CPD
Olá!
?
Alguém poderia me indicar onde posso comprar Pinakryptol (em embalagens para uso doméstico)?
?
?
Tchau!
?
jochen53
Olá,
vai ser difícil. Pelo que sei, os corantes de dessensibilização já não são mais fabricados. Se pesquisar no Google, vai encontrar muitas empresas chinesas que afirmam poder fornecer o produto, mas quando se entra em contato, não obtém resposta. Parece haver um fornecedor de amarelo de pinacryptol nos EUA, mas ele cobra 70 € por 1 g! Se você quiser pesquisar pelo número de registro CAS ou pelo nome, eles são: 19220-17-4: (cloreto de fenazínio, 1,3-diamino-5-fenil- (8CI, 9CI); cloreto de 1,3-diamino-5-fenilfenazínio; Pinacryptol Green; Pynacryptol Green)
CPD
Olá, Jochen!
?
Muito obrigado pelas suas dicas! Talvez eu tenha uma fonte de abastecimento a partir de setembro — a empresa está de férias no momento.
jochen53
Olá,
A propósito, os corantes de dessensibilização não funcionam com todas as substâncias reveladoras. Li algo sobre isso no livro “Fotographisches Rezeptbuch”, de Spärl/Weizcker.
CPD
Olá, Jochen!
€
Muito obrigado pela informação! Eu não tinha conhecimento dessa incompatibilidade com certos tipos de reveladores!
€
Você tem alguma outra referência bibliográfica sobre o Pinakryptol? Parece ser um processo praticamente esquecido.
€
Acabei de receber uma indicação de onde adquirir o Pinakryptol Amarelo. Quanto ao Pinakryptol Verde, como já mencionei acima, estou aguardando uma resposta em setembro para saber se ele está disponível. Mas não tenho ideia de como os corantes Pina se diferenciam na aplicação como dessensibilizadores.
€
€
De qualquer forma, eu gostaria de saber como essa dessensibilização funciona! Será que é incorporado algum tipo de filtro na emulsão? Seja como for, o processo parece já ter sido conhecido na época do surgimento das emulsões pancromáticas. O processo de Lüppo-Cramer?
€
Em fóruns americanos, algumas pessoas relatam seu trabalho com Duka usando um visor de infravermelho. Parece que, de fato, obtém-se uma Duka bastante clara. Única desvantagem: o peso elevado e, talvez, o fato de parecer o personagem de “O Silêncio dos Inocentes”.
€
Atenciosamente
jochen53
Olá,
sobre esse assunto, você encontrará informações em: Josef Maria Eder, "Receitas, Tabelas" (1949); reimpressão da editora Lindemanns, pp. 40-42; ou: Eder e Löp-po-Cramer no vol. III, “Manual Detalhado de Fotografia”, Halle (1932), sob o termo “dessensibilização”, ou: Spärl/Weizsäcker, Livro de Receitas Fotográficas, Knapp 1964). O Pina Verde não é compatível com pirogallol e hidroquinona. O tempo de revelação aumenta em cerca de 1/3. Solução-mãe: 1 g para 500 ml de água. Pode-se usá-lo como pré-banho por 2-3 min na diluição 1:9 ou adicionar 50 ml a 1 l de revelador; acender a iluminação Duka verde-claro somente após algum tempo.
O Pina Amarelo só pode ser usado como pré-banho, não é compatível com sulfito. Solução-mãe: 1 g para 200 ml de água, diluição 1:10.
O Pina Branco da I.G. Farben/AGFA também podia ser usado como pré-banho ou aditivo para revelador e era vendido em comprimidos; alternativamente, 1 g + 30 g de sulfito de sódio para 1000 ml de água como pré-banho ou 1 g dissolvido em 15–20 ml de água para 1 l de revelador.
Sobre a teoria da sensibilização, você encontrará informações na obra em três volumes de Jost Marchesi (explicação bastante complicada com o “modelo de fitas”).
CPD
Olá, Jochen!
?
?
Muito obrigado pelas suas dicas detalhadas e úteis!
?
?
Um grande abraço!
ZalmanYanowsky
Preocupações estéticas por causa do personagem de "O Silêncio dos Inocentes", que delícia!
€
Atenciosamente, Zal