?
...não só nos países do sul; aqui também já foi lançado um filme — não me lembro mais do nome —, mas ele era oferecido ao mesmo tempo como diapositivo e negativo; ou seja, o laboratório devolvia um rolo de diapositivos com negativos e “imagens coloridas”. O filme não fez muito sucesso, pois as cores ficavam um pouco estranhas e porque era preciso enviá-lo para um laboratório nos EUA, já que ele também era baseado em material cinematográfico (material de cópia) e, devido à emulsão que estragava as imagens, só podia ser revelado em laboratórios cinematográficos.
Mas a ideia de diapositivos e negativos era ótima...
?
?
?
Pelo que me lembro, era o Eastman 5247. Em 1981, usei esse filme uma vez. No que diz respeito à reprodução de cores, o material, como descrito acima, ficava atrás dos filmes negativos coloridos comuns do mercado. Por isso, limitei-me a comprá-lo por curiosidade — assim como provavelmente a maioria dos outros usuários. A durabilidade de arquivo, porém, é impecável — recentemente, digitalizei alguns negativos que já têm 32 anos. Os resultados foram melhores do que as ampliações da época.
?
Mais tarde, comecei a produzir slides coloridos (embora a partir de negativos Kodacolor comuns). Para isso, havia um filme positivo da Kodak (também em cartucho de 35 mm) que era revelado no processo C-41. Não se sabe quantos operadores de minilabs tiveram que procurar tratamento psiquiátrico porque, de repente, o processo de negativo produzia um “filme de diapositivo”. De qualquer forma, os resultados eram excelentes — com boa densidade máxima e uma reprodução de cores que lembrava o cinema. Obtinha-se diapositivos, mas com as mesmas possibilidades de correção de cor e densidade que nas fotos em papel. Eu determinava a filtragem e a exposição com o analisador. O processo era um tanto trabalhoso, na medida em que a sensibilidade e o equilíbrio de cores precisavam ser testados inicialmente; contudo, desde que se permanecesse com um mesmo lote, os resultados eram consistentes. O material positivo provavelmente não existe mais; mas certamente o material cinematográfico de 35 mm, utilizado para a produção de cópias para cinema, poderia ser reaproveitado para esse fim. Talvez um campo de experimentação para os fornecedores da CineStill?
?
Não sei dizer se existe atualmente um mercado para isso. Talvez os filmes de cópia — ao contrário dos materiais de gravação — nem tenham uma camada protetora incômoda e possam ser rebobinados facilmente. Aparentemente, a Agfa em Morsel também continua oferecendo material de cópia; de acordo com a ficha técnica de 2011 (
http://www.agfa.com/sp/global/en/binaries/CP30%20technical%20datasheet_Oct%2011_tcm611-36871.pdf
), pelo menos sem camada protetora anti-halo no verso (“.... sem camada protetora anti-halo de carbono para ser removida..."). Quem conseguir alguns metros de material poderia, na sua oficina de artesanato, colocar o filme em cartuchos de 35 mm e testar se ele — assim como o Kodak Vision3 500T / CineStill? pré-tratado — é compatível com o C-41.
?
Atenciosamente
?
tepe