Morte
Olá, neste domingo de Páscoa,
Na falta de ovos, gostaria de fazer o viragem de fotos pela primeira vez hoje. Tenho aqui uma garrafa de ADOX Selentoner. Antes de me aventurar a experimentar diferentes tempos de exposição e diluições, gostaria de fazer duas perguntas:
Há uma discrepância entre o que está escrito na garrafa e o texto da loja FOTOIMPEX. Na garrafa está escrito:
Na diluição 1+5, obtém-se simultaneamente um aumento do escurecimento máximo.
Diluição para viragem: 1+10 a 1+25
Diluição para estabilização da imagem: 1+50 a 1+200
Na loja, lê-se:
para tonalização 1+20 a 1+50
apenas para estabilização da imagem 1+100 a 1+400
Estou interessado principalmente na viragem e no aumento da densidade máxima. Mas por onde começar: 1+5, 1+10 ou 1+20? E nas duas últimas diluições não ocorre aumento da densidade? E quanto a 1+5, isso não tonaliza, como sugere a embalagem? Ou como é mesmo?
A segunda pergunta é bem curta: qual é o rendimento e a durabilidade dessa mistura com diluição? Suponho que não se descarte após apenas uma tonificação.
Agradeço respostas esclarecedoras! Obrigado!
Morte
Wolfgg
Olá, Morte,
Todos ainda estão procurando os ovos.
Em caso de dúvida, vale o que está escrito na garrafa.
Basta pegar um pequeno pedaço de papel de teste revelado com preto total, preparar uma solução diluída em proporção de 1+5, mergulhar apenas metade do pedaço de papel conforme as instruções, enxaguar, secar e verificar o resultado. Em seguida, dilua a solução para 1+10 e faça o mesmo com outro pedaço de papel. Se necessário, faça mais uma diluição. Assim, você saberá exatamente o que gosta e o que combina com o seu papel.
A solução preparada dura anos. Ela está esgotada quando o tempo de revelação se prolonga visivelmente.
Atenciosamente, Wolfgang
piu58
Eu uso a mistura 1+10. Isso permite aumentar significativamente a densidade máxima. A intensidade do efeito pode ser ajustada pelo tempo de revelação, que varia entre 30 segundos e 5 minutos, dependendo do tipo de papel. O revelador de selênio dura uma eternidade (anos).
ultra8
Eu uso Selentoner em diluições de 1+20 a 1+40. Nos papéis atuais, o contraste pode ser alterado em um intervalo de 30 segundos a 2 minutos, ou seja, os tons escuros ficam mais intensos. No entanto, ainda há margem suficiente para a tonificação com enxofre.
Morte
Em primeiro lugar, muito obrigado pelas respostas.
Comecei agora a me familiarizar com a diluição 1+5. Minha primeira impressão é que o Fomabrom, que estou usando, reage relativamente pouco ao toner. Como li que o revelador também deve ter influência, usei cópias que revelei com Adotol Konstant, Neutol WA e Neutol NE. Vou comparar amanhã, quando tudo estiver seco.
Uma tentativa com Fomatone (PE) trouxe resultados bastante intensos, o que não é surpreendente. Um tom de chocolate amargo, afinal mais bonito do que o eterno sépia.
Na embalagem há sugestões para papéis de tom quente e de tom frio. O Fomabrom não é nenhum dos dois. E aí ficamos. Isso também incomoda em vários outros aspectos: a maioria dos papéis, por exemplo, na FOTOIMPEX, mas também em outros lugares, é descrita como papéis de tom neutro. Raramente se encontra um papel de tom quente ou frio de verdade. É surpreendente que se faça essa distinção com tanta frequência em reveladores etc. ...
No geral, eu gostaria de ter visto um pouco mais de documentação no “manual de instruções”, pois na primeira tentativa a gente fica bastante perdido, ainda mais quando surgem as discrepâncias mencionadas acima na descrição. É claro que não se pode nem se deve esperar receitas para cada tipo de papel, mas o que está escrito no frasco é bem escasso. Afinal, não se trata apenas de um fixador ou algo do tipo.
Chega de reclamações: estou ansioso pela comparação de amanhã.
Tenham uma boa noite, etc.
Morte
piu58
> O que está escrito na garrafa é bem sucinto
Mas realmente não há muito a dizer. O efeito tonal depende do papel e do tempo, e isso fica evidente. O que mais se poderia acrescentar?
Sobre os papéis: os papéis de tom quente têm grão fino, sendo, portanto, equivalentes a um filme de baixa sensibilidade. Os grãos de prata têm uma superfície muito maior e, por isso, são muito mais suscetíveis ao processo de revelação. Papéis normais e, especialmente, papéis PE apresentam um efeito mínimo: os pretos ficam um pouco mais profundos, cerca de meio nível de contraste, e o tom da imagem muda para um violeta claro, o que geralmente só se percebe em comparação direta. Os papéis de tom quente mudam do violeta para o marrom-avermelhado, o que é muito evidente.
TR
Eu também uso esse selenotoner para o meu papel Fomabrom.
O aumento da densidade máxima é apenas marginal. Para perceber isso, é preciso observar dois pedaços de papel (secos!) à luz por um bom tempo. Quando molhado, o aspecto é diferente, mas o Fomabrom “retrai” ao secar. Além disso, o tom esverdeado, que pode surgir com um revelador de tons quentes, desaparece em grande parte ao secar. O selenotoner neutraliza completamente esse tom esverdeado.
Como uma viragem no sentido de uma mudança de cor, o selenotoner certamente não é adequado para papéis de tons neutros como o Fomabrom. Quem é que quer imagens na cor magenta?
No entanto, obtêm-se resultados muito bonitos com o “Lith”. Aqui, utilizo o antigo papel Orwo. O ocre amarelado transforma-se no selenotoner num castanho bastante bonito. Aqui, os pretos também “retraiem” claramente.
Não notei diferenças com diferentes diluições e temperaturas: quanto mais diluído, mais tempo leva o processo. Eu diluo 1+29 — nesse caso, meu Fomabrom leva cerca de 2 minutos antes que comece aquele horrível tom magenta. Essa solução dura talvez duas semanas. Depois disso, preciso preparar uma nova.
Atenciosamente,
Thomas
michael-kielgmxnet
Se você realmente deseja obter um aumento significativo na intensidade do preto, o toner dourado é a melhor opção, embora também seja a mais cara. Com ele, é possível obter um preto profundo e frio em qualquer tipo de papel. Os papéis de tom quente e as impressões lith ficam com um tom preto-azulado.
Eu uso o selenotoner apenas para melhorar a durabilidade das impressões e para eliminar o tom esverdeado do Fomatone. Para isso, aplico o toner na diluição 1+15 por cerca de 1 a 2 minutos.
Morte
Olá a todos,
Acabei de comparar os resultados e estou bastante satisfeito. Como não esperava nem pretendia que a tonalização com selênio produzisse milagres nem uma mudança drástica de cor, posso dizer que consegui o que (mais ou menos) imaginava. Na diluição 1+5, os resultados que mais me agradaram foram os obtidos em 2 minutos com o papel Fomabrom. Tenho a impressão de que as sombras nas cópias reveladas com Adotol Konstant são um pouco mais “profundas” e ricas do que nas tratadas com Neutol WA/NE. Mas isso pode ser enganador, especialmente porque agora estou usando uma lente diferente e aumentei o tempo de revelação de 2 para 3 minutos (ajustando a exposição, é claro).
De qualquer forma, o fato é que:
- Os pretos ficaram mais profundos
- o contraste aumentou com isso, assim como o contraste local, o que acho muito bonito, além de uma impressão de nitidez ligeiramente maior
- o tom da imagem em 2 minutos, dependendo da fonte de luz, tende levemente para o vermelho-marrom-magenta (parece ilógico, mas não encontro outros termos), mas é agradável para o meu gosto.
O tempo exato de revelação pode, naturalmente, ser ajustado de acordo com o gosto e o motivo; vou partir agora do princípio de 2 minutos.
Ainda uma breve observação sobre a observação do Pius:
Claro que você tem razão, é preciso experimentar. Mas em cada frasco de fixador já constam informações mais precisas sobre o processamento e, sobretudo, sobre a lavagem, e é isso que espero aqui também. Afinal, estamos expondo a impressão a um novo produto químico e devemos ser informados sobre seus efeitos e limites. Ainda não está claro para mim:
- por quanto tempo é preciso enxaguar após um banho de selênio?
- faz diferença no tempo de enxágue se for usado um fixador ácido, neutro ou alcalino antes?
- deve-se enxaguar em água corrente ou estagnada?
- a temperatura faz diferença?
Como o selenito é usado justamente para aumentar a durabilidade, esses são detalhes importantes que eu espero encontrar em um folheto de instruções ou rótulo.
Mas, fora isso, não quero ser um reclamão, pelo contrário, estou feliz com a nova experiência e com as imagens melhoradas. Talvez alguém possa responder às minhas perguntas em aberto.
Obrigado e um abraço,
Morte
piu58
> Por quanto tempo é preciso molhar o papel após um banho de selênio?
Deve-se molhar o papel normalmente, tal como se faz após a fixação comum. Ou seja, os papéis baritados precisam de uma molhada bem generosa, enquanto o PE é bem mais modesto.
Aliás, antes do tonificação também é preciso molhar muito bem, pois o tiossulfato de prata que não for lavado completamente também tonifica escuro e gera véu.
Morte
É preciso enxaguar normalmente, como se faz após a fixação padrão. Ou seja, os papéis baritados precisam de um enxágue bem intenso, enquanto o PE é bem mais simples.
Aliás, antes da tonificação também é preciso enxaguar muito bem, pois o tiossulfato de prata que não for removido também escurece durante a tonificação e causa um efeito de névoa
Ah, então o papel fica na água para sempre. Eu uso o fixador neutro Rollei RXN, porque com ele consigo reduzir pela metade o tempo normal de lavagem. Isso fica sem sentido com o novo método, não é?
Então talvez seja melhor eu seguir minha rotina como de costume e, de vez em quando, incluir um dia de viragem ao selênio, no qual eu mergulho e tono as cópias acumuladas e secas. A vantagem da lavagem mais curta não deve ser apenas a economia de tempo e água, mas também evitar que o papel deforme demais.
TiMo
Olá, Morte,
Você escreve
- o tom da imagem aos 2 minutos, dependendo da fonte de luz, tende levemente para o vermelho-marrom-magenta (parece ilógico, mas não encontro outros termos), mas é agradável para o meu gosto.
No meu caso, porém, a densidade volta a diminuir quando começa a viragem. Não é assim com você?
Saudações, Tim
TR
A propósito, antes do tonificação é preciso enxaguar muito bem, pois o tiossulfato de prata que não for removido também escurece a imagem e causa um efeito de neblina
Já presenciei a formação de pontos ou manchas cor de ocre na cópia quando a lavagem antes da viragem ao selênio não é suficiente. Se não se molhar quase nada ou apenas por cerca de 5 minutos, pelo menos o Fomabrom fica com uma tonalidade “marfim”. Então, parece um daqueles papéis de tom quente estranhos com suporte colorido. Talvez isso possa ser usado para obter efeitos correspondentes.
A vantagem da lavagem reduzida não deve ser apenas a economia de tempo e água, mas também evitar que o papel deforme demais.
Não acredito que um tempo de molhagem reduzido em talvez 50% resulte em uma melhoria na planicidade durante a secagem, partindo do princípio de que o tempo “normal” de molhagem do papel baritado é de cerca de 50 minutos.
piu58
> Se não se enxaguar quase nada, ou apenas por cerca de 5 minutos, pelo menos o Fomabrom fica com uma tonalidade "marfim"
É isso mesmo! O suporte ainda contém tiossulfato de prata e fica colorido.
bernhardmangelsgmxde
A propósito, antes do tonificação é preciso enxaguar muito bem, pois o tiossulfato de prata que não for removido também escurece a imagem e causa um efeito de neblina
Já presenciei a formação de pontos ou manchas cor de ocre na cópia quando a lavagem antes da viragem ao selênio não é suficiente. Se não se molhar quase nada ou apenas por cerca de 5 minutos, pelo menos o Fomabrom fica com uma tonalidade “marfim”. Então, parece um daqueles papéis estranhos de tom quente com suporte colorido. Talvez isso possa ser usado para obter efeitos correspondentes.
A vantagem da lavagem reduzida não deve ser apenas a economia de tempo e água, mas também evitar que o papel deforme demais.
Não acredito que um tempo de molhagem reduzido em talvez 50% resulte em uma melhoria na planicidade durante a secagem, partindo do princípio de que um tempo de molhagem “normal” para papel baritado é de cerca de 50 minutos.
... tenho pouca experiência com papel baritado, mas acho que observei exatamente isso. Fiz duas cópias seguidas, depois as molhei juntas; a segunda cópia ficou plana, a primeira ondulada nas bordas. Os tempos estavam na mesma ordem de grandeza, ou seja, a primeira cópia ficou 20 a 30 minutos a mais na água do que a segunda, e a lavagem (com troca de água 8 vezes) também durou mais ou menos o mesmo tempo.
Mas, como disse: não tenho base empírica para apostar minha cabeça nessa afirmação agora.
Morte
Mas, no meu caso, a densidade volta a diminuir quando começa a viragem. Não é assim com você?
Saudações, Tim
Olá, Tim,
não, não observei isso.
- Com o Fomabrom (bárite), os pretos ficaram mais profundos aos 2 minutos, apesar da mudança perceptível na tonalidade, do que na cópia sem tonalização. No entanto, a cópia não assumiu nenhuma outra cor. Seria mais correto descrever isso como uma “mudança de atmosfera” em direção a sombras mais quentes e profundas. Isso não afeta as luzes, mas sim os tons de cinza claros.
- Com o Fomatone (PE), tudo aconteceu muito mais rápido. Aqui, após 30 segundos, observou-se inicialmente uma “descoloração”, afastando-se do tom de base esverdeado para um preto mais ou menos neutro, com negros mais profundos. Após 2 minutos, tudo havia mudado de forma muito clara e, para o meu gosto, excessivamente para tons de ferrugem/chocolate; aqui, as profundidades realmente diminuíram. Após 5 minutos, não havia grande diferença; a mudança mais significativa ocorreu, portanto, entre zero e 30 segundos (neutralização/aprofundamento das sombras) e, em seguida, entre 30 segundos e 2 minutos (forte coloração, enfraquecimento das sombras).
É claro, porém, que o Fomatone é um papel completamente diferente do Fomabrom, além da diferença no suporte.
piu58
Com o papel Warmton, aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Primeiro, houve um aumento na densidade, com uma mudança de cor para o tom de berinjela, e, após cerca de 1 a 2 minutos, a imagem começou a ficar com um tom marrom-avermelhado, ao mesmo tempo em que as sombras clareavam. Para esse tipo de papel, certamente vale a pena realizar uma diluição mais intensa do toner, para que se tenha mais tempo para controlar o processo.
TR
No Fomabrom (barita), os tons de preto ficaram mais profundos aos 2 minutos, apesar da perceptível mudança de tom, do que na cópia sem tonalização.
No estado úmido, nota-se claramente um “aprofundamento” na densidade dos tons de preto, o que é motivo de satisfação. No entanto, ao avaliar os dois fragmentos de teste (com tonalidade / sem tonalidade) no estado seco, constata-se o seguinte: pelo menos no caso do Fomabrom, a densidade difere apenas marginalmente. Com um papel de tom quente (algum da Rollei – “Vintage”), a diferença também era notável no estado seco. Mas o Fomabrom atinge um alto nível de preto máximo mesmo sem toner – só que apenas ao secar. Aqui, com o revelador de selênio — pelo menos se não se quiser dar ao papel
um tom magenta —, dificilmente é possível um “aprofundamento” das tonalidades de preto ou um aumento do contraste local. Estas são as minhas experiências de teste (o revelador foi o NEUTOL W ou uma réplica do “Adotol WA”).
Atenciosamente,
Thomas
Morte
Olá, T.R.,
Não posso confirmar isso. Comparei todos os fragmentos de teste e as cópias, já secas, com as que não foram retocadas e cheguei às minhas conclusões. As diferenças eram bem evidentes.
Retocamos cópias que foram reveladas com Adotol constante, Neutol NEUTOL e Neutol WA.