Fanesa
Na minha receita para o revelador reverso, diz-se que se deve adicionar 5 mg de iodeto de potássio ao revelador inicial. Isso é absolutamente necessário para o revelador inicial ou seria possível fazê-lo sem essa adição?
Muito obrigado!!!
WolfgangF
Olá, Fanesa,
Na receita original do revelador de reversão da Agfa, também é recomendada a adição de tiocianato de potássio (rodaneto), em vez de iodeto de potássio.
Moersch dispensa completamente essas adições em seu manual de revelação reversa de filmes técnicos.
http://www.moersch-photochemie.de/files/articles/FO5%20Umentwicklung.pdf
O sal de potássio provoca um aumento do desenvolvimento em profundidade no revelador primário.
Deve dar certo mesmo sem ele; talvez as sombras não fiquem tão densas assim?
Uma boa fonte de informação é o livro de Jost Marchesi, Photokollegium, Volume 1, Lição 14.
Você poderia me enviar sua receita, por favor? Eu gostaria de conhecê-la.
Muito obrigado e um grande abraço,
Wolfgang
Wolfgg
Olá, Fanesa!
O tiocianato de potássio garante que as áreas mais claras sejam bem reveladas durante o primeiro estágio de revelação, ou seja, que fiquem bem nítidas no diapositivo final, pois um véu tira o brilho do diapositivo. Além disso, o filme fica com maior contraste no geral. É comum usar cerca de 3 g (não mg) por litro de solução reveladora pronta para uso. Como alternativa, o diapositivo também poderia ser clarificado como última etapa no Farmer, mas isso não funciona com todos os filmes; por isso, é preciso testar primeiro com fotos de teste.
Atenciosamente, Wolfgang
Fanesa
Obrigado, Wolfgg!
Para o revelador inicial:
Complete 900 ml de água com 100 ml de Dokumol até atingir 1000 ml. Adicione 5 g de tiocianato de potássio e mexa bem. Em seguida, adicione 50 mg (não gramas!) de iodeto de potássio. Guarde em local protegido da luz e em recipiente hermético.
Essa é a receita da Schmalfilm.
Portanto, seria possível dispensá-lo. O resultado simplesmente não ficaria tão claro...
Wolfgg
Olá, Fanesa,
vamos explicar com mais detalhes:
No revelamento reverso, há três aspectos importantes: em primeiro lugar, o diapositivo precisa ser suficientemente transparente nas áreas de luzes altas (em termos técnicos: densidade mínima suficientemente baixa); em segundo lugar, as sombras mais escuras precisam ter densidade suficiente (em termos técnicos: densidade máxima suficientemente alta); e, em terceiro lugar, o contraste deve ser adequado para projeção (em termos técnicos: gama em torno de 1,5). Como os “filmes para impressão”, ou seja, filmes concebidos para a produção de fotos em papel, não são projetados prioritariamente para revelação reversível, é preciso usar alguns truques durante a revelação para conciliar esses três objetivos, e nem todos os filmes são adequados para isso. Meu último teste já foi há alguns anos, mas ficou claro: na época, os tipos de filme de baixa sensibilidade e ricos em prata, como o Ilford PanF, funcionaram melhor.
Para começar, basta procurar um motivo de teste adequado (algo com contraste, ou seja, áreas muito claras e sombras profundas), fazer uma série de exposições (4 fotos com diferença de 1/2 stop entre elas), cortar um pedaço do filme e simplesmente revelá-lo por inversão sem aditivos no revelador primário, verificar o resultado e só então decidir se o revelador primário precisa ser “adicionado”. Talvez já seja suficiente prolongar o tempo de revelação inicial, por exemplo, em 20%. Depende também das suas próprias exigências quanto ao esforço a ser feito.
Atenciosamente, Wolfgang
Fanesa
Trata-se de um filme reversível. Mas não é de 35 mm, e sim de Super 8, então isso do suporte não deve ser um grande problema. Vou tentar fazer como você me explicou.
Muito obrigado!