Nikoo7
Olá,
Sou nova aqui e trouxe um monte de perguntas comigo... :)
Primeiro, gostaria de me apresentar rapidamente, já que é assim que se faz ;)
Tenho 31 anos e sou de BS, na Baixa Saxônia. Fotografo digitalmente há cerca de dois anos. Há algumas semanas, sou a orgulhosa e muito satisfeita proprietária de uma Canon EOS 5D. Minha primeira câmera full-frame.
A ideia de experimentar a fotografia analógica já está na minha cabeça há algum tempo. Agora que já estou razoavelmente familiarizada com as configurações, acho que chegou a hora certa e estou “ansiosa” para experimentar.
Há alguns dias estou procurando lentes antigas para minha câmera digital. Claro, por causa dos preços. Tenho uma lente de 50 mm e uma de 28 mm e gostaria de comprar também uma teleobjetiva e uma macro. Foi então que percebi que muitas lentes saem mais baratas em conjuntos com a câmera do que compradas separadamente.
Agora decidi que quero comprar uma boa câmera analógica e tenho algumas perguntas a respeito:
Na área analógica também existem diferenças de formato, full frame etc.?
Qual câmera é recomendada? Gostaria de continuar com a Canon.
Como há dois anos uso apenas configurações manuais e pretendo continuar assim, não me importo se ela tiver funções automáticas.
Mas gostaria de ter uma câmera profissional com a qual possa tirar fotos bonitas — e, se essas diferenças existirem na área analógica, então deve ser, sem dúvida, uma câmera full-frame.
Como as lentes FD não são compatíveis com as câmeras digitais, elas provavelmente são mais baratas do que as lentes EF. Por isso, se não houver diferença de qualidade, eu preferiria comprá-las.
Ficaria muito feliz se alguém tivesse vontade — e paciência ;) — de me ajudar.
Abraços,
Nikoo7
piu58
A série Canon EOS é muito variada; aqui você certamente encontrará algo (usado). Todas as câmeras têm um negativo de 23x26 mm, ou seja, “formato completo”. Existem muito poucas câmeras que produzem imagens em formato meio ou quadradas em filme 35mm,
Eu tenho/tinha da série EOS a 500 e a 1000, que são modelos extremamente acessíveis. E também uma EOS 33, que é um dos últimos modelos, mas ainda faz parte da série “Consumer” de alto padrão. É claro que também existem/existiam câmeras profissionais, como hoje em dia,
A vantagem da EOS em relação à FD: as lentes também se encaixam nas câmeras digitais. O contrário não é necessariamente verdade, pois elas precisam ser calculadas para o formato full-frame. Mesmo que se encaixem mecanicamente, elas não iluminam todo o círculo de imagem.
Tandemfahren
Oi, Nikoo,
seja bem-vindo ao clube dos “saudosos do passado”!
Vou direto ao ponto: se você quiser continuar com a Canon EOS (já só pela “compatibilidade” das lentes), não terá nenhum problema na escolha do corpo da câmera.
Quanto ao formato, só há o KB (formato 35 mm, 24x36) para você, assim como o seu “formato full-frame”.
O único formato de filme disponível é o 135 (35 mm) como negativo colorido, P&B e diapositivo.
No eBay há uma ampla variedade, desde as “caixinhas de iogurte” como a EOS 300 ou 500, passando pelas muito melhores (estamos falando da mecânica), por exemplo, a EOS 50, até as de gama alta como a EOS 1, 1v etc., às quais também se inclui a EOS 30. Veja quanto você quer gastar e, de preferência, compre uma câmera tipo “potinho de iogurte” como reserva (mesmo que você “precise” de outro tipo de filme, mas o rolo longo ainda tenha 20 fotos).
Todas as EOS têm muitos recursos automáticos, mas também podem ser totalmente manuais. Você vai se familiarizar imediatamente.
Eu não recomendaria a FD, não porque ela não seja boa, mas porque você vai precisar de tudo em duplicata, vale a pena? – isso você é que sabe.
E sim, há muitos formatos diferentes na área analógica (risos :-)
Se deixarmos de lado as embalagens de filme pequenas, no formato meio 35 mm temos 18x24, quadrado 24x24, “formato Leica” 24x36 e alguns formatos largos incomuns, como 24x65.
Em filme em rolo, temos 4,5x6 cm, 6x6, 6x7, 6x9 e alguns formatos largos incomuns,
E depois os filmes planos, de 6,5x9 cm até o impressionante 11"x14".
O maior formato de filme de produção em série que conheço foi o Polaroid 50x60 cm (!), veja aqui: ? ? ? ? ? ??
http://forum.fotoimpex.de/index.php?showtopic=2518
Na verdade, os únicos realmente comuns são 24x36, 4,5x6, 6x6, 6x7 e os formatos médios de filme plano. Embora os exóticos sejam, naturalmente, os mais atraentes.
Na verdade, muito mais importante é a questão do tipo de filme e se você mesmo deseja revelá-lo e/ou ampliá-lo.
ISSO ainda é um longo caminho com muitos cruzamentos.
my2cts
Frank
TR
O que "Tandemfahren" quer dizer com esses números estranhos são os diversos formatos em que os filmes são produzidos. O "formato completo", do qual você fala, é (apenas) o "formato 35 mm" e o padrão ao qual o mundo digital só recentemente começou a se aproximar. Em seguida, vem o "formato médio", maior, e depois o "formato grande".
Com filme, é muito mais fácil (e muito mais barato em termos de equipamento) obter uma alta “resolução” ou precisão de detalhes. Com qualquer câmera de 35 mm que seja operada manualmente e com uma lente razoavelmente boa, diante de um filme de 100 ASA (de grão relativamente fino), você já atinge um nível de imagem que só seria possível com uma 5D Mark 2 etc. É possível alcançar muito mais com câmeras de formato médio, que agora podem ser adquiridas a preços bastante acessíveis no mercado de usados.
Desde que você não dependa de automáticos rápidos, basta uma “caixa” à prova de luz que segure o filme e a lente e deixe a luz incidir sobre o filme no momento mais precisamente definível possível. A qualidade da óptica determina a qualidade da fotografia. Com uma Praktica antiga + lente Tessar por 15 euros no eBay, você alcança, com um bom filme colorido de 100 ASA, uma qualidade de imagem semelhante à de uma câmera digital full-frame que custa 150 vezes mais. Com filmes em preto e branco, é possível obter uma qualidade de imagem ainda maior se você mesmo revelar. No entanto, é preciso saber digitalizar bem os negativos. Como você pode ver: “analógico” significa mais trabalho, mas permite obter resultados excelentes quando se domina a técnica.
gurkensaft
Oi, Nikoo,
minha esposa tem uma EOS digital, eu uso uma 30 e uma 3 analógicas.
Nós dividimos as lentes EF. Isso é muito prático.
Na sua escolha, eu levaria em conta a lente que vem com a câmera para decidir o que, de qualquer forma, está “faltando” para você.
Na verdade, todas tiram boas fotos, mesmo as câmeras para iniciantes. Para a qualidade da imagem (em câmeras analógicas modernas), a lente e o filme têm maior importância do que o corpo da câmera.
Os modelos de três e quatro dígitos (1000, 500 etc.) e também, por exemplo, a 50e já estão disponíveis a preços acessíveis.
A 3 já é uma câmera semiprofissional, portanto robusta, mas também maior e mais pesada.
A 30/33 (V) é bem mais compacta e leve e ainda é bastante “nova”.
Como ela é incrivelmente silenciosa, eu me apeguei bastante a ela.
A 1 e a 1V são ótimas câmeras, mas talvez eu não as recomendasse para testar no início.
Se você não se acostumar com o controle ocular “Eye Control”, pode desativá-lo em todos os modelos e usar a câmera de forma totalmente “normal” ;)
Atenciosamente, Torsten
AchimBauer
Olá, Nikoo7,
Já foi dito quase tudo; eu recomendaria uma EOS analógica. O antigo modelo top de linha já pode ser encontrado por menos de 200 euros, e os modelos menores por cerca de 50 euros ou menos. Você pode encontrá-los em um site de leilões conhecido ou em uma loja de fotografia que tenha uma seção bem abastecida de produtos usados. Pelo menos para as digitais full-frame, como se diz hoje em dia, a lente vai servir, e por enquanto você não precisa de mais nada. Depois, alguns rolos de slide! Com eles, você faz algumas fotos de teste para ver se a câmera funciona. Com o slide, é mais fácil perceber quando a exposição não está certa. Se tudo estiver certo, você pode pensar no que quer fazer: diapositivos em cores ou preto e branco, negativos em cores ou revelação em laboratório grande, ou preto e branco em laboratório especializado ou mesmo em casa. Dependendo do que você quiser fazer, vai precisar de um projetor ou de uma câmara escura (parece muito complicado e caro, mas também dá para fazer sem nada e de forma barata) ou de um laboratório confiável.
Se você acabar gostando da fotografia analógica, ainda poderá decidir se quer continuar com o formato 35 mm, o formato médio, o panorâmico ou o grande formato.
E na internet também há boas livrarias de livros antigos onde é possível adquirir bons livros sobre fotografia analógica.
Um livro que eu aprecio muito é o Manual de Fotografia, de Hedgecoe, que oferece uma visão geral de tudo.
€
Atenciosamente, Achim
Olivinyl
Olá, Nikoo,
Tenho uma Canon EOS 500N com acessórios (flash, bateria, manual, outras lentes,...) para vender.
Envie-me uma mensagem privada.
Atenciosamente, Oliver
wosis123
Olá,
As câmeras e lentes da série FD também oferecem uma ampla variedade.
A última câmera fabricada foi a T90, que na época foi revolucionária e antecipou muitos recursos da série EOS, exceto o foco automático, é claro.
Como modelo profissional, antes dela ou quase na mesma época, havia a nova F1, muito modular, com visor intercambiável, discos de ajuste etc., mas é um aparelho bem pesado, especialmente com o motor acoplado. Você encontra uma boa visão geral aqui:
http://www.mir.com.my/rb/photography/companies/canon/fdresources/
Se você quiser entrar nesse mundo, já deve saber o que pretende fazer com ela.
Você também encontra muitas informações sobre as lentes FD por lá. A maioria pode ser comprada usada por um preço bastante acessível; como lente universal, por exemplo, tenho a 35-105/1:3,5, que custa cerca de 100 euros usada em bom estado. Você também pode começar com uma lente padrão de 50 mm; as de f/1,8 ou as melhores, de f/1,4, podem ser encontradas por um preço acessível (50-80 euros). Mesmo as melhores lentes (aquelas com o anel vermelho), como a 50/f/1,2L ou a 85/f/1,2L, custam apenas cerca de 500 euros.
Você encontra aqui uma boa visão geral da “qualidade” de cada lente:
http://www.photozone.de/active/survey/querylenstxt.jsp?filter=%22brand=%27Canon%20FD%27%22
Se ainda tiver alguma dúvida, é só perguntar.
Atenciosamente,
Hendrik
kindgottes92
Como sou relativamente novato no mundo da fotografia analógica, não posso deixar de concordar com os comentários anteriores. Já tenho uma EOS digital há algum tempo e, como precisei de uma câmera analógica para um curso na faculdade, foi natural comprar uma EOS. Graças a uma oferta barata no eBay, acabei escolhendo a 500N. Comprei-a por 30 €, sem lente, mas com as pilhas incluídas. O que me leva à única desvantagem real dessa câmera: ela precisa de... baterias de lítio caras (na loja custam 15 €, na internet consegui algumas por 6 €) com as quais dá para fotografar 60 rolos (sem flash), mas se você está acostumado com a praticidade das baterias recarregáveis, isso é chato e um motivo pelo qual ainda estou pensando em comprar uma câmera totalmente mecânica. Se você quiser revelar você mesmo, uma câmera em que se possa rebobinar manualmente também é interessante, porque assim dá para deixar a aba do filme aparecendo para fora do cartucho, o que simplifica muito o trabalho no escuro.
Se você precisa de lentes baratas para isso, uma EOS também é uma boa escolha, porque dá para adaptar lentes M42 antigas (o adaptador custa cerca de 5 €) e, em alguns casos, dá para encontrá-las por um preço bem baixo, embora ainda estejam em ótimo estado óptico e sejam adequadas para o digital.
?
Atenciosamente
Chris
piu58
> tem a opção de deixar a aba do filme visível para fora do cartucho
?
Na EOS 33, é possível ajustar isso.
Blendenlicht
Olá,
Bem, então vou me apresentar também, já que é assim que se faz... :spudnikwaving:
Tenho 47 anos e sou da região mais ao sul da Bacia do Ruhr. Fotografo digitalmente há muitos anos e, por influência de um conhecido, passei a me interessar pela fotografia analógica. Nos últimos dois meses, comprei quase tudo no site de leilões e, anteontem, revelei meus dois primeiros rolos (Agfa APX-100) com os produtos químicos da FOTOIMPEX. Para a alegria de todos. Deu certo, pelo que posso avaliar como leigo, ao examinar os negativos. Nos próximos dias vou tentar fazer os positivos. Esqueci completamente de comprar um revelador de positivos. :spudnikwhat:
Bem, quando leio aqui quais câmeras e lentes são recomendadas, fico me sentindo meio estranho.
Comprei uma Canon A-1 (câmera de vitrine, sem uso e sem nenhum arranhão) com as lentes FD, que não são tão elogiadas por aqui. Além disso, comprei todas as lentes possíveis. Para minha esposa, comprei uma Canon EOS 3000N. Que também me dá muito prazer.
Será que estou equipado de forma muito excêntrica?
Atenciosamente :spudnikhattip:
André
Photux
Acho que o principal argumento contra o FD é a falta de compatibilidade. Pelo que sei, a distância entre o filme e a lente é particularmente pequena, o que faz com que as lentes EF não possam ser montadas, ou apenas com restrições. Usar lentes FD em uma baioneta diferente também é um problema, mas com câmeras de sistema (se for para usar digital) não há problema. Principalmente as teleobjetivas um pouco maiores são bem divertidas de usar com o fator de corte de 2x na minha Olympus E-PL1. ^_^
No meu caso, tudo começou quando “herdei” uma AE-1 meio defeituosa com uma ou duas lentes. Depois, uma coisa levou à outra, de modo que não valia mais a pena mudar de sistema. No momento, tenho uma AT-1, uma A-1 e uma T70 em uso. A A-1, em especial, é realmente uma bela peça, embora a T70 também tenha suas vantagens (principalmente no preço; comprei a minha usada no eBay por menos de 10 € — mas os modos automáticos e o fato de usar pilhas AA comuns também não são de se desprezar).
Quanto às lentes, tenho uma coleção bastante variada. Minhas lentes favoritas são uma Canon 50 mm f/1,4 (não a de f/1,8, grande diferença!) e uma Vivitar 135 mm f/2,8; ambas têm um ótimo “bokeh”. Devo dizer que desenvolvi uma preferência por lentes de distância focal fixa com grande abertura; ao contrário do que eu temia, muitas vezes dá para passar sem o zoom. Uma 85 mm com grande abertura seria ótima, mas até agora não coube no orçamento.