CPD
Olá!
Alguém sabe para onde foi parar o site do Klaus Wehner?
Atenciosamente
KlausWehner
Olá,
Isso é algo que o webmaster precisa resolver!
Mas se você tiver alguma dúvida específica, terei prazer em respondê-la pessoalmente — aqui no fórum, por mensagem privada ou pelo e-mail [email="klaus.wehner@web.de"]klaus.wehner@web.de[/email]
Atenciosamente,
Klaus
KlausWehner
Adendo:
Infelizmente, nos últimos tempos, ocorreram ataques massivos de hackers tanto ao site do fineartforum quanto à minha página de diapositivos.
Caso haja alguma restrição devido a isso, peço sua compreensão.
No entanto, estou sempre disponível para esclarecer quaisquer dúvidas diretamente.
[email="klaus.wehner@web.de"]klaus.wehner@web.de[/email]
Atenciosamente,
Klaus
CPD
Olá, Klaus!
Muito obrigado!!
Você oferece revelação de slides, não é mesmo?
- Quais formatos são possíveis? (no meu caso, seriam 4x5" e 120)
- Quais filmes você recomenda? (eu uso TMX, 400TX, Pan F+)
- Como esses filmes devem ser submetidos à exposição?
- Quanto custa a revelação?
Atenciosamente!
CP
KlausWehner
Olá, CP,
Sim, revelo filmes diapositivos em preto e branco seguindo meu próprio método (revelação reversa segundo Wehner).
Para alcançar a qualidade reconhecidamente elevada dos meus diapositivos, é necessário um investimento significativamente maior de tempo e material.
Meu preço para um revelamento reverso é de € 15,50 (tudo incluído — por exemplo, sensibilidades diferentes — na medida do tecnicamente possível).
Por padrão, revelo o SILVERMAX e o Foma R 100.
Infelizmente, ambos os filmes estão disponíveis apenas no formato 35 mm.
A situação dos filmes em rolo está um pouco complicada no momento. Eu testei o Rollei 80S e o Superpan 200.
Infelizmente, esses filmes apresentaram repetidos problemas de qualidade no passado devido à sua embalagem inadequada.
A Maco anunciou uma melhoria na embalagem — infelizmente, não sei mais nada a respeito. Ainda não recebi mais informações da Maco.
No momento, estou testando filmes em rolo alternativos. Infelizmente, ainda não há um resultado definitivo.
Para uso próprio, revelei filmes planos em processo inverso. (Na Photokina, mostrei um diapositivo P&B de 8x10 polegadas — com exposição no antigo Adox PAN 25).
Devido ao trabalho muito intenso que isso exige, só revelaria filmes planos em casos excepcionais.
Gostaria muito de projetar diapositivos P&B de 4x5 polegadas no próximo fineartforum em Paderborn (02-03 de novembro de 2013). Mas, por enquanto, isso não passa de uma ideia. É principalmente uma questão de tempo.
Também está sendo pensado em um kit químico para o processo de inversão em preto e branco.
Já existem protótipos para isso. Por motivos de tempo, esse projeto está suspenso por enquanto.
Entre em contato se tiver mais perguntas!
[email="klaus.wehner@web.de"]klaus.wehner@web.de[/email]
Atenciosamente,
Klaus
CPD
Gostaria muito de projetar diapositivos em preto e branco de 4x5 polegadas no próximo fineartforum em Paderborn (2 a 3 de novembro de 2013).
Olá, Klaus!
Você já tem um projetor? É que há algum tempo venho me interessando por um projetor desse tipo.
Se você tiver experiência com RF, por favor, compartilhe conosco!
cp.duerrler(at)bauforschung-und-dokumentation.com
Atenciosamente e muito obrigado!
CP
KlausWehner
Olá, CP,
Pelo que sei, existem projetores para 9x12 (4x5) da Gütschmann (ou de seus sucessores).
Um possível filme plano poderia ser o novo CHS II da ADOX. (Eu já havia testado a versão da Efke, mas acabei descartando-a devido à qualidade variável da emulsão).
Talvez possamos preparar algo juntos para o fineartforum (nov. 2013)?
Meu site também está de volta à internet.
Quanto aos diapositivos GF, você pode dar uma olhada na nossa página do fineartforum quando tiver oportunidade:
www.fineartforum.info
Salvei seu endereço.
Atenciosamente,
Klaus
CPD
Olá, Klaus!
Pelo que sei, existem projetores para 9x12 (4x5) da Gütschmann (ou sucessores).
É bom saber! Tenho uma Linhof 6x7, acho que é da Liesegang. É verdade que é da era dos projetores antigos, mas mesmo assim é de boa qualidade.
Um possível filme plano seria talvez o novo CHS II da ADOX.
Isso seria ótimo, claro. Há muito tempo que procuro um substituto para o SCALA. Certa vez, levei para uma reunião de apresentação de uma proposta de trabalho diapositivos SCALA de grande formato, juntamente com algumas placas luminosas 4x5". O impacto foi incrível!
Talvez possamos preparar algo juntos para o fineartforum (nov. 2013)?
Eu teria muito interesse nisso. No entanto, estive muito doente durante o último semestre e não sei como minha carreira profissional vai seguir. Ou seja, este ano certamente não vai dar certo para mim.
Mas: sou historiador de arquitetura de profissão e fotografo há muitos anos templos gregos na Ásia Menor, na Magna Grécia e, claro, na Grécia continental nos formatos 13x18 cm (originalmente, eu queria manter esse formato e possuo uma Technika V 13x18 cm para isso, mas, como as coisas são, não consegui usar esse formato, já que ando muito a pé ou de bicicleta, nem sempre consegui usá-lo), 4x5", 6x7 cm e 6x6 cm. Além disso, tenho uma grande quantidade de fotos da Frígia histórica. Gostaria de apresentar essas fotos algum dia.
Todos esses são negativos em preto e branco. Há muito tempo pretendo fazer diapositivos a partir desses negativos. No entanto, tenho pouca ou nenhuma experiência nisso.
Mas, como tenho realmente muito interesse na sua sugestão! — Seria possível pensar no ano de 2014?
Meu site já está no ar novamente.
Obrigado! Já vi! ;-)
Atenciosamente
CP
KlausWehner
Olá, CP,
Sobre o assunto dos projetores: há cerca de dois anos, tive uma breve conversa com a empresa Gütschmann (sucessora).
O assunto também envolvia os diapositivos GF.
Desde então, esse assunto não sai da minha cabeça. (Talvez alguém aqui no fórum tenha informações mais precisas)?
2014 seria, de fato, uma data mais realista para um projeto conjunto no fineartforum.
Porque: os diapositivos ainda não foram fotografados, os filmes planos ainda não estão disponíveis — e também ainda não foram testados. A questão dos projetores ainda não está esclarecida.
No momento, estou extremamente sobrecarregado — muitas coisas que precisariam ser feitas com urgência eu vou adiando. Simplesmente não consigo dar conta de tudo. Também não tenho tempo para fotografar no momento.
Sobre a cópia de diapositivos (a partir de negativos):
há algum tempo, recebi uma solicitação a esse respeito.
Um laboratório especializado (!) havia revelado um filme SCALA no processo de negativo.
A solicitação que me foi feita era se eu poderia produzir diapositivos a partir dos negativos para salvar esse filme.
Após muitas semanas de testes, encontrei uma maneira de copiar os diapositivos de forma que atendessem ao meu padrão de qualidade.
Mas isso também dá bastante trabalho.
Os diapositivos copiados também têm uma aparência bem diferente dos diapositivos originais. Afinal, são reproduções. Nesse sentido, isso só pode ser visto como uma medida de emergência. Mas é possível.
Sim, essa também é a minha experiência: diapositivos de grande formato sempre causam uma impressão especial no observador.
Para os meus (poucos) diapositivos de grande formato (4x5 e 8x10 polegadas), também não tenho um projetor. Coloco-os na mesa de luz e fico feliz com isso.
Essa impressão é insubstituível.
Isso corresponde exatamente à minha filosofia de fotografia. O conceito de “original” é muito importante para mim na fotografia.
Por isso, esse é o meu tema.
Vamos manter contato.
Fale comigo de novo quando quiser — senão, às vezes isso acaba ficando de lado para mim também.
Atenciosamente,
Klaus
KlausWehner
Adendo:
Sobre o tema do projetor de diapositivos GF, tomei conhecimento da seguinte novidade:
aparentemente, a Leitz fabricou um projetor chamado “Epidiaskop”.
Este era provavelmente utilizado no âmbito do ensino.
Eu mesmo já vi, em um teatro, um projetor GF destinado à projeção de fundo.
Há muito tempo, eu já havia pensado em construir um projetor GF por conta própria.
A dificuldade, no fim das contas, era dissipar de forma eficaz o calor residual gerado pela alta intensidade de iluminação necessária.
Mas isso foi antes da era dos LEDs. Talvez hoje seja mais fácil fazer isso.
Atenciosamente,
Klaus
Commander8x
Dá uma olhada na entrada “Episkop” na Wikipedia. Os epidioscópios não eram fabricados apenas pela Leitz. Se iluminarmos o original por baixo com luz LED, isso poderia muito bem se transformar em um projetor de lâmina. O problema dos epidioscopos sempre foi a intensidade da luz (brilho da imagem projetada), já que os originais eram iluminados por cima. Com a iluminação por LED, talvez seja possível resolver isso.
Boa diversão com o seu projeto, Matthias
KlausWehner
Oi, Matthias,
obrigado pela dica.
Minhas reflexões também iam nessa direção.
Eu também tinha conseguido um retroprojetor fora de uso.
Algumas peças mecânicas e ópticas poderiam ter sido úteis para mim.
Infelizmente, agora não tenho mais tempo para projetos desse tipo. Por isso, o retroprojetor está subindo perigosamente na minha lista de itens a descartar. Atualmente, ele já atingiu o status de “altamente ameaçado”.
Mas um formato de projeção de 30x30 cm já teria seu charme...
Outro problema é encontrar uma lente adequada para a projeção. No meu acervo, tenho, por exemplo, uma Apo-Ronar de 600 mm. Mas, infelizmente, ela é bastante fraca em termos de luminosidade.
Talvez eu ainda repense isso.
Obrigado e cordiais saudações,
Klaus
CPD
Olá, Klaus!
Muito obrigado pelas suas dicas!
Sobre o assunto dos projetores: há cerca de dois anos, tive uma breve conversa com a empresa Gütschmann (sucessora).
O assunto também envolveu os diapositivos GF.
Talvez seja possível alugar esses projetores! Como os diapositivos são emoldurados, afinal?
Sobre a cópia de diapositivos (a partir de negativos):
há algum tempo, recebi uma solicitação a esse respeito.
Um laboratório especializado (!) havia revelado um filme SCALA no processo de negativo.
A solicitação que me foi feita era se eu poderia produzir diapositivos a partir dos negativos para salvar esse filme.
Após muitas semanas de testes, encontrei uma maneira de copiar os diapositivos de forma que atendessem ao meu padrão de qualidade.
Mas isso também dá bastante trabalho.
Os diapositivos copiados também têm uma aparência bem diferente dos diapositivos originais. Afinal, são reproduções. Nesse sentido, isso só pode ser visto como uma medida de emergência. Mas é possível.
Você pode falar sobre isso? De vez em quando me deparo com esse problema. Acima de tudo, já precisei várias vezes de diapositivos KB para projeção. Fiz isso simplesmente fotografando-os. Os resultados não ficaram muito bons, mas serviram para fins de apresentação.
Minhas tentativas com Ilford Ortho e Genius Printfilm (?) não foram tão convincentes — então desisti. Talvez seja possível avançar mais com uma abordagem híbrida.
Vamos manter contato.
Tenho muito interesse nisso também. Sim, vamos manter contato!
Um grande abraço!
KlausWehner
Olá, CP,
Pela minha experiência, não há como produzir uma reprodução a partir de um negativo que tenha a mesma aparência de um diapositivo preto e branco original.
Sempre será possível perceber que se trata de uma reprodução.
No entanto, com meu método de cópia, consegui atingir densidades semelhantes às do original.
(Ou seja, densidades análogas às que obtenho com meu método de inversão segundo Wehner).
Com os materiais que você mencionou, isso provavelmente não é possível.
Como isso também envolve algumas das minhas tecnologias de revelação reversa química, peço sua compreensão por não fornecer detalhes a respeito aqui.
Talvez tenhamos a oportunidade de trocar ideias pessoalmente algum dia.
Atenciosamente,
Klaus
CPD
Olá, Klaus!
Descobri que a Göttschmann fabricou trinta projetores de 9x12 cm (4x5" também deve funcionar), mas interrompeu a produção devido à falta de demanda. No entanto, e isso parece um pouco contraditório, esse projetor continua sendo procurado.
Não estou no meu computador agora. Depois te passo o link da minha fonte.
Um abraço!