sigint
Olá a todos,
Sou novo aqui no fórum e já tenho uma pergunta sobre o Caffenol.
Queria revelar um rolo de filme em rolo APX100 de 120 com Caffenol e, em seguida, fixá-lo com Calbe A300.
Optei pelo seguinte procedimento:
Enxágue, revelação por 15 minutos, enxágue, fixação por 12 minutos, água, agente umectante
As imagens são claramente visíveis, então o revelamento funcionou de alguma forma. O problema agora é que o material de suporte ficou com uma coloração cinza-escura. A diferença entre as áreas submetidas à exposição e as não submetidas à exposição é mínima e não é adequada para o uso posterior (cianotipia).
Minha pergunta é: onde pode estar o problema e ainda dá para salvar os negativos? (seria bom, mas não é essencial)
Fiz um teste mergulhando um negativo no banho de branqueamento C41, o que deixou tudo um pouco mais transparente. Mas o resultado não ficou utilizável. (Foi recomendado por uma conhecida)
Desde já, obrigado pelas sugestões.
Atenciosamente,
Bastian
KlausWehner
Olá, Bastian,
Seja muito bem-vindo a este fórum.
Minhas perguntas para você: por que você não usou um revelador testado e comprovado?
O que você esperava do Caffenol?
Na minha opinião, há argumentos contra o uso de café instantâneo para revelação de filmes, pois
a. o teor de substâncias redutoras não é definido nem padronizado e
b. existem vários outros ingredientes (orgânicos) que podem influenciar o filme.
(Seria possível, por exemplo, que corantes orgânicos não definidos tenham causado o “velo” descrito).
Como não se sabe tudo isso com exatidão, também não é fácil encontrar soluções.
Para cianotipias, você precisa de negativos com alto contraste.
No futuro, eu tentaria usar um revelador padrão (por exemplo, D-76) com tempo de revelação mais longo ou concentração mais alta.
Acho que com uma breve pesquisa você encontrará informações confiáveis suficientes.
Mesmo que você consiga remover o estranho véu do seu filme, o contraste ainda será muito baixo.
Por isso, eu não investiria mais tanto trabalho e tempo nesse filme que não deu certo.
Mas: esses fracassos são úteis. Dá para aprender muito com eles.
Atenciosamente,
Klaus
sigint
Olá, Klaus,
antes de mais nada, obrigado pela postagem. Por que Caffenol? Eu queria um revelador que fosse fácil e rápido de conseguir. O fixador dura relativamente muito tempo, mas o revelador geralmente precisa ser usado logo. Mas agora comprei um revelador de verdade e está dando certo.
…
Vou testar a dica da concentração mais alta. Mas já fiz cianos com negativos do laboratório e achei o resultado satisfatório. Infelizmente, ainda tenho problemas com a produção do papel ciano, pois, com o mesmo tempo de exposição, os resultados às vezes são bons e outras vezes não. (Eu exponho com uma impressora UV)
…
Atenciosamente,
Bastian
KlausWehner
Oi, Bastian,
se você trabalha com um revelador feito por conta própria (seja com ou sem café), isso é exatamente o oposto de “fácil e rápido”.
Você precisa de produtos químicos diferentes (de fontes diferentes), precisa pesá-los (medir), colocá-los em solução. Depois, deve-se fazer um teste de revelação para determinar o tempo de revelação...
“Fácil e rápido” é trabalhar com um revelador padrão. Você compra ele junto com os filmes e o fixador.
Você obterá um resultado satisfatório logo de cara, se seguir os tempos de revelação indicados.
Como já disse: o maior contraste para as cianotipias é obtido por meio de um tempo de revelação prolongado ou de um revelador com maior concentração.
Boa sorte e divirta-se!
Conte-nos, quando tiver oportunidade, como foi o resultado.
Atenciosamente,
Klaus
Urnes
Olá, Bastian,
Quando você diz que os cianos às vezes funcionam e outras vezes não, isso normalmente não tem a ver com o revestimento do papel. Um ponto importante é, certamente, o negativo, como o Klaus já mencionou. Se você descrever o que não está funcionando, com certeza poderemos te ajudar. O tempo de exposição em uma impressora UV (a cerca de 20 cm acima da imagem) deve ser bastante constante, entre 20 e 25 minutos.
Atenciosamente, Sven.
sigint
@Klaus: Bem, o que me interessava era a facilidade de aquisição. Os ingredientes para o Caffenol estão disponíveis no supermercado da esquina. O fixador dura bastante tempo, mas o revelador acaba rápido. Vou testar essa questão do contraste, mas não é esse o meu problema.
@Urnes: Estou usando o mesmo negativo, então não pode ser por causa disso. E a exposição também é a mesma. O problema é que as fotos ficaram claras demais, como se eu não tivesse feito a exposição por tempo suficiente. Eu tinha revestido os papéis recentemente, por isso acho que é por causa disso. Mas eu não tinha água destilada, então usei água da torneira. (Vou testar isso amanhã novamente com água destilada)
Atenciosamente,
Bastian
Urnes
Isso não tem a ver com a água, mas sim com a forma de molhar. Se a água estiver muito fria e você tiver que mexer demais, a tinta acaba saindo do papel. Tente usar água mais quente. Já falei sobre isso no meu blog:
http://so-froehlich.de/blog/2012/08/08/cyanotypie-3/
€
Atenciosamente, Sven.
Morte
Só um comentário rápido: por exemplo, o ADONAL (RODINAL) não se estraga tão cedo. Ele dura alguns anos. O aroma de café já terá desaparecido há muito tempo... ;-)
KlausWehner
Nesse ponto, concordo plenamente com a opinião do Morte.
O ADONAL tem longa durabilidade, é flexível, está bem documentado — e provavelmente custa menos do que um café.
Mesmo que ele não seja meu revelador favorito, eu o recomendaria sem reservas para esse fim.
€
Atenciosamente,
Klaus
sigint
Nossa... então me enganei quanto à durabilidade. Li em algum lugar que ele só dura algumas semanas. Mas os resultados são, sem dúvida, úteis para o que preciso. Hoje expus o Cyanos ao sol e, com cerca de 40 minutos de tempo de exposição, obtive resultados satisfatórios. Na exposição UV, só obtive resultados após cerca de 60 minutos. Isso me surpreende, pois nas últimas folhas obtive bons resultados com cerca de 20 minutos. É estranho.
?
Atenciosamente,
– Bastian
Urnes
Olá, Bastian,
Tem algo errado no seu fluxo de trabalho. Ao sol, o processo deveria ser bem mais rápido. Você preparou a solução na hora e secou os papéis no escuro? Que receita você usou?
Atenciosamente, Sven.
sigint
Olá a todos,
Aqui estou de novo. Estou muito ocupado no momento e, por isso, raramente consigo postar.
?
@Sven: Sim, os papéis estavam recém-preparados e secados no escuro. Usei a seguinte receita: 25 g de amônio..., 16 g de hexa... de potássio em 100 ml de H₂O cada. Depois misturei em partes iguais. Vou testar outra receita quando tiver oportunidade. (10 g de amônio, 4 g de hexa... de potássio)
?
?
Atenciosamente,
Bastian
Urnes
Experimenta isto:
?
- 20 g de citrato de ferro (III) amônico (verde) + 100 ml de água destilada
?
- 8 g de ferricianeto de potássio + 100 ml de água destilada
e, claro, certifique-se de que a exposição do papel seja feita pelo lado certo. Às vezes não dá para ver muito bem qual dos lados está revestido.
?
Atenciosamente, Sven.