Morte
Olá a todos,
Em breve vou começar a fazer, pela primeira vez, cópias de contato dos meus negativos. Até agora, isso era feito digitalmente, e já não estou mais satisfeito com isso. O procedimento geral está claro para mim. Mas ainda tenho duas dúvidas:
- Em algumas das muitas descrições sobre o procedimento, falava-se em colocar a base de negativo vazia no ampliador e, em seguida, “focar” a área iluminada com base nas bordas. -> Isso é realmente necessário e faz sentido? Faz diferença na qualidade da luz se a lente for focada para essa distância?
- É relevante usar o mesmo papel fotográfico para as provas de contato e para as ampliações posteriores? A favor disso estaria o fato de se obter o mesmo comportamento de contraste nas provas de contato e na ampliação, o que é útil para avaliar a gradação a ser utilizada (por meio de filtro). Contra isso está o fato de que, por exemplo, o papel baritado, como o que eu uso, é consideravelmente mais caro do que o papel PE, que é mais barato.
Eu uso principalmente papel Fomabrom; para as provas de contato, eu poderia imaginar, por exemplo, o ADOX Easy Print RC. Ou devo continuar com o Foma?
Muito obrigado por seus conselhos
Morte
TiMo
Olá, Morte,
Não foco a fonte de luz, mas sim a difuso, bem maior do que o papel. Utilizo sempre a mesma altura e, para cada tipo de filme, sempre a mesma exposição (IR820 sempre 8 s em f/16, SILVERMAX sempre 10 s em f/16, sempre filtro 2,5 etc.), para detectar variações. Deixo as configurações sempre iguais. Configuro da seguinte forma e, em seguida, anoto os valores de distância. Foco na borda e, a partir dessa posição, corrijo a lente um pouco para baixo. Mantêm-se a nitidez na borda e a lente é corrigida um pouco
Não uso o mesmo tipo de papel que uso para as impressões, mas sim o ADOX Easy Print, que é mais barato. Caso contrário, ficaria muito caro para mim e considero a vantagem de usar o mesmo papel que uso para as impressões muito pequena.
Saudações, Tim
piu58
> “Focar” com base nas margens. -> Isso é realmente necessário?
Sim. Assim, a iluminação fica uniforme.
> É importante usar o mesmo papel fotográfico para as cópias de contato
Não é obrigatório e nem sempre é possível. Eu não usaria papel baritado para cópias, pois as desvantagens (preço, consumo de água) não são compensadas por nada.
Se, por exemplo, as cópias de trabalho forem feitas em PE e as cópias de qualidade em barita, então já se está lidando com dois tipos de papel. Papel sobreposto com um leve véu nas bordas geralmente ainda pode ser aproveitado para contatos. Como mudar de um tipo de papel para outro sem uma nova série de tiras de teste, mostrarei em outubro no fineartforum em Paderborn.
O importante é usar papel macio, não acima da gradação 2.
Morte
Obrigado pelas respostas de vocês!