jonnyrg
Boa noite,
Há alguns dias, encontrei uma caixa do meu avô com todo tipo de material fotográfico de 60 anos atrás. Entre outras coisas, havia negativos em vidro não expostos na embalagem original (Isopan F), que só podem ser abertos sob luz verde (tive a sorte de herdar isso do meu avô). Um pacote dos negativos ainda parecia novo, o outro estava manchado, provavelmente estragado. Como também tenho uma câmera, mas infelizmente não tenho um cartucho para ela, apenas o visor de tela fosca, surgiu a dúvida: ainda é possível conseguir material novo e, se sim, onde?
Atenciosamente,
Richard Gordian
piu58
Sem o cartucho, não vai dar certo. Com um pouco de sorte, você encontra algo no eBay. Existem formatos de cartuchos muito diferentes, por isso é preciso pesquisar antes.
Os discos já não são mais fabricados regularmente; usa-se filme plano. Portanto, você precisa de cartuchos de filme plano ou terá que colocar sempre uma placa de vidro atrás do filme.
CPD
Como também tenho uma câmera, mas infelizmente não tenho um rolo para ela, apenas o visor de tela, fiquei me perguntando se ainda é possível conseguir material novo e onde?
Olá, Richard,
que tipo de câmera você tem? Talvez eu possa te ajudar. A propósito, você só deve usar a luz verde por um instante. Eu já revelei filmes Pan a olho nu, daí a minha "advertência"!
Ciao!
jonnyrg
Olá,
esta é uma Zeiss Ikon Maximar 107/1
Urnes
Olá,
segundo o antigo catálogo da Rada, a Zeiss utilizava cassetes de encaixe normal. Elas são relativamente comuns. Mas é melhor você testar antes. Vou partir do princípio de que o formato do filme é 9x12 cm. Qual é a distância focal da lente? Se for 135 mm, deve ser um 9x12. Se você tiver as cassetes, então, como o piu já escreveu, você ainda precisa de uma placa de metal para carregar filmes planos; em alternativa, uma placa de vidro também serve.
Atenciosamente, Sven.
jonnyrg
A lente tem 105 mm e também possui um visor de tela fosca na parte traseira para o ajuste. Gostaria de anexar algumas fotos para ilustrar, mas não estou conseguindo encontrar uma maneira de fazer isso no momento.
Urnes
Com 105 mm, deveria ser um formato 6x9 cm. Nesse caso, podem ser usados rolos de filme (embora provavelmente já seja muito difícil encontrar filmes planos com essas dimensões) ou filmes em rolo no compartimento para rolos. A vantagem é bem clara: ainda há bastante material de rolo, mas é mais difícil encontrar um compartimento traseiro adequado. Aqui está o link para o antigo catálogo da Rada:
http://www.fotografische.de/wp-content/uploads/rada-katalog-fotografische_de.pdf
€
Atenciosamente, Sven.
CPD
Eu poderia conseguir cassetes de 9x12 cm, mas não as de 6x9 cm. Mas você encontra essas com frequência; a questão é se não seria mais prático usar filme em rolo. Eu tenho cartuchos de 6x9 (para o encaixe interno), mas não os uso. Na minha opinião, seria mais sensato comprar um cartucho de filme em rolo da Rada. Pela minha experiência, os que têm janelas vermelhas são mais confiáveis do que os com contador.
€
Ciao!
jonnyrg
Acabei de encontrar mais 3 cassetes entre os bens herdados *Que alegria!*
?
Uma está vazia, outra tem um disco empoeirado dentro e a outra tem um que parece um pouco arranhado e parece preto por um dos lados. O lado de vidro está voltado para a luz. O lado da camada clara está voltado para trás. A questão agora é: como revelo isso? Tenho aqui o revelador em pó a49 e o revelador de papel Eukobrom. Algum deles serve para isso?
?
Atenciosamente
TR
O A-49 deve ser adequado. O Eukobrom (revelador positivo), nem tanto. As placas que já foram expostas à luz direta estão, naturalmente, estragadas (pela tua última mensagem, parece que foi isso que aconteceu). De modo geral, podes partir do princípio de que todas as placas antigas apresentam um forte véu cinza e estão completamente sem contraste. Você pode tentar, claro. Eu, porém, as jogaria no lixo ou guardaria o vidro para, quem sabe, fazer placas úmidas de colódio mais tarde.
jonnyrg
Abri-as rapidamente sob uma luz verde fraca. Uma luz bem fraca mesmo. Li em algum lugar que elas parecem aguentar esse tipo de luz (veja a primeira postagem: Isopan F).
€
Então, nos próximos dias vou me dedicar a isso e ver se dá para reconhecer alguma coisa. Uso apenas o revelador ou adiciono um antinevel, como, por exemplo, brometo de potássio? (Também uma informação que encontrei em algum lugar na internet.)
€
Atenciosamente
Morte
Eu, sem dúvida, revelaria e digitalizaria essas fotos. Ajustando os pontos de preto e branco no Photoshop, dá para recuperar surpreendentemente muito mesmo de imagens totalmente desbotadas. É realmente fascinante, uma história tão antiga. Não as jogue fora, de jeito nenhum!