Nic
Olá,
será que, se colocarmos os negativos de cabeça para baixo na mesa de negativos, ou seja, com o lado fosco para cima, praticamente invertidos, as cópias ficam com mais contraste?
Por que se deveria colocar os negativos com o lado fosco voltado para baixo? Quais são as vantagens disso, além de a imagem ficar na posição correta?
Ficaria muito feliz se alguém pudesse me responder sobre isso.
Atenciosamente, Nic
Wolf_XL
...se um desvio lateral não for uma vantagem decisiva para você...
Tandemfahren
Olá, Nic,
Você já tentou fazer isso uma vez por vez, em condições constantes?
É que, antigamente (não sei mais por quê), eu ampliei ao contrário e não me lembro de ter notado nenhuma alteração no contraste. Também não consigo pensar em nenhuma razão para isso.
Saudações de Frank
TR
Também não vejo motivo algum. Tecnicamente, isso não seria possível. Como se poderia explicar isso?
Se o negativo estiver invertido na câmara, pode ser que não se consiga atingir a nitidez máxima, pois a “imagem nítida” teria então que passar adicionalmente por um “filtro” — todo o suporte do filme. Até agora, porém, eu só tinha testado isso com o T-Max de 35 mm: aqui, os resultados (espelhados/não espelhados) foram totalmente idênticos no que diz respeito à nitidez (e ao contraste). A propósito, eu costumo espelhar minhas cópias fotográficas — por uma questão de “linguagem visual”.