Eu sempre colo minhas fotos em papel baritado usando fita adesiva úmida. Isso deixa o papel fotográfico liso, exatamente como saiu da embalagem. Sobre papel fotográfico barato: o papel baritado da Foma é um papel muito bom. Até agora, só o comparei com um papel Ilford mais antigo e, nesse caso, gostei um pouco mais do Foma.
€
Sobre a lavagem: o papel não deve ficar “parado” na água estagnada. A água deve ser renovada gradualmente e o papel deve estar sempre em movimento. Eu recomendaria uma lavagem de aproximadamente 45 minutos. Se você quiser construir uma cuba para isso, certifique-se de que a água fresca entre pela parte superior e que o ralo fique bem no fundo. É na parte inferior que se acumulam os produtos químicos. A hidratação pode ser encurtada utilizando-se, após um breve período de hidratação de cerca de 10 minutos, um “banho acelerador de hidratação”. No caso mais simples, este consiste em uma solução de bicarbonato de sódio (uma pitada na palma da mão para 1 litro) e a imagem é mergulhada nela por cerca de 3 minutos. Em seguida, volta-se para a lavagem, que agora funcionará mais rapidamente. Também é possível reduzir o tempo de lavagem evitando que o fixador penetre profundamente na dobra do papel, utilizando dois fixadores mais concentrados com tempo de fixação muito curto, conforme descrito aqui:
http://www.fotografie-in-schwarz-weiss.de/sw-fotografie/kolumne/100-wollstein02.html
Na universidade, temos água de graça em abundância. É por isso que minhas impressões baríticas ficam de boa na banheira por até cinco horas.
€
Você também poderia pré-lavar as fotos na universidade e fazer a lavagem final e a secagem em casa. Mas certamente é recomendável usar a água gratuita da universidade para isso. Lá você também poderia secar suas impressões em papel baritado até certo ponto, para depois molhá-las novamente em casa e secá-las adequadamente, por exemplo, sobre uma placa de vidro usando fita adesiva resistente à água. Aqui está um link muito bom sobre isso, caso você ainda não o conheça:
http://www.fotografische.de/fotolabor/baryt-trocknen
€
A secadora de PE do seu laboratório, aliás, não é adequada para papel baritado, pois esse papel é bem mais espesso. Ele retém muito mais umidade do que o papel PE. Além disso, o papel PE absorve menos umidade por si só, já que é, por assim dizer, “selado”.
É verdade que existe (ou melhor: existia) também papel baritado com espessura de papel comum, muito fino, que era muito mais fácil de secar. Mas presumo que você esteja se referindo ao papel baritado “de verdade”, com espessura de cartolina.
€
Atenciosamente,
Thomas