Ulf-Benno
Caros amigos da fotografia!
Para dar início ao fórum de fotografia, gostaria de me apresentar e colocar em discussão minhas mais recentes técnicas de revelação. Sou engenheiro e sou de Potsdam, mas atualmente trabalho principalmente em Leipzig. Com a “Praktika”, financiada com o dinheiro da confirmação, fotografo há 30 anos, depois que um admirador da minha mãe me deu de presente, pouco tempo antes, um ampliador “Filmosto-Autofoc III” (Dresden, por volta de 1955). O aparelho é, na verdade, muito simples em termos de óptica e, devido à sua mesa de vidro, um imã para todos os tipos de poeira. Mas o autofoco mecânico, com a escala de conversão de tempos de exposição bem clara, permite um trabalho muito rápido e agradável. Cartões postais a partir de negativos densos podem ser produzidos em massa. A mesa de filme do “Krokus” (um ampliador polonês simples) também se encaixa aqui e é usada por mim quando não consigo mais controlar a poeira. No início, meu interesse se limitava à técnica fotográfica e à fotoquímica. Experimentei todos os tipos de filmes, reveladores e métodos de revelação. Eu realizava a exposição dos filmes principalmente para testar a nitidez e o contraste. As pessoas, plantas, animais, edifícios e máquinas fotografados eram, de resto, secundários. Logo comecei a fotografar todos os parentes e conhecidos, bem como os conhecidos e parentes deles. O jardim, a cozinha, o caramanchão, a oficina, o parquinho e, claro, as festas sempre proporcionaram motivos maravilhosos para retratos de todos os tipos. Só mais tarde percebi o tesouro fotográfico que havia acumulado com isso e, nesse sentido, continuo fotografando até hoje.
Para ainda poder desfrutar da fotografia clássica em preto e branco na era da loucura digital, é importante que todas as possibilidades de trabalho rápido e simples sejam aproveitadas, sobretudo para obter um resultado seguro e reproduzível. Por isso, gostaria de apresentar aqui minha pequena máquina de revelação e estimular a discussão.
Os fabricantes de filmes não apenas determinam aos usuários o tipo de revelador, o tempo e a temperatura para se obter resultados ideais, mas também o ritmo de movimento na lata de revelação. Não conheço nenhum amador que tenha seguido à risca a recomendação de girar ou inclinar a lata a cada meio minuto. O primeiro minuto deve ser, na maioria das vezes, de movimento contínuo; depois disso, cada um faz de um jeito. Antigamente, eu pegava a lata com a mão esquerda e simplesmente a levava comigo durante minhas tarefas diárias até o despertador tocar. Na maioria das vezes, porém, o revelador acabava ficando quente demais por causa do calor da mão. Há alguns anos, porém, venho usando a “máquina de revelação tipo banho de pés com hidromassagem” para obter resultados excelentes e uniformes com o mínimo de esforço. O aparelho está disponível em muitas lojas de departamento por cerca de 20 euros; como é praticamente inutilizável para banhos de pés, costuma ser encontrado na seção de áudio e vídeo sem uso. O aparelho vibra no apoio para os pés, injeta ar e, além disso, ainda aquece um pouco. Basta encher com água à temperatura adequada e posicionar as latas de revelação. Cabem duas nele. Infelizmente, a base não é plana; é preciso nivelá-la com a ajuda de pedacinhos de madeira. O aparelho não é silencioso, para não dizer irritante, por isso é preciso fazer um isolamento acústico com espuma e panos de limpeza. O revelamento fica assim muito uniforme e reproduzível, e as especificações do fabricante podem ser seguidas. O requisito de um minuto de movimento contínuo também é cumprido.
Espero, assim, contribuir para o progresso.
Se já existir algo melhor, é claro que ficarei feliz também.
Atenciosamente,
Ulf-Benno
Wolf_XL
...para mim, como engenheiro, essas soluções improvisadas são um pesadelo — e, como engenheiro, você também deveria saber disso...
Urnes
A agitação é importante. E, inicialmente, deve-se seguir as instruções do fabricante. A Heiland oferece uma máquina que gira as latas no ritmo correto. Eu, pessoalmente, prefiro o revelamento por rotação, porque assim economizo produtos químicos. No preto e branco, basta ter 20 °C no momento do enchimento, pois a temperatura na lata não desce tão rápido assim. O que você faz na banheira de pés é um revelamento estático para equilibrar o contraste, o que é uma coisa totalmente diferente.
€
Atenciosamente, Sven.
Tandemfahren
Mas, ora, se funciona e, além disso, satisfaz a vontade de brincar, não é bom?
Para mim (aparentemente, não só para mim), porém, é uma solução para a qual não tenho o problema...
?
Até que ponto o balanço desse dispositivo supercalifragilístico substitui agora a “verdadeira” inclinação, ou se funciona mais como uma rotação, ou, como Sven supõe, corresponde mais a um desenvolvimento em pé, ninguém pode dizer de cabeça.
?
Afinal, não estamos na NASA, a criança que há no homem pode muito bem se manifestar de vez em quando!
?
Se Ulf-Benno agora se sente desafiado (e tem algumas horas para preencher), então ele vai fazer um teste comparativo com algumas tiras de teste, uma lupa e um densitômetro. Divirta-se e conte-nos o resultado!
Olivinyl
... quando o tanque de revelação balança para frente e para trás (ou dança suavemente) na banheira de hidromassagem para pés, isso significa que se trata de uma revelação semi-vertical?
€
Vantagem de tudo isso: nenhuma bolha de ar no filme durante a revelação; elas são garantidamente “eliminadas”
Desvantagem do revelamento na banheira de pés com Xtol: a eventual formação de espuma.
€
:P
€
Atenciosamente, Oliver
<div>€
</div>
Tandemfahren
Diz aí, Ulf-Benno, com toda essa agitação, as tuas fotos não ficam desfocadas...?? :-)
?
Se houver líquido suficiente na lata, a formação de espuma não deveria fazer diferença, não é?
Olivinyl
Se houver líquido suficiente na lata, a formação de espuma não deveria fazer diferença, certo?
No caso de revelação por inclinação (ligeiramente transbordando), sim, mas na revelação em banho de pés semi-vertical... talvez seja melhor instalar uma válvula de pressão no tanque de revelação, para que a tampa não voe como em uma garrafa de espumante!
Oli
€
:D
MirkoBoeddecker
Citação: "O que você faz no banho de pés é um revelador de parada para equilibrar o contraste; isso é algo totalmente diferente."
?
?
Não concordo. O princípio do revelamento estático baseia-se no fato de que o revelador se esgota localmente nos pontos em que escureceu mais o negativo (em comparação com os pontos em que reduziu menos, pois ali encontrou menos cristais de sal de prata reveláveis).
Isso permite que o filme seja revelado de forma mais equilibrada e que sua sensibilidade seja aumentada.
Um filme tem, em geral, 2 a 3 vezes mais prata do que um papel fotográfico e, ao contrário do papel, não é totalmente revelado. Interrompe-se o revelamento quando a área do negativo que não deve ficar totalmente preta está prestes a atingir a densidade máxima devido à continuação do revelamento.
Como exatamente esse processo é retardado pelo esgotamento local do revelador no revelamento estático, as áreas onde há poucos haletos de prata reveláveis (sombras na imagem, pouca luz incidiu sobre o filme) podem ser “tratadas” de forma relativamente mais intensa pelo revelador. Isso aumenta a sensibilidade.
Com um ritmo de inclinação normal (50 segundos em repouso e 10 segundos de inclinação), esse efeito já se manifesta.
Por isso, o revelamento por rotação também não é adequado para o processo de “pushing” e leva, por exemplo, no CMS 20, à perda de um DIN.
Se se gira, inclina ou agita, isso não deveria, na verdade, fazer diferença para fornecer revelador fresco à superfície do filme. A agitação tem até a vantagem de não injetar ar.
?
Aliás, acho a máquina ótima. O problema no processamento caseiro é, como descrito pelo autor, a reprodutibilidade dos resultados. A inclinação de uma lata varia de pessoa para pessoa. Se todos tivessem um ambiente de revelação com borbulhador de banho de pés, poderíamos publicar tempos de revelação que não precisariam mais de ajustes.
Além disso, todos os filmes ficariam mais uniformes e, portanto, melhor revelados.
?
Seria preciso complementar a linha de alimentação do agitador com um gerador de impulsos com impulso e frequência ajustáveis, e seria bom saber a faixa de regulação do aquecimento. Se o aparelho conseguisse manter os 38 graus constantes, teríamos uma máquina automática de revelação de cores por 20 euros!
?
Gostaria de ver uma foto do aparelho :D
?
Atenciosamente,
?
Mirko
Morte
Seria, por exemplo, um aparelho como este (embora também se encontre em outros lugares pela metade do preço). Infelizmente, não há informações precisas sobre a temperatura.
http://www.rossmannversand.de/produkt/298290/medisana-fusssprudelbad-wbw.aspx?id=107400
Wolf_XL
...é, dá pra grelhar salsichas com uma lupa, fechar as calças com um alicate e revelar filmes em café — com certeza tudo isso funciona... de alguma forma... ou algo assim...
Morte
Não sei o que você quer, Wolf... Pessoas como você estão sempre pregando que é preciso ter suas próprias experiências, desenvolver seus próprios métodos. Quando alguém faz isso e ainda conta o que aconteceu, de repente você invoca um método geral imaginário que, na verdade, nem existe... Eu, pelo menos, acho esses relatos enriquecedores e interessantes, mesmo que não repita tudo o que é descrito neles.
MirkoBoeddecker
Não, Wolf, receio que você não tenha entendido o ponto. Quando estiver aquecendo, o aparelho terá algum tipo de termostato, e o banho-maria ameniza a histerese o suficiente. A intensidade da vibração certamente também não vai variar muito. Assim, temos uma “máquina de manutenção de parâmetros constantes” por um preço bem baixo. Para ficar na metáfora da churrasqueira, seria uma atualização de uma churrasqueira a carvão para uma a gás com controle de temperatura e tampa articulada. Sendo que o resultado da churrasqueira aqui não deve ser avaliado pelo sabor, mas estritamente apenas pela constância do “ponto de cozimento” desejado.
Por mais ridículo que o aparelho possa parecer. Em comparação com o desenvolvimento manual, é um passo à frente.
No final da cadeia, é claro, brilha o novo CPP, mas nem todos podem/querem comprá-lo.
Atenciosamente,
Mirko
Wolf_XL
...o que me interessa aqui é algo totalmente diferente — já que me apresento como engenheiro, meus métodos também deveriam ter um certo ar de engenharia... E, na minha opinião, isso não inclui o simples uso indevido de quaisquer aparelhos. Por 20 euros, também seria possível construir algo que atendesse melhor ao objetivo pretendido, não fizesse barulho e talvez fosse até mesmo realmente inovador...
MirkoBoeddecker
Por 20 euros, também daria para construir algo que atendesse melhor ao objetivo pretendido, não fizesse barulho e talvez fosse até mesmo bem inovador...
Bem, agora estou curioso :)
€
O ringue está aberto.
€
Vou começar:
€
Bomba de aquário
Resistência com termostato
Cuba
Gerador de impulsos
€
... mas como movemos a lata? Excentrador?
€
Atenciosamente,
€
Mirko
€
?
Klaus_H
... já que me assumo como engenheiro, meus métodos também deveriam ter um toque de engenharia...
€
O engenheiro (e não só ele) usa o TAS!
€
O aparelho é confiável e fornece resultados absolutamente reproduzíveis (desde que seja utilizado corretamente).
€
Atenciosamente,
€
Klaus
Photux
A ideia do banho de pés com bolhas parece interessante; com certeza vou guardar isso na cabeça.
Edit: Parte indesejada da postagem excluída.
Wolf_XL
...olá — a postagem original tratava do SW, não do Color, e, nesse caso, com produtos químicos comuns, não é necessário nenhum tipo de controle de temperatura... O problema também não está no processo de revelação em si, mas sim, provavelmente, no “operador”. Ao que parece, ele não consegue fazer o que deve: inclinar a lata regularmente a cada meio minuto ou a cada minuto, como ele mesmo escreve...
Commander8x
1.) ...alô? .....
?
2.) Parece que ele não consegue fazer isso, virar a lata regularmente a cada meio minuto ou a cada minuto, como ele escreve...
?
?
Sobre o ponto 1: Você está falando ao telefone com todos nós???? :unsure:
?
Sobre o ponto 2: De onde vem o impulso para um novo desenvolvimento (inovação) é totalmente irrelevante.
E se você mesmo tem um método de desenvolvimento que funciona, não precisa mudar...
?
O que me incomoda mais é o termo “banho de espuma”. Se realmente há ar borbulhando por lá, isso provavelmente não é bom para a substância do desenvolvedor, ela oxida muito rápido — não é?
?
Atenciosamente, Matthias
?
?
?
TiMo
O que me incomoda é mais o termo “banho de hidromassagem”. Se realmente houver borbulhamento de ar, a substância reveladora provavelmente não vai aguentar, pois oxida muito rápido — não é?
?
?
Olá, Matthias,
ele coloca a lata de revelação dentro do banho de bolhas. O revelador não entra em contato com as bolhas.
?
Saudações, Tim
Wolf_XL
...o autor do tópico perguntou a todos o que achavam do método dele — e eu respondi com sinceridade que, pessoalmente, não dou valor a isso. O que há de tão ruim nisso??? :?: :?: