Photux
Oi,
Nas paredes do meu frasco (transparente) de fixador, formou-se um depósito preto na altura em que o líquido está. Eu uso Tetenal Superfix, na proporção 1+9. A solução foi preparada na semana passada e já foi usada em apenas dois rolos de filme. O líquido em si ainda está claro, mas tem um cheiro de enxofre — já tinha notado um cheiro um pouco incomum quando o preparei.
€
Li em algum lugar que isso provavelmente indica que o fixador está estragado, porque o composto de enxofre se decompõe. Agora me pergunto de onde isso pode ter vindo — o frasco de 1 litro ainda está meio cheio e tem talvez um ano de idade; o anterior durou bem mais tempo. Não mudei nada na diluição nem nada parecido, sempre usei assim. A única diferença é a temperatura ambiente um pouco mais alta devido ao clima.
€
E devo arriscar usar o produto ainda ou é melhor comprar um novo agora mesmo? Estou de olho no fixador em pó da Calbe; já está na hora de fazer um novo pedido ao anfitrião. ;)
€
Obrigado e um abraço
Daniel / Photux
Morte
Olá, Daniel,
Isso já aconteceu comigo também. Acho provável a explicação de que o produto ficou em contato com outras substâncias. Se o frasco ficou parado na sua casa por um ano, ainda não se sabe por quanto tempo ele ficou parado em um depósito antes disso. O cheiro de enxofre no fixador é normal, não é?
O fixador ainda vai funcionar, mas existe o risco de que os cristais pretos e prateados que ficam em suspensão (difícil de evitar ao encher e esvaziar) arranhem a superfície do filme. Minha dica: descarte o frasco, limpe-o bem com uma escova para garrafas (ou use um novo) e compre/prepare um novo fixador.
gerich
É assim mesmo quando o fixador estraga: a prata se deposita nas paredes e o fixador passa a cheirar a H₂S, em vez de SO₂ no caso de um fixador ácido, ou a amônia no caso de um fixador alcalino. O sulfito, que está presente para proteger contra a oxidação, foi consumido pelo oxigênio do ar.
Photux
Obrigado pelas respostas. :)
Acho que vou tentar acabar com o que resta rapidamente e, enquanto isso, já vou procurar um substituto.
gerich
Não use mais o fixador virado de cabeça para baixo! As fotos não ficarão bem fixadas.