Neutrino
Pessoal,
Estou fotografando meu primeiro rolo de Superpan 200 em formato 35 mm. Como revelador, gostaria de usar o ADOX ADX. Infelizmente, não consigo encontrar em lugar nenhum os tempos de revelação para essa combinação, nem nas fichas técnicas, nem no digitaltruth, nem em qualquer outro lugar. Também não há nada sobre o Infared e o Retro 400s, dos quais poderíamos deduzir esses valores. Infelizmente, não tenho tempo nem experiência para testar o filme exaustivamente. Até agora, sempre segui as especificações de revelação dos fabricantes, com talvez pequenas variações.
Por isso, gostaria de perguntar se alguém já teve experiência com essa combinação e sabe os tempos adequados a 20 graus. A exposição do filme foi feita a 200.
michael-kielgmxnet
Eu começaria usando o tempo de revelação do Agfa APX 100. Em outros reveladores, os dois filmes também têm tempos de revelação bastante semelhantes. Mesmo que talvez não seja 100% exato, o resultado deve ser aceitável.
Neutrino
Obrigado por essa dica útil! Acho que vou tentar fazer assim!
ThomasPauly
Pela minha experiência com outros reveladores, o Rollei Superpan 200 sempre exigiu tempos de revelação mais longos do que o APX.
Um revelador cujo manual de instruções inclui ambos os filmes é o Rollei RHS-DC (também comercializado como D74 One Shot). Para ele, com sensibilidade nominal e uma diluição de 1+7, são indicados os seguintes tempos:
- Rollei Retro 100 ( = APX): 5:30
- Rollei Superpan 200: 6:30
Isso está de acordo com as experiências mencionadas acima. Eu estimaria o valor inicial para testes com o ADX usando a fórmula (tempo do APX) + 20 %.
Atenciosamente,
Tepe
Neutrino
Agradeço também pela sua dica. Vou tentar aumentar um pouco os tempos de APX. Estou curioso para ver o resultado...
Neutrino
Para quem estiver interessado em saber como ficou o Superpan 200 no ADX:
€
Revelei o filme por cerca de 6 minutos, com um intervalo de 30 segundos entre cada imersão e uma temperatura de aproximadamente 21 graus.
€
O filme ficou bom, sem dúvida. Muito obrigado mais uma vez pelas dicas de vocês. Pelo que posso avaliar, ele está um pouco subrevelado e também um pouco subexposto. Será que, com essa combinação, ele não chega a atingir exatamente ISO 200? Por isso, infelizmente, as sombras ficam um pouco perdidas, mas, fora isso, o resultado parece bem bom. Acho que APX 100 – tempo mais 20–25% deve dar mais ou menos certo. Acho que se eu tivesse revelado o filme por 6:45, teria ficado melhor. A nitidez eu acho realmente muito boa e o grão também está razoavelmente discreto, mas, admito, não tenho comparação, já que foi meu primeiro Superpan 200.
piu58
O SP 200 tem (conforme testado em vários reveladores) realmente 100 ASA, nada mais.