Bonderer
[size=4]Para papel RC, geralmente uso uma máquina. Isso tem a vantagem de que, quando estou com vontade, tenho tempo ou preciso de algumas fotos rapidinho, basta ligar a máquina, esperar a temperatura subir e começar.[/size]
[size=4]Como faço isso sem regeneração, sempre tive problemas porque a durabilidade não era lá essas coisas. Eu sempre deixava isso para o fim de semana e, depois que tudo estava pronto, a máquina ficava vazia e limpa, o que, na verdade, não é o objetivo. Na verdade, ela deveria durar muito tempo, o que não acontecia comigo.[/size]
[size=4]Os reveladores em xícara cumprem seu propósito por alguns dias, mas o resultado muitas vezes não era o desejado. [/size]
[size=4]Agora estou testando algo novo, ganhei de um amigo para experimentar e estou positivamente surpreso. Está em uso desde 13/02/13 e ainda funciona com resultados muito bons, na minha opinião. Além disso, agora uso um fixador especial para máquinas da Spur, bastante ácido, projetado para máquinas de dois banhos e muito econômico. [/size]
[size=4]Tenho uma Thermaphot com 2,4 L de solução por rack e velocidade regulável.[/size]
[size=4]Assim que o revelador acabar, darei mais informações e uma lista quantitativa de quando, quais tamanhos e quantas fotos passaram por ele.[/size]
[size=4]É claro que, durante o revelamento, devido à evaporação e ao arrastamento, é preciso reabastecer com um pouco de produto novo, não regenerar, apenas reabastecer. Só no fixador é que, desta vez, completei/troquei um litro por produto novo; afinal, a precisão das tiras de teste para o teor de prata não é assim tão exata. Mas imagino que a vida útil do revelador ainda aumente se eu o guardar em garrafas de vidro marrom com Protectan quando não estiver sendo usado. Veremos.[/size]
[size=4]Quanto ao papel, uso ADOX, Ilford e Kentmere Multigrade RC.[/size]
Bonderer
Usei de novo hoje e no meio da semana, e continua funcionando.
Mais novidades em breve.
Bonderer
No último fim de semana, revelei cerca de 300 fotos 9x13; foi a festa da empresa, uma grande festa com mensagens dos colegas; a máquina continua funcionando como no primeiro dia em que a comprei.
ultra8
Com a regeneração, o Moersch ECO com Fix ácido durou 9 meses na minha máquina. Pela minha experiência, isso superou até mesmo o Spur Chemie.
Bonderer
Bem, é isso aí, no fim de semana foi a última vez, mas acabei de parar; o revelador está acabado. Ainda revelou, mas faltou aquele brilho.
O revelador foi preparado cerca de 4 semanas antes de eu começar a usá-lo.
Usei-o de 13 de fevereiro a 20 de abril.
No total foram:
48 folhas 30/40
152 folhas 24/30
50 folhas 20/25
40 folhas 18/24
145 folhas 13/18
300 folhas 9/13
Sem regeneração, apenas as perdas por arrastamento e evaporação foram repostas.
A temperatura foi ajustada para 24 °C e permanece bastante constante.
Apenas o preço parece um pouco alto à primeira vista, mas se a solução dura tanto tempo, a estabilidade do concentrado deve ser muito alta,
o Paper Dur M da Spur provavelmente será meu revelador.
Quanto ao revelador de máquina da Ilford, descartei o concentrado das duas últimas recargas do banho; uma mistura de alcatrão após um bom ano, e isso apesar do gás inerte.
E para os pessimistas, não recebi a solução da Spur, mas de outra pessoa.
Heribert é escocês.
TobiasCallenius
Olá, Analoger,
Parece ótimo. Por acaso você tem alguma experiência comparando o Paper Dur com o Moersch Eco 4812? Na verdade, eu queria usar o Moersch na minha máquina, já que ele é conhecido pela durabilidade; o revelador SPUR é melhor nesse aspecto?
Atenciosamente,
Tobias
Bonderer
Infelizmente, não posso ajudar, pois não conheço o revelador da Moersch. Em termos de preço, deve ficar na mesma faixa, embora a Moersch ofereça embalagens menores, enquanto a Spur começa com 5 litros + kit inicial. Se um conhecido não tivesse me dado um tanque cheio, eu nem teria comprado 5 litros só para experimentar.
piu58
> No total, foram:
São quase 28 m?! Ou seja, cerca de 10 m por litro. Dá para ficar bem satisfeito com isso. O custo total do papel chega a pelo menos 150 €. O revelador não pode ser tão caro assim a ponto de isso fazer diferença.
ultra8
Na época, escrevi um relatório detalhado sobre o desenvolvimento da máquina com o Moersch ECO. O artigo está disponível no meu site:
http://www.joerg-bergs.de/maschinenentwicklung/
Bonderer
A diferença está na regeneração: eu não fiz a regeneração, apenas repus as perdas por arrastamento. É possível que uma regeneração prolongue a vida útil, mas não fiz isso. No entanto, parece que ambos apresentam, pelo menos, uma estabilidade a longo prazo semelhante, o que é uma grande vantagem para a máquina. A temperatura ficou em torno de 26 °C e o tempo de passagem do fixador foi de 50 segundos, também da marca Spur Ultrafix S extra ácido, para máquinas com boa durabilidade.
No final, cada um deve decidir por si mesmo se vai usar ou não e, em caso afirmativo, qual produto escolher.
Nitrofunk
Como você realiza a diluição do Moersch 4812? Na proporção de 1:14, como indicado?
Peter