Olivinyl
Olá a todos,
Comprei o ampliador Kaiser VCP 3501 com cabeça de mistura de cores para substituir meu Durst M301 com Rodenstock Trinar 4,0 50 mm.
O que vocês acham do Kaiser em comparação com o Durst? Até agora, usei o Durst com o filtro Ilford Multigrade. Agora, gostaria de usar a cabeça de mistura de cores para a gradação.
Os negativos na Durst M301 devem ter um gama de 0,55; como é no Kaiser? Gama = 0,63?
Qual das duas lentes é melhor?
O que preciso trocar no Kaiser para processar 6x6? Lente, condensador duplo, mesa de filme... o condensador 6x6 pode permanecer instalado no 24x36?
O uso de vidro AN é obrigatório na Kaiser VCP? Na Durst, eu ocasionalmente tinha anéis nas ampliações.
Perguntas e mais perguntas... eu também ficaria muito feliz com suas dicas e experiências.
Atenciosamente, Oliver
AchimBauer
Olá, Oliver,
Não conheço nenhum desses ampliadores. Mas tenho dois Kaiser na minha Duka: um antigo para KB com lâmpada opalina e um mais novo, de KB até 6×7, com multigrade e cabeçote de mistura de cores.
Os dois têm a mesma aparência, mas não são compatíveis.
Se você tem lentes condensadoras redondas em armação plástica redonda, então é um aparelho antigo, onde não vale a pena fazer uma atualização.
Se você tem condensadores quadrados, talvez haja mais chances de os atuais servirem. (ou nem procure) O melhor é se você conseguir descobrir o ano de fabricação; caso contrário, envie um e-mail com o número de série para a Kaiser perguntando quais peças são necessárias.
Normalmente, você recebe uma resposta em até uma semana. Mas muitas vezes é mais barato esperar até que um aparelho acessível apareça no eBay, mas atenção: as cabeças não são intercambiáveis dependendo da série, como já testei com as minhas.
Quanto às lentes, não conheço a Trinar, mas acho que a Rodagon é a melhor.
Atenciosamente, Achim
AchimBauer
Olá, mais uma vez,
Esqueci de dizer que prefiro a máscara sem vidro na parte de baixo e com vidro na parte de cima,
Atenciosamente, Achim
Tandemfahren
Olá, Oliver,
Quanto à conversão para 6x6, eu também te aconselharia a ficar de olho em um equipamento completo ou em uma cabeça. Mas tudo bem — na Kaiser, com certeza vão te ajudar.
Seu novo brinquedo deve ser bem superior ao antigo em termos mecânicos. Eu tive os dois. O mesmo vale para a ótica, embora as lentes triplas sejam frequentemente subestimadas — eu já tive uma Anaret, que era maravilhosa.
Para o 6x6, você precisa de uma 75 ou 80 mm; Schneider Componon-S, Rodagon e Nikkor devem ser as melhores opções. Se quiser, posso dar uma procurada para você, talvez ainda tenha algo guardado no meu baú de tesouros.
No caso de uma adaptação, o condensador 6x6 para KB pode ficar lá. Os tempos de exposição ficam um pouco mais longos, só isso (eu uso um 6x7 para tudo).
O vidro AN na parte superior certamente não é má ideia, independentemente do equipamento. Talvez você possa dispensar o vidro transparente.
Não uso o gama para determinar o contraste do negativo, mas com a Zona VIII em 1,25-1,35 logD funciona muito bem (seja qual for o gama).
My2cts
Frank
Olivinyl
Olá a todos,
Desde que adquiri um densitômetro, criei o hábito de testar os filmes. Por isso, graças ao aplicativo do Excel do Dr. Otto Beyer, consigo determinar o valor gama. Até agora, tentei revelar todos os filmes com um gama entre 0,55 e 0,59, ou seja, a Zona 8 em aproximadamente 1,25 – 1,30 logD.
Acho que li que, para ampliadoras de luz mista, um gama de 0,63 seria ideal; por isso, pergunto se isso está correto.
Eu já sabia que precisaria de uma lente diferente para 6x6. Vou verificar qual condensador está instalado. Seria ótimo se eu pudesse fazer a adaptação.
De acordo com o manual, o condensador duplo instalado é o nº 4443 para 24x36 (ou seja, o redondo), e para 6x6 eu preciso do nº 4442. O 4442 não está listado no catálogo atual da Kaiser, mas o 4542 (para 6x6) está listado e sem restrições para aparelhos até 10/1994, anteriores à série 05.
A base de imagem é ou a 4435 com vidro plano ou a 4486 sem vidro plano; infelizmente, ainda não sei dizer qual é.
Então, para o 6x6, eu precisaria da base de imagem 4434 ou 4485.
Talvez eles ainda consigam encontrar essas peças, assim eu poderia colocar minha Rolleicord para funcionar.
Onde fica o vidro AN? Acima da base de imagem? Qual é a utilidade do vidro abaixo da base de imagem?
Atenciosamente, Oliver
SxDx
Por que não verifica primeiro qual é a gradação necessária para os filmes revelados até agora? Se você precisar fazer revelações intensas com frequência, pode ajustar o processo de revelação de acordo com isso.
Eu uso as máscaras sem vidro na minha Kaiser e não tenho problemas com o alinhamento, mesmo no formato 6x7. No entanto, eu só trabalho com o lado curto de 20 cm, pois não gosto de formatos maiores.
Olivinyl
Olá,
Para mim também não passa de 20x30; a maioria das cópias é 10x15 e 18x24.
Portanto, o vidro inferior é necessário apenas para a planagem e o superior como vidro AN.
Então só preciso procurar um condensador para 6x6, um de 75 ou 80 mm, e as máscaras de formato 6x6 para a mesa de projeção.
Atenciosamente, Oliver
WolfgangF
Olá, Oliy,
O sistema V do ampliador Kaiser é muito fácil de atualizar.
Na parte superior da caixa, abaixo do cabeçote de mistura de cores, há um condensador redondo, fixado com dois parafusos.
Esse condensador pode ser substituído por um 6x6 nº 4542 ou um 6x7 nº 4441. Eles já estão sendo oferecidos no eBay por cerca de 60 €.
Para isso, são necessárias as inserções de formato correspondentes, 6x6 e 6x7, cerca de 10 a 15 unidades usadas cada, e, no caso do condensador 6x7, ainda seria necessário trocar por uma gaveta de filtro maior, nº 4448.
Além disso, você precisa de um difusor 6x6/6x7 para o cabeçote de mistura de cores.
Portanto, até o formato 6x6, o esforço é mínimo, mantendo a mesma qualidade.
Eu mesmo fiz essa atualização do 6x6 para o 6x9.
Boa sorte
Wolfgang
AchimBauer
Olá, Oliver,
Espero que o envio das fotos dê certo; nela, vê-se à esquerda o sistema antigo e à direita o novo, para o qual talvez seja possível fazer um upgrade. Mas o melhor é verificar com a Kaiser usando o número de série.
Formato ou inserção de vidro 4434, 4485; condensador 4542.
Mas é só uma possibilidade, pois não é tão simples quanto o Wolfgang descreveu; eu gostaria de ter convertido o meu para 6x9, mas para isso precisaria ainda da parte inferior da cabeça do aparelho e de uma nova cabeça de iluminação.
Isso só é muito fácil nos modelos mais novos.
Atenciosamente, Achim
WolfgangF
Olá, Oly, olá, Achim,
Preciso corrigir uma coisa.
A adaptação é tão simples quanto descrito, mas nos modelos VCP 3501 e 6001 só é possível até 6x7.
Minha adaptação para 6x9 foi feita no sistema mais recente V ooo5, VCP 6005, e também é possível no VCP 3505.
Em anexo, as instruções de adaptação do 6001 e do 3501.
Se você tiver interesse, posso enviá-las por e-mail em formato PDF.
Atenciosamente, Wolfgang
Olivinyl
Olá a todos,
Tenho o manual do 3501, mas parece que não reparei na parte do catálogo de conversão.
Já tinha o kit de conversão 4477 nas mãos, mas não tinha certeza se ele serviria. Então, vou manifestar meu interesse.
6x6 mm é o máximo que pretendo fazer, e 6x7 ou 6x9 são, para mim, absolutamente irrelevantes e insignificantes.
Quando tiver o kit de conversão, vou procurar uma lente de 80 mm usada.
Atenciosamente, Oliver
Olivinyl
Olá a todos,
alguém poderia me dizer quanto se pode, deve e precisa pagar por uma Schneider Componar-C 4,0/75 mm?
Me ofereceram uma lente usada e pediram que eu fizesse uma proposta de preço.
Por favor, nada de preços absurdos do tipo do eBay ;-)
Quanto essa lente custava na época do marco alemão?
Atenciosamente, Oli
sputnik
Por isso, eu não pagaria nem um centavo. Uma lente de três elementos da categoria mais baixa!
Compre uma lente de seis elementos decente. Até ESSAS são oferecidas de graça hoje em dia:
http://www.ebay.de/i...&orig_cvip=true
Aqui estão alguns preços de 1999 para lentes de seis elementos na Stochay & Ley:
Rodagon 4/80: 446 DM
idem APO: 1096 DM
Componon S 4/80: 516 DM
idem APO (4,5/90): 1176 DM
EL-Nikkor 4/75: 316 DM
Na prática, as lentes de 6 elementos “normais” provavelmente não apresentam grande diferença.
As APO são um pouco melhores, mas de longe não tanto quanto a diferença de preço levaria a crer!
Pode ser que haja uma diferença qualitativa maior na ampliação colorida. Isso eu não sei.
Também dizem que uma Anarat 4,5/80 de 4 lentes é bem boa. NAQUELA ÉPOCA, ela custava 129 DM, bem menos do que as mencionadas acima.
Pelos preços atuais de mercado de usados, a diferença de preço deve ficar em torno de 20 ou 30 euros. NISSO eu não economizaria.
Afinal, a óptica V é o que importa na ampliação!
Ah, sim, quanto ao preço de fábrica. A Componar C parece ser uma peça muito antiga, infelizmente não consigo encontrar nenhum preço. A Componar S, que já era uma lente de 4 elementos, custava 186 marcos alemães em 1999 no catálogo citado acima.
Olivinyl
Obrigado, S.
Então vou deixar essa ideia do Componar C de lado e esperar por uma Rodagon 4/80.
Abraços, Oliver
AchimBauer
Olá, Oliver,
Dá uma olhada no site www.secondhanddarkroom.co.uk. Lá você encontra uma visão geral de quase todo o catálogo.
Atenciosamente, Achim
WolfgangF
Oi, Oly,
dá uma olhada aqui no site da aphog
http://www.aphog.de/forum/viewtopic.php?f=12&t=23725
Atenciosamente, Wolfgang
Olivinyl
Que pena, não consigo acessar o link no momento, pois estou com problemas com meu cadastro no Aphog.de
Abraços, Oliver