...uma pergunta boba — dez rolos de Supermax também não saem de graça — então por que se dar ao trabalho de usar outros reveladores? Revela seus filmes no revelador Supermax seguindo as instruções da bula e pronto... Justamente como iniciante, você deveria evitar experimentos e simplesmente recorrer a combinações comprovadas de filme e revelador...
É verdade :-) Os dez rolos de SILVERMAX não vieram de graça, mas para as férias eu queria levar material de trabalho suficiente. Tinha que alimentar minha câmera regularmente durante a viagem, senão ela teria morrido de fome. Por outro lado, como sou estudante, tenho que pensar um pouco em como usar meus recursos. O RODINAL/ADONAL é fornecido gratuitamente no laboratório e dei meus primeiros passos com filmes diferentes (todos misturados) usando esse revelador. Agora, queria me concentrar em um único filme e me familiarizar com ele.
Aí a frustração já está garantida...
Ainda estou longe de sentir frustração. Prefiro aprender quais ajustes fazer e, ao longo do caminho, ver também o que não é uma boa ideia. Meus negativos não são tão importantes a ponto de eu não poder cometer erros... Acho que esse é, entre outras coisas, o encanto da fotografia analógica em preto e branco para mim.
Desde já, obrigado pelas muitas dicas!