MirkoBoeddecker
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
A ADOX Fotowerke deu mais um passo importante rumo a uma maior independência.
Para garantir a disponibilidade de embalagens para filmes planos a longo prazo, adquirimos nosso fornecedor de filmes planos e caixas para papel fotográfico, salvando-o assim da iminente falência.
Certamente, alguns se perguntarão agora por que é tão difícil conseguir algumas caixas.
A resposta está na nossa prosperidade. Na Europa, nas últimas décadas, o nível de trabalho humano diminuiu constantemente e foi substituído por uma combinação de trabalho humano e apoio mecânico. Assim, foi possível aumentar a produtividade e manter nosso nível de prosperidade. É claro que existem muitos fabricantes de embalagens de papelão e, naturalmente, eles também podem produzir qualquer formato. Eles fazem isso em instalações ultramodernas e totalmente automatizadas. Eles também podem fazer isso a um bom preço, mas somente a partir de cerca de 10.000 embalagens por tamanho/tipo
.
No entanto, precisamos do papel nas seguintes medidas:
10x15/100
13x18/25
13x18/100
18x24/25
18x24/100
8x10"/25
8x10"/100
8x20/100
24x30/50
24x30/100
11x14"/25
11x14"/50
30x40/25
30x40/50
40x50/25
40x50/50
50x50/25
50x60/50
70x100/10
Além de outros formatos especiais
e para os filmes planos:
6x9
Meia placa
Placa inteira
9x12
4x5
8x10
8x20
11x14
30x40
além de outros formatos especiais
Desses, alguns tamanhos são necessários
em menos de 10 pacotes por ano.
Quantidades mínimas de produção de 10.000 unidades não nos trazem absolutamente nada.
Isso nem sequer é viável para o formato 24x30.
Por isso, trabalhamos em parceria com uma manufatura que utiliza máquinas que, em parte, ainda datam da época imperial (ver foto).
A máquina mais moderna é de 1982.
Esse modo de trabalho permitiu, com o auxílio de máquinas e uma parcela moderada de trabalho manual, produzir uma grande variedade de embalagens a um preço razoável (embora mais alto do que a produção mecânica de 10.000 unidades).
Graças ao nosso investimento estratégico, todas as máquinas agora são de propriedade da ADOX Fotowerke, mas permanecerão, por enquanto, em seu local atual. Por um certo período, nosso fornecedor continuará fabricando as embalagens para nós. Enquanto isso, criaremos aqui as condições para assumir a produção por conta própria.
Às vezes, aqui a gente se sente como se estivesse em um museu da indústria ;-)
Atenciosamente,
Mirko
Urnes
Com isso, com certeza também dá para fazer lindas caixas de apresentação, não é? :)
Atenciosamente, Sven.
Morte
Olá, Mirko,
Acho isso ótimo. Não apenas do ponto de vista social e econômico. Também gosto da ideia de que ainda existem pessoas, inclusive no setor industrial, que não simplesmente descartam as boas e velhas máquinas bem conservadas. Há muito conhecimento, experiência e desenvolvimento nelas, que hoje, cercados que estamos por computadores de plástico permanentemente obsoletos, perderemos muito rapidamente. A menos que decidamos conscientemente preservá-las.
Tiro o chapéu. E obrigado pelo seu empenho.
HenningH
Também quero parabenizar vocês por essa decisão!
E eu acharia ótimo se fosse possível comprar as caixas (principalmente as de 13x18) vazias. Assim, finalmente conseguirei organizar minhas cópias miniaturas.
Gast
Um ótimo investimento no futuro!
Tandemfahren
Olhando para a imagem, não tenho certeza se devo me preocupar tanto quanto estou me preocupando. “Solicita-se educadamente que se mantenha a máquina bem limpa e que se sinta sempre bem!”
Tirando o H em “fühlen” :-)... na verdade, dificilmente se poderia formular melhor a mensagem. Isso me impressiona muito.
Espero que, no futuro, não tenhamos que comprar tanto papel fotográfico em caixas “frequentes”...
peterkrumm
Seu empenho e sua disposição para assumir riscos são impressionantes. Esperamos que nós, os clientes, possamos contribuir de forma significativa para a sua manutenção.
adophil
Espero que nós, os clientes, possamos contribuir de forma significativa para a preservação
Sim, também espero que sim. Isso significaria que os produtos que estavam previstos, ou que ainda estão, estariam disponíveis. De qualquer forma, parabéns pelo feito e desejo que continuem tendo sorte. Quem sabe, talvez dê certo de forma tão surpreendente quanto com o CHS II. Meu respeito, já de antemão!
MirkoBoeddecker
Espero que, daqui para frente, não tenhamos que comprar papel fotográfico em caixas “semelhantes”...
A gente “sente” a máquina nos rolamentos e não na superfície de rolamento da caixa ;-)
Além disso, é preciso mantê-la “muito limpa”.
MirkoBoeddecker
E eu acharia ótimo se fosse possível comprar as caixas (principalmente as de 13x18) vazias. Assim, finalmente conseguirei organizar minhas cópias.
Ah, é mesmo? Bem, isso não é problema. Vou colocar à venda na segunda-feira. O estoque está cheio ;-)
TiMo
De qualquer forma, a placa é demais. Só por isso já me daria vontade de comprar a máquina.
É bom saber que vocês se precaveram nesse sentido. Hoje em dia, parece que é preciso pensar nas coisas mais improváveis.
Vocês ainda devem ter muitas caixas, mas se forem fazer novas para papel, podem deixá-las alguns milímetros maiores. Depois do transporte, os cantos costumam ficar rasgados ou as folhas de papel amassadas (nos formatos maiores).
Saudações, Tim
Steffen
Olá
para reduzir a variedade de tamanhos, também seria possível colocar um formato menor na embalagem imediatamente superior.
por exemplo
papel 10x15 também na caixa de 13x18
papel 18x24 também na caixa de 8"x10"
etc.
No caso de caixas um pouco grandes demais, não é preciso apertar tanto o papel depois de retirar uma folha.
Minhas habilidades com origami de folhas de proteção contra luz são péssimas e, por isso, sempre transfiro meu papel para a caixa de tamanho imediatamente superior.
Atenciosamente,
Steffen
bernhardmangelsgmxde
"Solicita-se, por favor..."
- isso quase nos faz desejar que o imperador voltasse!
WolfgangF
Olá, Mirco,
Também gostaria de te dar os meus sinceros parabéns por esse passo e pela tua imensa atividade empreendedora.
A Harman/Ilford deve ter tido pensamentos semelhantes quando, no inverno, comprou da Ferrania as máquinas para a fabricação de cartuchos de filme de 35 mm, a fim de garantir sua produção no futuro.
E quanto à produção de bobinas de filme em rolo, 120 e 127? Trata-se de moldagem por injeção comum, que qualquer empresa de processamento de plástico pode fazer?
Atenciosamente e muito sucesso daqui para frente
Wolfgang
MirkoBoeddecker
Olá, Wolfgang,
Em relação aos carretéis de 120, já nos abastecemos; os de 127 já não estão mais disponíveis. Elas também foram fabricadas à mão em uma manufatura (limar e colar os bicos de latão manualmente = trabalho extremamente trabalhoso). Como a Fotokemika descartou as máquinas de corte e marcação do formato 127 “na calada da noite”, não sei como esse formato poderia ser relançado. O mercado é bem menor do que o de filmes de bolso, e os poucos que precisam desse formato podem se abastecer muito bem nos próximos anos reabastecendo carretéis e papéis antigos. Portanto, um investimento em novas máquinas seria certamente um desastre financeiro.
Atenciosamente,
Mirko
WolfgangF
Olá, Mirko,
obrigado pela resposta. É uma pena que as máquinas para 127 tenham saído de linha.
Quando você fala em “recarregar o carretel/papéis”, você se refere a um filme 120, apenas o filme, por exemplo, cortá-lo com um estilete e colá-lo no lugar correspondente no papel do antigo 127?
Ou é possível cortar o filme inteiro com papel para deixá-lo mais estreito e mais curto?
Em uma edição da Rollei News dos anos 80, provavelmente quando a Cortina de Ferro impossibilitou o acesso a produtos fotográficos e a Kodak produzia os últimos rolos 127, um mecânico amador ofereceu uma máquina de corte manual para cortar rolos 120 em 127.
Se eu encontrar o artigo, vou postá-lo. Isso já é história, mas talvez seja interessante para algum ou outro entusiasta.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolf_XL
...o maior problema, na verdade, são os carretéis. Pois os carretéis com o bocal de latão não são muito duráveis. Eles aguentam, no máximo, três ou quatro enrolamentos — depois, o bocal de latão começa a girar junto e lá se vai tudo. Por isso, deve-se cuidar dos carretéis 127 totalmente metálicos como se fossem a menina dos olhos — os carretéis com o bocal de latão não servem como carretéis vazios...
WolfgangF
O artigo em questão foi publicado na Rollei Fototechnik News 2/1997, páginas 15 e 16.
Wolfgang
HenningH
E eu acharia ótimo se fosse possível comprar as caixas (principalmente as de 13x18) vazias. Assim, finalmente conseguirei organizar minhas pequenas cópias.
Ah, é mesmo? Bem, isso não é problema. Vou colocar à venda na segunda-feira. O estoque está cheio ;-)
Isso aconteceu mesmo? Ou eu sou burro demais pra procurar?
RolandLindner
Gostaria que o tamanho da caixa fosse alguns milímetros maior. As caixas da ADOX são relativamente apertadas e os cantos e bordas se dobram com muita facilidade. Eu sempre transfiro o papel para caixas da Ilford, pois a Ilford tem caixas um pouco maiores.