Ulf-Benno
Caros amigos da fotografia!
Para dar início ao fórum de fotografia, gostaria de me apresentar e colocar em discussão minhas mais recentes técnicas de revelação. Sou engenheiro e sou de Potsdam, mas atualmente trabalho principalmente em Leipzig. Com a “Praktika”, financiada com o dinheiro da confirmação, fotografo há 30 anos, depois que um admirador da minha mãe me deu de presente, pouco tempo antes, um ampliador “Filmosto-Autofoc III” (Dresden, por volta de 1955). O aparelho é, na verdade, muito simples em termos de óptica e, devido à sua mesa de vidro, um imã para todos os tipos de poeira. Mas o autofoco mecânico, com a escala de conversão de tempos de exposição bem clara, permite um trabalho muito rápido e agradável. Cartões postais a partir de negativos densos podem ser produzidos em massa. A mesa de filme do “Krokus” (um ampliador polonês simples) também se encaixa aqui e é usada por mim quando não consigo mais controlar a poeira. No início, meu interesse se limitava à técnica fotográfica e à fotoquímica. Experimentei todos os tipos de filmes, reveladores e métodos de revelação. Eu realizava a exposição dos filmes principalmente para testar a nitidez e o contraste. As pessoas, plantas, animais, edifícios e máquinas fotografados eram, de resto, secundários. Logo comecei a fotografar todos os parentes e conhecidos, bem como os conhecidos e parentes deles. O jardim, a cozinha, o caramanchão, a oficina, o parquinho e, claro, as festas sempre proporcionaram motivos maravilhosos para retratos de todos os tipos. Só mais tarde percebi o tesouro fotográfico que havia acumulado com isso e, nesse sentido, continuo fotografando até hoje.