klausentreiben
Caros amigos do fórum, depois de minha velha Durst M 800 ter ficado trinta anos guardada no porão, finalmente a coloquei em funcionamento e apliquei o conhecimento que adquiri nos velhos tempos do clube de laboratório. Como as ampliações de filmes KB com uma lente Meopta 100 mm/4 ficaram muito pequenas no primeiro teste — provavelmente essa distância focal é necessária para ampliações de negativos 6x6 ou 6x7 —, comprei uma lente Schneider Componon S 2,8/50 mm.
?
Agora, a minha pergunta: consegui iluminar, no máximo, 23 cm x 34 cm de um negativo KB; depois disso, a plataforma da lente estava totalmente retraída e eu mal conseguia ver a granulação no visor de foco. No entanto, ainda havia 38 cm de espaço livre na parte superior do suporte, ou seja, o ampliador permitiria ampliações ainda maiores se o foco não estivesse no limite.
?
a) Eu atingi a ampliação máxima? Só seria possível aumentar mais se eu usasse uma lente grande angular, por exemplo, de 40 mm?
Na verdade, eu achava que o ampliador, por causa de sua coluna alta e sua cabeça giratória, fosse capaz de ampliações maiores.
?
b) O ampliador tem uma cabeça giratória. Ela é normalmente usada quando a coluna padrão é muito curta. Mas, mesmo nesse caso, a ampliação seria limitada pelo curso de foco. Então, para que serve tudo isso?
?
c) Como funciona tudo isso se eu tentar uma ampliação de um negativo KB ou de um negativo 6x7 com a lente de 100 mm?
Wolf_XL
...acho que você precisa virar o suporte da lente e aparafusá-la pelo outro lado — assim, deve sobrar espaço suficiente para ajustar o foco...
Wolfgg
... ou, em vez do porta-lentes padrão, usar aquele em que a lente fica embutida (= mais próxima do filme). Geralmente, isso é reconhecível pelo fato de não ser mais possível ver a marca da abertura da lente.
Atenciosamente,
Wolfgang
klausentreiben
Obrigado pelas dicas. Ou seja, sem um anel de inversão ou outro acessório, não vou conseguir nada. Qual será a melhor solução em termos de qualidade? Uma lente embutida ou uma invertida?
Conseguirei definitivamente uma ampliação maior com a inversão? Suponho que, nesse caso, também levarei o extensor de foco ou a coluna ao seu limite, já que as proporções são diferentes. Alguém tem experiência concreta com isso?
Magirus
Olá
Você precisa usar uma lente submersa (por favor, não no lago).
Assim, a lente volta a estar na faixa normal de foco.
Atenciosamente, Bernd
Urnes
Para usar a lente de 50 mm, ela precisa estar inicialmente a 50 mm de distância do negativo. No caso da de 100 mm, a distância é de 100 mm. Para focar, basta aumentar a distância até o negativo usando o fole. No seu caso, parece que a de 100 mm está posicionada corretamente. Portanto, a de 50 mm precisa ser aproximada do negativo. Dependendo do modelo, se a placa da lente — ou seja, a chapa onde a lente é aparafusada — for côncava, basta virá-la e, em seguida, aparafusar a lente de 50 mm novamente. Assim, ela deve ficar na posição correta. Se, porém, a placa for plana, você precisará de uma que seja côncava para dentro, como um copo.
Mas você também pode usar a lente de 100 mm. Isso não é problema. Você só precisa testar o tamanho da ampliação que consegue com ela. Com a de 50 mm, a imagem ficará maior no formato KB, com certeza.
Atenciosamente, Sven
Wolfgg
Está aqui na seção 5.0.0, e dá para entender mesmo sem saber francês; deve ser o LAPLA 39:
€
http://babardestcyr.free.fr/m800.pdf
€
Atenciosamente,
Wolfgang
klausentreiben
Para usar a lente de 50 mm, ela precisa estar inicialmente a 50 mm de distância do negativo. No caso da de 100 mm, são 100 mm. Para focar, basta aumentar a distância até o negativo usando o fole. No seu caso, parece que a de 100 mm está na posição correta. Portanto, a de 50 mm precisa ser afastada mais...
Atenciosamente, Sven
Obrigado, vou medir os 50 mm agora mesmo. Tudo isso também depende da cassete de negativos utilizada. Pela sua mensagem, deduzo que a distância mínima deve ser de 50 mm e que, ao focar, ela tende a aumentar.
Como isso se comporta em função da escala de ampliação? Tive os problemas mencionados ao tentar chegar à ampliação máxima. Formatos pequenos, por outro lado, podiam ser trabalhados sem limite.
klausentreiben
Obrigado. Preciso urgentemente conseguir o manual em alemão. Como só existe uma placa com m39, provavelmente tenho a correta.
Urnes
Desaparafuse a lente. Remova a peça nº 37 soltando os parafusos moletados. Recoloque-a com a parte côncava voltada para cima. Aparafuse a lente. Agora deve encaixar corretamente.
Atenciosamente, Sven.
Renate
A peça nº 37 é plana e só pode ser instalada em uma direção. No entanto, de acordo com o manual, ela deveria funcionar com a placa plana e uma lente de 50 mm, com uma ampliação mínima de 3x. Isso corresponde aproximadamente a um filme 35 mm em formato 10x15 cm.
Mas talvez o fole tenha ficado um pouco rígido demais ou a distância focal da lente esteja incorreta.
Atenciosamente,
Renate
klausentreiben
Obrigado, Urnes, agora já testei direitinho.
Com a placa da lente na posição normal, consigo 31,8 cm x 21,2 cm do negativo KB. Ou seja, não chega a ser o formato de imagem 24x30.
Com a placa da lente invertida (recessada), já são 34,5 cm x 51,5 cm.