Nikoo7
Olá,
Quais marcas ou modelos são recomendados para as lentes mencionadas acima?
Já ouvi falar de:
Beroflex, LENTAR, Hanimar e -->Weltblick<--, que me interessam particularmente
Bem, a Zeiss é a Zeiss e, neste caso, também não está dentro do meu orçamento

?
Urnes
Pentax e Fuji. No entanto, é melhor você testar antes para ver se elas se encaixam corretamente. A Fuji tem uma “saliência” nas lentes para impedir que elas girem, e em algumas câmeras isso não se encaixa 100%.
€
Atenciosamente, Sven.
€
P.S. A Carl Zeiss Jena é bastante acessível e também fabrica lentes muito boas. A Tessar 2,8 50 mm é realmente excelente.
hagee
Sim, eu também teria dito Pentax de imediato. As Takumare M-42 têm todas uma boa reputação, desde que se trate de lentes de distância focal fixa. Entre os fabricantes terceirizados, gostaria de mencionar a Tokina. Elas também devem ter um preço incrivelmente acessível.
Urnes
Para resumir: as lentes Beroflex e Weltblick (acho que ainda tenho uma dessas por aí) são boas, mas não chegam aos pés do desempenho da Pentax e da Fuji, e provavelmente também não das Tokina. E a Tessar, apesar de ter “apenas” uma abertura de f/2,8, achei quase muito nitida ou realista demais para retratos, como você preferir. A VEB Pentacon também fabricava lentes muito boas; era a empresa sucessora da CZJ e, como eu poderia ter esquecido, a Voigtländer também fabricava lentes M42. Mas não sei se, após a aquisição da Voigtländer, também existiram lentes com a marca Rollei e conexão de rosca.
Atenciosamente, Sven.
AchimBauer
Olá, Nikoo7
Cuidado com as lentes Pentax Takumar. Não porque elas não sejam boas, mas porque são mais compridas na parte traseira e se projetam mais para dentro da câmera; pode ser que a tampa fique presa.
Fora isso, no eBay e em lojas de produtos usados há uma grande variedade de lentes M42, pois esse era o padrão antigamente. Quase todos os grandes fabricantes de câmeras já tiveram lentes M42. Tudo o que se conseguia da Pentacon e de seus fornecedores não era nada mal. Mas cuidado: as lentes Electric só servem para as câmeras Practika Electric, mas podem ser usadas com restrições em outras câmeras.
As lentes da Revue e da Porst também não são desprezíveis, já que a maioria delas também vinha da linha Practika ou de fornecedores japoneses. A Ricoh e a Cosina também fabricavam boas lentes, mas todos os fabricantes terceirizados, como Tokina, Tamron, Soligor, Sigma, Kiro, Vivitar, Hoya, Kiron, Hanimex etc., também produziam boas lentes, inclusive com a montagem M42.
Havia também fabricantes com sistemas de adaptadores, onde era possível trocar, mas será difícil encontrar o adaptador adequado. A menos que seja um com adaptador T2. A Novoflex também tinha conexões para adaptadores e lentes muito interessantes, como cabeças de vibração rápida e macro; não sei se elas tinham T2, mas não será difícil descobrir.
Infelizmente, na época em que o M42 ainda estava em voga, havia também algumas lentes de baixa qualidade, sem revestimento e muito baratas, mas elas quase não aparecem no mercado de usados, se não contarmos com as Zenitar, embora também houvesse algumas interessantes entre elas.
Dá uma olhada no eBay ou em lojas com seções de usados bem abastecidas; não precisa comprar logo, basta sondar o mercado e os preços.
€
Atenciosamente, Achim
Wolf_XL
...Pentax, CZJ, Fuji e Schneider-Kreuznach como alternativas um pouco mais econômicas às lentes Zeiss. Quase todas fabricavam boas lentes — assim como todas tinham, de vez em quando, algum produto que não estava à altura.
Nikoo7
Olá,
muito obrigado pela ajuda de vocês! Entretanto, comprei duas lentes e também um adaptador — ou anel intermediário? — e agora estou esperando ansiosamente pela DHL...
...Hum, além disso, recebi agora uma oferta por uma
câmera SLR Canon EOS 1000. Com duas lentes, flash e filtros coloridos para o flash...
Agora estou pensando de novo se aceito a oferta. De alguma forma, fui contagiado pela febre da irracionalidade. Mas eu queria mesmo uma analógica... Bem... hm... Me atrai a ideia de combinar o antigo com o novo e também de testar só o antigo...
Existem também lentes radicais de 8 mm ou similares dessa época com essa rosca? Eu procurei em ****kleinanzeigen por “M42 Fisheye” e “M42 8 mm”, mas não encontrei resultados.
Abraços,
Nikoo
Nikoo7
Tenho me deparado com isso com frequência:
Conector: baioneta Exakta
€
Será que é o M42? Tem tanta variedade que, quando não se tem noção, fica realmente complicado.
Urnes
Não! A baioneta Exakta é a baioneta Exakta! Pelo menos no formato 35 mm. No formato médio, a Exakta usa a baioneta da Pentacon Six. No entanto, havia algumas lentes disponíveis tanto na versão M42 quanto com a baioneta Exakta. Mas, a propósito, uma Exakta Varex em bom estado também pode ser muito divertida, especialmente os pequenos detalhes, como o cortador de filme embutido, para quando não se quer revelar um rolo inteiro...
€
Atenciosamente, Sven.
Commander8x
Para contribuir com algo concreto:
€
http://de.wikipedia.org/wiki/M42_%28Objektivanschluss%29#M42-Schraubgewinde
€
Por favor, nada de mitos baseados em boatos! As lentes electric, por exemplo, podem ser usadas sem restrições em todas as câmeras M42; a única diferença é que não há medição de exposição com a abertura máxima.
€
Provavelmente não existem olho de peixe M42, pois quando o M42 estava na moda, ainda não havia tipos de vidro de alta refração acessíveis para isso. Talvez mais tarde tenham surgido os olho de peixe russos também com M42, que eu acho que se chamavam Zenitar: o item do eBay #160655664002 é um deles.
€
Se você quer algo analógico e barato, dá uma olhada no eBay por um conjunto da Praktica com lentes de 28, 50 e 135 mm. Esse era o padrão antigamente e, por isso, é mais comum encontrá-lo à venda. No entanto, as lentes podem ter o diafragma preso e colado, já que são um pouco antigas, né. Nesse caso, a única solução é consertar você mesmo ou levar a uma oficina.
€
Por esse preço, você também pode comprar um modelo básico, por exemplo, da Nikon, Canon ou Minolta, com lentes compatíveis.
€
Primeiro, decida se você quer exposição automática ou foco automático. Depois, escolha uma marca e um modelo de câmera.
€
Desde que as câmeras digitais com baioneta Sony ou MFT passaram a ter adaptadores M42, os preços subiram. Agora você não consegue mais encontrar lentes M42 realmente baratas.
€
Atenciosamente, Matthias
€
€
Nikoo7
Olá,
Olá,
Recebi hoje as lentes. WELTBLICK 2.8 35 mm e WELTBLICK 105 mm e 2.8
A de 35 mm funciona muito bem, mas na de 105 mm não consigo ajustar a abertura. O pequeno pino de metal pode ser pressionado para baixo, mas quando giro o anel de abertura, nada acontece! Acho as fotos com a abertura máxima ótimas, elas ficam super nitidas e claras. No entanto, ainda assim é uma limitação não poder fechá-la

O que pode ser e como posso resolver isso?
Atenciosamente
piu58
>Não ajustar a abertura
Graxa endurecida no mecanismo. Dados os baixos preços de mercado de produtos usados, geralmente não vale a pena fazer o conserto (>50 €).
Nikoo7
Eu digitei errado, trata-se de uma lente Weltblick de 135 mm.
?
Mas isso não muda nada... <_<
?
Bem, estou muito satisfeito com ela mesmo assim e vou (poder) usá-la apenas com a abertura máxima.
?
Então, tive que continuar procurando e acabei comprando uma...
?
Beroflex 135 mm 2.8
e uma
Soligor (ou algo parecido) 80 - 200 mm -> esqueci a abertura
?
Sim, perguntei antes e a abertura fecha e até abre de novo... ;)
?
Fiquei viciado.
kindgottes92
Minha lente M42 favorita, sem dúvida, é a Pentacon 135/2.8. Devido ao anel de foco um pouco duro, que gira quase 360°, ela não é ideal para fotos instantâneas, mas, para retratos, quando se tem tempo, é impagável e produz imagens maravilhosas. De modo geral, as lentes Pentacon na linha M42 são uma recomendação; elas oferecem qualidade de verdade e há também modelos relativamente novos, já que a marca continuou produzindo até uma época em que outros fabricantes já faziam apenas para outras montagens.
michael-kielgmxnet
A antiga Pentacon 2.8/135 sem diafragma de lâminas é uma verdadeira "dica secreta" para a fotografia de retratos. Graças às suas numerosas lâminas, ela mantém uma abertura quase circular mesmo quando fechada.
Mas a versão mais recente também é realmente boa. O para-sol integrado é bastante prático.
kindgottes92
O para-sol embutido é bem prático.
Mas, a essa altura, já estou cansado de viseiras integradas ;) Principalmente quando a lente já é mais antiga, elas não ficam mais no lugar. Na Pentacon, ela também impede que eu coloque um adaptador de filtro, porque fica saliente em relação à rosca. Assim, nenhum dos meus filtros de 58 mm serve nela...
Mas, no que diz respeito à qualidade, você está certo, é claro