ThomasPauly
[size=4][color=#000000][font=Calibri]As diferentes formulações de banhos de fixação realmente diferem em termos de facilidade de enxágue? Posso, por exemplo, aplicar o método Ilford, que é prático e economiza água, para a lavagem de filmes (recomendado pelo fabricante, naturalmente, apenas para o seu próprio produto Hypam) ao fixador em pó Calbe A 300, sem comprometer a segurança de arquivamento?[/colo
[color=#000000][font=Calibri]Contexto da minha pergunta: no caso de concentrados líquidos para fixadores, a validade em frascos abertos é indicada nas fichas técnicas do produto como sendo de apenas alguns meses. Mesmo que os fabricantes provavelmente estejam sendo bastante cautelosos, penso que, em períodos de baixo volume de trabalho, talvez seja melhor usar os produtos químicos em pó, que têm boa estabilidade de armazenamento e estão disponíveis em embalagens de 1 litro. Mas acho que li uma vez que (certas?) formulações líquidas se desgastam mais rapidamente do que os fixadores em pó. Isso é verdade?[/colo[/size]
[size=4][color=#000000][font=Calibri]Saudações[/colo
[color=#000000][font=Calibri]tepe[/colo[/size]
piu58
A velocidade de lixiviação difere entre o fixador ácido e o neutro; o neutro lixivia mais facilmente. Fora isso, as diferenças são mínimas.
SxDx
No caso de filmes, você pode aplicar a lavagem com água segundo o método Ilford (ou qualquer outro método) a todos os fixadores. Afinal, a lavagem com água já dura apenas alguns minutos. As diferenças são especialmente significativas no caso do papel baritado, pois é realmente uma vantagem quando, em vez de uma hora, basta apenas meia hora para a lavagem com água.
michael-kielgmxnet
Um fixador líquido moderno certamente dura mais do que alguns meses, desde que seja armazenado adequadamente, é claro. Com os tipos que utilizo (Rollei RXN para papel e C41 e Agfa Agefix para o restante), nunca tive problemas com a validade.
O Calbe A300 é uma relíquia de uma época em que os fixadores rápidos ainda eram desconhecidos. Os tempos de fixação são muito mais longos do que com um fixador moderno, e a capacidade da solução de trabalho provavelmente também é menor.
piu58
> com certeza dura mais do que alguns meses, se for armazenado corretamente
Já tive problemas com fixadores, com precipitações de enxofre (flocos amarelados). Se você usar esse produto, vai acabar com uma lama marrom, então não é recomendado. Essas precipitações são típicas dos fixadores e aparecem, sem dúvida, em frascos de fixador usados há muito tempo.
O armazenamento em ambientes frios é particularmente crítico. O A300 é significativamente mais estável e pode ser armazenado por décadas, mesmo em temperaturas muito baixas. No entanto, o tempo de fixação é cerca do dobro, então é preciso avaliar se vale a pena se submeter a isso.
hypeo
No entanto, o tempo de fixação é quase o dobro; é preciso pensar se vale a pena se dar a esse trabalho.
No caso dos filmes, isso não me importa muito, já que revelo no máximo dois por mês. No caso do papel, porém, se levarmos em conta também as tiras de teste, dá para economizar bastante tempo só pelo tempo de fixação mais curto.
Um fixador líquido moderno certamente dura mais do que alguns meses, desde que seja armazenado corretamente, é claro.
No meu caso, a solução de trabalho Adofix (1+7) dura pelo menos 1 mês na garrafa. Não testei por mais tempo, pois, de qualquer forma, fixo apenas 2 filmes na solução de trabalho e, por isso, ela se esgota no máximo após um mês.
O armazenamento é feito em uma garrafa Jobo de gargalo largo, já que o fixador não (ou quase não?) oxida.
piu58
> No meu caso, a solução de trabalho Adofix (1+7) dura pelo menos 1 mês na garrafa
A solução de trabalho não apresenta problemas. O concentrado se degrada muito mais rápido.
ThomasPauly
Como posso determinar com segurança quando o concentrado ou a solução de trabalho se tornaram impróprios para uso devido ao tempo decorrido?
Para a solução de trabalho, conheço as tiras de teste para banhos de fixação.
Mas e para o concentrado?
SxDx
Enquanto o concentrado não apresentar precipitação de enxofre, ele ainda está em boas condições. Ele não se degrada gradualmente como um revelador, pois as substâncias relevantes são relativamente resistentes.
hypeo
Enquanto o concentrado ainda não apresentar precipitações de enxofre, ele ainda está bom.
Como é possível reconhecê-los? Como se sabe, o frasco de Adofix é preto e, quando o frasco fica em repouso, esses sedimentos certamente se depositam de forma “invisível” no fundo.
SxDx
Se realmente houver dúvidas, eu transferiria o concentrado para outra garrafa e cortaria a garrafa de plástico antiga. Mas isso geralmente já dá para perceber ao despejar o líquido.
Mas, desde que o produto não tenha alguns anos, eu não me preocuparia. Nenhum fixador meu estragou nos 1 a 2 anos que levo para usar todo o concentrado. E eu sempre deixo ele na garrafa de plástico em que vem. Ou seja, sem gás protetor e sem transferir para garrafas menores de estoque.
piu58
Você percebe isso ao preparar a solução: surgem uns flocos amarelados flutuando nela. À medida que você vai usando, o fixador não estraga de uma vez só, mas vai piorando cada vez mais. Talvez ainda dê para conviver com os primeiros flocos delicados. O que se percebe durante o uso é que o fixador muda de cor, ficando opaco (coloidal) em um tom amarelo-acastanhado devido ao sulfito de prata. Ele ainda fixa, mas eu não uso mais esse tipo de produto. Em casos de decomposição mais grave, forma-se um verdadeiro sedimento (preto) durante o uso. Isso é, naturalmente, um perigo real, mesmo que o produto continue fixando: os filmes podem riscar e as superfícies de papel também.
piu58
- Postagem duplicada -
Morte
Quando a decomposição é mais avançada, forma-se um verdadeiro sedimento (preto) durante o uso. É claro que isso representa um risco real, mesmo que o produto continue fixando: os filmes podem riscar e as superfícies de papel também.
Ah, entendi! Finalmente uma explicação para a camada prateada e preta na minha garrafa de plástico com o Fix diluído (Adofix). Ele continua funcionando bem, mas eu não conseguia entender o que era.
Basta limpar as garrafas com uma escova de garrafa para uma nova preparação com produtos químicos novos, ou pequenos resíduos contaminam a nova preparação?
piu58
> Pequenos resíduos contaminam a nova solução?
Não, o sulfito de prata é estável e não sofre alterações químicas no fixador novo. O importante é que não haja partículas soltas flutuando na bandeja ou no recipiente.
hypeo
Não pode haver nenhum resíduo solto flutuando na embalagem.
Isso significa que, se filtrarmos esses componentes soltos — caso sejam grandes o suficiente —, não há nada que “destrua” o fixador com o tempo ou danifique o filme?
piu58
> Não há nada que "deteriore" o fixador com o tempo ou danifique o filme?
Não consigo identificar nenhum efeito químico prejudicial. É claro que, se o fixador estiver totalmente ou quase totalmente decomposto, ele não funciona mais.
O tiossulfato é produzido pela ebulição de sulfito com enxofre.
Esse processo é reversível e ocorre preferencialmente no frio (o que é óbvio), sendo favorecido pela adição de ácidos.
Formam-se então novamente sulfito e enxofre. O sulfito de prata é quase insolúvel, embora não na mesma medida que o sulfeto de prata, e precipita.
dudestyle
Já tive essas manchas turvas e esmaecidas no fixador, ou seja, na solução de trabalho, depois que ele ficou parado por um bom tempo. Acho que é algum tipo de sedimento.