?
?
Oi,
isso é verdade, mas com a escala de cinza em intervalos de um terço, dá para ler a sensibilidade real de forma correta.
Eu não me fixaria necessariamente apenas no valor gama, pois o seu valor informativo é limitado. Você consegue prever o resultado da imagem com mais precisão se conhecer todo o traçado da curva.
?
A propósito, acho ótimo que você esteja se dedicando de forma tão sistemática à sensitometria; isso simplesmente ajuda na hora de tirar fotos. Continue assim!
?
Frankgröße
Oi,
bem, não vou comprar outro, custou 45 euros. Minhas avaliações anteriores de filmes de 35 mm me levaram a um ponto em que agora sempre sei de antemão se o filme ficou bom.
Com o filme plano, no começo eu não sabia como proceder, agora tenho um método próprio para realizar a exposição de 9 tiras em uma folha. Com o Stouffer, agora é claro que ficou ainda mais fácil: basta uma exposição e está tudo pronto.
Infelizmente, tenho apenas um revelador de laboratório primitivo (Kaiser Automatiktimer); como temporizador ele é bom, mas o sensor é tecnicamente fraco e reage apenas às áreas médias da escala de cinza.
Saudações,
Ewald