KaiKlindt Alguém tem alguma dica de como secar filmes planos sem danificá-los? Quando os penduro com grampos, ficam com marcas feias. Será que é melhor deixar os filmes planos secando dentro da caixa (tenho a grande de 2500 da Jobo)?
Urnes Com o prendedor de roupa no varal. Ok. Muitas vezes, os prendedores de roupa não seguram muito bem. Mas esses mini-prendedores de roupa costumam ser encontrados em lojas de artesanato. Antigamente, também se usava isso para prender bilhetes. E, ao prendê-los em um canto do varal, fica uma marca mínima na área preta da borda do filme. Assim, a água pode escorrer pelo lado oposto. Uma alternativa seria secar os filmes em suportes de revelação (você conhece aqueles suportes de metal?!) dentro de um tanque fundo velho ou em um rack. Atenciosamente, Sven.
TiMo Eu uso grampos assim: Elas têm uma área de fixação bem definida. Prenda bem rente a um canto. Depois, prenda na linha com um gancho em forma de S.
TobiasCallenius Olá, Eu uso prendedores de roupa simples de madeira. Eles ficam um pouco encharcados, o que aumenta bastante a fricção. Nunca me caiu um filme plano do prendedor. Atenciosamente, Tobias
CPD Também dá para furar o canto de um filme plano com um clipe de papel endireitado. O filme plano da Fuji já vem com um furo no canto. Eu, pessoalmente, uso mini-prendedores de roupa de madeira comprados em lojas de brinquedos. Funciona perfeitamente. Tchau!
Ewald Coloco meus filmes planos em uma grade vertical de aço inoxidável. Assim, o filme fica apoiado em apenas três pontos de contato. Atenciosamente, Ewald
Patrick Olá, confirmo isso sobre o prendedor de roupa de madeira; no meu caso, sempre consegui prendê-lo de forma que a marca que ele deixava ficasse fora da área da imagem. Caso contrário, um alfinete também funciona bem, acho que melhor do que o clipe de papel dobrado, já que é mais pontiagudo. Assim, dificilmente algo dará errado, e o filme seca bem e sem manchas. Atenciosamente, Patrick.