TiMo
Existe algum método para verificar se as contaminações na lente afetam a qualidade?
No caso específico, tenho uma lente em que há uma mancha entre duas lentes coladas. E isso ocorre nos elementos mais externos. Embora não consiga encontrar nenhuma imperfeição visível na impressão, muitos devem conhecer essa sensação: não dá para ficar tranquilo, sem saber se a qualidade não está sendo prejudicada.
piu58
Se o véu for pequeno, ele produzirá um pouco de luz difusa e diminuirá um pouco o contraste da imagem. Você compensa isso — de forma totalmente inconsciente — ao escolher a gradação. Se o defeito estiver na borda da lente (como eu suponho), ele será eliminado ao fechar o diafragma e só “incomodará” durante a focagem.
TiMo
Olá, Uwe,
Infelizmente, não é só na borda, mas em toda a superfície. Em uma das extremidades, há três manchas maiores e irregulares; na outra, parece um labirinto. É bem estranho.
Atenciosamente, Tim
piu58
As lentes Meopta de 4 elementos são de boa qualidade e não custam muito. Nessas circunstâncias, eu compraria uma nova.
KB Anaret 2.8/50
MF Anaret 4,5 (80
Não compre as Belare, pois são lentes de três elementos.