas. E onde houver crianças e animais de estimação, guarde bem esses produtos em local trancado.
2. Nossa pele é um órgão que não esquece nada e é permeável a certas substâncias, além de sofrer danos causados por ácidos e álcalis.
Por isso, não manuseie soluções fotográficas com as mãos desprotegidas e, quem não gosta de usar pinças, deve pelo menos usar luvas, de preferência de nitrilo, que são adequadas para muitas substâncias.
E se algo respingar, lave imediatamente.
3. As soluções fotográficas costumam ser ácidas ou alcalinas, e ambas são prejudiciais se entrarem em contato com os olhos.
Recomendo a todos que usem óculos de proteção adequados ao manusear esses produtos, pelo menos os concentrados. Recomendo óculos de proteção com armação em forma de cesta, que se parecem com óculos de mergulho, cabem sobre óculos comuns, vedam bem e possuem uma espécie de válvula embutida que evita que embaçem tanto.
Na verdade, divulgar isso seria obrigação de todas as lojas online, mas elas se destacam aqui (infelizmente) pela total inércia.
Uma ou duas oferecem óculos de proteção e luvas de proteção, mas isso me parece mais uma questão de negócios do que de preocupação com os clientes.
Nas garrafas está escrito o que a legislação exige, nada mais, mas o que está escrito não ajuda em nada.
E, olhando de soslaio para o Mirco Büddecker, que já tem uma certa experiência no YouTube,
Que tal dar dicas de segurança para iniciantes e avançados?
Instrução sobre segurança e substâncias perigosas em um único pacote para laboratórios de todas as idades.
Wolf_XL
...presumo que você use sempre dois preservativos um sobre o outro e se prenda na cama — afinal, já deve ter acontecido de alguém cair da cama e quebrar o pescoço... ;-)
?
Trabalho em laboratório há cerca de quarenta anos — e antigamente a gente era bem mais despreocupado — e, mesmo assim, gozo de ótima saúde... Desde que a gente não tome banho de revelador, nem sirva a cerveja sem enxaguar no recipiente onde acabou de preparar o fixador, os produtos químicos fotográficos são bastante inofensivos para o técnico de laboratório comum — tirando quem tem alergia, é claro. É claro que não se deve espalhar as soluções por aí de qualquer jeito e que se deve limpar os banhos derramados o mais rápido possível, ou, em caso de contato com a pele, lavar as mãos imediatamente... Mas, no máximo quando você sujar sua primeira calça com revelador ou fixador, estragar seu revelador por ter derramado o fixador na bandeja de uma altura excessiva ou deixar belas marcas de dedos por ter mexido primeiro com as mãos no fixador e, em seguida, tirado o papel da embalagem com os dedos molhados, surge uma certa limpeza básica, que também leva em conta, em grande medida, os aspectos de saúde.
?
Afinal, nosso hobby também deve ser divertido — e com um traje de proteção integral e máscara de gás no laboratório, a diversão fica limitada...
piu58
Existem filmes do Ansel Adams no laboratório — ele passava o papel pelos banhos com as próprias mãos. Eu também fazia assim na minha juventude — mão direita no revelador, mão esquerda no fixador. O problema: com qual mão se segura o papel?
€
Hoje em dia, ainda revelo fotos grandes dessa maneira, pois é o método mais delicado para o papel amolecido. Os produtos químicos não são particularmente perigosos para a saúde em caso de contato com a pele. A hidroquinona, frequentemente demonizada, está presente até mesmo em medicamentos de venda livre que são ingeridos. Claro, eles também não são adequados para terapia de longo prazo.
sputnik
No laboratório de negativos, costumo usar isto:
http://tinyurl.com/p3bfka4
€
No entanto, durante a ampliação, esse material pode causar reflexos em certas circunstâncias; por isso, no laboratório de positivos, recorro a isto:
http://tinyurl.com/qaulmte
€
A saúde é o bem mais precioso. Cuide dela!
€
Wolfgg
Não custa nada dar uma olhada no passado:
Bem, há 50 anos, eu costumava ter a oportunidade de observar meu fornecedor de produtos fotográficos trabalhando no laboratório. Lá, era comum mexer em todas as bandejas com as mãos desprotegidas. E isso não acontecia apenas a cada quatro semanas, nos fins de semana, mas todos os dias úteis, durante oito horas ou mais! E naquela época ainda não existiam os membros do Partido Verde nem as sopas compatíveis com eles. Quando perguntei a ele se isso não seria prejudicial à saúde, a resposta foi apenas: “De jeito nenhum!” O único efeito colateral eram as unhas dele, sempre manchadas de marrom. Provavelmente era por causa do bromo. Ele envelheceu com saúde e faleceu há pouco tempo, não, não por causa da química, mas da biologia (vírus).
Com o preto e branco, comecei mais tarde a usar uma pinça quando estava com preguiça de secar as mãos antes de pegar na caixa. Além disso, os dedos com cheiro de revelador também não são muito legais. Com o colorido, desde o início achei o pH do CD perigosamente alto para as mãos nuas; o BFX já tem uma aparência assustadora por si só, então o uso de luvas se impôs naturalmente.
?
Atenciosamente, Wolfgang
Bonderer
Na verdade, eu não esperava receber respostas, respostas tão tolas, de pessoas que só conseguem pensar com o que as mulheres não têm. Tudo isso é apenas uma recomendação, nem mais nem menos, e o fato de não ter prejudicado ninguém não significa que não vá prejudicar ninguém.
A saúde é um bem precioso e não se deve colocá-la em risco por causa da estupidez ou da preguiça.
CPD
Na verdade, eu não esperava receber respostas, respostas tão idiotas assim, de pessoas que só conseguem pensar com o que as mulheres não têm. Isso tudo é apenas uma recomendação, nem mais nem menos, e o fato de não ter feito mal a ninguém não significa que não vá fazer mal a ninguém.
A saúde é um bem precioso e não se deve colocá-la em risco por causa da burrice ou da preguiça.
Também dá para exagerar! Qualquer produto de limpeza doméstico é mais perigoso do que o que tenho no laboratório fotográfico. Você anda pelo centro da cidade usando um filtro de proteção respiratória? Talvez devesse pensar nisso. O que, como você tão bem escreve, as mulheres não têm, eu deixo bem embalado quando revelo filmes. Em todos esses anos de atividade ativa na Duka, nada me atingiu.
Uso luvas de nitrilo exclusivamente ao manusear o revelador de pirogallol. E aí faz sentido.
Ciao!
Wolf_XL
...se foi só uma sugestão, por que você fica tão irritado quando ninguém te abraça de gratidão? Ah, já entendi — você só aceita a sua opinião e nada mais...
Sandra
Analoger, acho ótimo que você tenha abordado esse assunto. Eu mesma preciso tomar cuidado com a ventilação na minha câmara escura, que é bem pequena, e uso luvas de nitrilo tanto ao revelar filmes quanto ao tonificar as cópias. Ao preparar os produtos químicos em pó, uso uma máscara respiratória, além das luvas. Sou alérgica e, só por isso, preciso tomar precauções para poder continuar praticando meu hobby.
Um manuseio cuidadoso e prudente de produtos químicos deveria ser, na minha opinião, algo óbvio. Afinal, eu também coloco o cinto de segurança ao dirigir e uso capacete ao andar de bicicleta... Isso não tem nada a ver com alarmismo.
É claro que cada um é responsável pela sua própria saúde. Mas, como mãe de um filho pequeno, também tenho um papel de exemplo e preciso protegê-lo dos perigos. Meus produtos fotoquímicos, por exemplo, não podem ficar espalhados por aí.
Nesse sentido,
cumprimentos,
Sandra
www.ipernity.com/sandra-wittmann
pittyman
Olá, Sandra,
Eu sempre preparo meus produtos químicos em pó ao ar livre. Isso me poupa
de usar máscara.
Dirk
TiMo
Deixo o pó sair da embalagem debaixo d'água.
Gucker
Quem se preocupa com a saúde E com o seu hobby deve tomar cuidado.
Ninguém sabe ao certo como reagirá aos produtos químicos a longo prazo. Sabe-se, por exemplo, que o metol pode causar alergias de contato.
Trabalhei por um tempo com resinas epóxi sem proteção, nada muito intenso, e de vez em quando levava um pequeno respingo na mão. A situação evoluiu de tal forma que agora não consigo mais entrar em nenhuma sala onde haja epóxi armazenado em recipientes fechados (!) sem que meu rosto comece a coçar. Se eu chegar muito perto de epóxi a céu aberto, em pouco tempo fico parecendo um zumbi.
Felizmente, não dependo de epóxi de forma alguma, mas se algo semelhante acontecer com um produto químico da câmara escura, posso esquecer meu hobby!
É verdade que provavelmente nada acontecerá à maioria das pessoas, mas realmente não se deve arriscar.
sputnik
Bem, como se sabe, não são poucas as pessoas que, em questão de minutos, ficam com herpes só de ver ou até mesmo ouvir algo nojento. Será que, por isso, é preciso insistir tanto na precaução diária, especialmente em relação a coisas nojentas?
Desculpa, mas dá mesmo para transformar tudo em um problema ou, como se costuma dizer hoje em dia, em um desafio.