beka
Olá! Adquiri recentemente uma Opemus 6 com cabeça colorida, que nunca foi usada. Quando tento abrir ou fechar os filtros coloridos com a alavanca, ela não os acopla. Porém, quando giro a roda de filtros correspondente, ela encaixa na posição correta. Alguém teria alguma sugestão sobre como resolver isso? Ainda não verifiquei como o sistema funciona.
Gast
Pela tua descrição, acho que há algo solto lá dentro. Provavelmente não vais conseguir evitar ter que abrir a caixa. Olhando para o meu cabeçote Meograde, que com certeza tem uma estrutura semelhante, isso não deve ser muito difícil. Não desistas.
€
Atenciosamente, Jürgen
Renate
Isso parece mesmo ser gordura endurecida. Então, é só abrir, desmontar, lavar, lubrificar de novo e montar tudo de volta. Leva algumas horas e depois volta a funcionar perfeitamente.
?
?
Atenciosamente
?
Renate
StraDi
Mesmo que o tópico já seja antigo... certamente não está obsoleto.
Em um misturador de tintas, “graxa” ou “óleo” NÃO têm absolutamente NADA que estar lá! Não conheço nenhum misturador de tintas — desde a Kaiser, passando pela Durst, até a Omega Chromega e muitos outros — em que as peças mecânicas para o ajuste do filtro sejam lubrificadas com graxa ou precisem ser!
Da mesma forma, uma “desmontagem” alegre e despreocupada de tal dispositivo não é isenta de problemas, pois, especialmente após uma “lavagem” ainda mais alegre e despreocupada, na melhor das hipóteses os valores dos filtros não estarão mais corretos... dependendo da estrutura da mecânica.
As cabeças de mistura de cores costumam ser bastante fáceis de desmontar; na maioria das vezes, basta uma limpeza simples e cuidadosa da mecânica com álcool e cotonetes, tomando-se o maior cuidado para não tocar nos filtros. Não se deve lubrificar nada! As lâmpadas halógenas emitem um calor enorme, o que faz com que as partes voláteis das graxas e óleos se evaporem e, com o tempo, formem uma camada, especialmente na lâmpada e nos filtros.
Até mais...
Dirk
Renate
No fim das contas, tudo é uma questão de habilidade e destreza. Você vai perceber qual lubrificante usar, onde aplicá-lo e onde não deve aplicá-lo. Se você agir com cuidado, os valores dos filtros também não serão alterados. Como cada cabeça Color funciona de maneira diferente, não posso dar instruções que valham para todos os casos.
?
?
Atenciosamente
?
Renate
StraDi
De:
"Então, é só desaparafusar, desmontar, lavar, lubrificar novamente e remontar."
Para:
"No fim das contas, tudo é uma questão de habilidade e destreza. Qual lubrificante usar, onde ele deve ser aplicado e onde não deve, você vai perceber na hora. Se for feito com cuidado, os valores dos filtros também não serão alterados."
No entanto, tendo em vista os possíveis problemas que podem surgir (graxa e óleo em altas temperaturas, ajuste/calibração dos filtros, etc.), essa é uma afirmação bastante incoerente. Sobretudo considerando que, para o usuário “comum”, verificar isso pode ser bastante difícil, se não impossível. :)
Wolf_XL
Considero um disparate essa história de “valores de filtro ajustados” — os valores nas escalas das cabeças de mistura de cores não se referem a nenhuma grandeza física — trata-se apenas de uma divisão arbitrária definida pelo fabricante, que vai de “sem efeito de filtro” a “efeito total”… Portanto, basta garantir que, por um lado, os valores mínimo e máximo possam ser ajustados, de preferência nos pontos extremos da escala, e que, por outro lado, os valores lidos sejam reproduzíveis. A cabeça de mistura de cores do Opemus III, por exemplo, tinha a peculiaridade desagradável de que, se eu ajustasse o filtro de 40 para 60 e depois voltasse para 40, os dois valores de 40 eram diferentes. Isso quase me levou à desesperança algumas vezes... Era preciso, ao querer voltar de um valor de filtro mais alto para o valor anterior, primeiro colocar o filtro em “zero” e, a partir daí, ajustar novamente o valor antigo...