hallertauBW
Olá a todos,
Desde que meu agente umectante Agfa acabou e passei a usar Adoflo, tenho tido um problema com a secagem dos filmes.
Procedimento que tenho seguido até agora:
Após a última lavagem do filme, mergulho-o por 1 a 1,5 minutos em água com Adoflo diluído na proporção de uma tampa de frasco.
Em seguida, penduro o filme. Antes, o resultado era uma tira de negativo impecável.
Mas, ultimamente, o resultado são listras de secagem que percorrem o filme.
Veja o resultado na foto.
Lavar novamente com o dobro da dose de Adoflo não trouxe melhora. Apareceram outras listras. Pelo menos elas saem com água.
Alguém mais tem esse problema? Será que estou usando uma dosagem muito alta?
Uma tampa tem 5,5 ml. Minhas caixas de filme têm capacidade entre 300 ml e 500 ml (aprox. 1:54 ou 1:90).
Os valores da água aqui são: pH 8 e dureza total de 8?
Atenciosamente,
Guido
HenningH
Eu uso o Mirasol da Tetenal e coloco duas ou três gotas de agente umectante em 500 ml de água (comprei um frasco com conta-gotas na farmácia) e, desde então, não tenho mais problemas com manchas de escorrimento.
Renate
Se aparecerem manchas e listras, a concentração estava claramente alta demais. Tente usar uma diluição de 1:200.
€
Eu uso ADOSTAB e preparo a solução conforme as instruções. Mas, no final, eu retiro o filme. Por causa da toxicidade, uso luvas de nitrilo, e elas nunca riscam o filme. Meus filmes ficam sempre sem riscos e sem manchas. Luvas de nitrilo funcionam muito bem para retirar filmes.
€
Atenciosamente
€
Renate
Urnes
Não quero ser pessimista. Mas quem sabe ler está claramente em vantagem:
?
Diluição para filmes/papéis: 1+400 a 1+700.?
Diluição como agente de brilho para papéis baritados: 1+40.?
0,25 litros de concentrado?
?
Isso está escrito na página da loja e, no mínimo, a indicação 1+400 deveria constar no frasco.?
?
?
Eu sempre uso com uma diluição de 1 ml (ou seja, o conteúdo de uma pipeta) para cerca de 500 ml – nessa faixa, você não precisa medir com tanta precisão. Assim já dá certo.?
?
Atenciosamente, Sven. (... e sem ressentimentos)
Wolfgg
Ou, de outra forma: compre uma centrífuga de salada, coloque a bobina de filme nela após o banho de estabilizador e um contrapeso, gire com força e o filme será “secado” sem contato.
Atenciosamente,
Wolfgang
hallertauBW
Olá a todos,
Acabei de “lavar” mais dois rolos. Desta vez, usei três gotas (tentei usar o mínimo possível).
Agora as listras sumiram.
Atenciosamente,
Guido