Bonderer
Os fabricantes de produtos fotoquímicos sempre tentaram se eximir de responsabilidade, seguindo o lema “revele por sua conta e risco”.
Eu revelo filmes em preto e branco para uma pessoa que prefere usar RODINAL. Hoje em dia, na verdade, ADONAL.
Como li em vários lugares que o RODINAL, o ADONAL etc. talvez não tenham validade ilimitada, liguei, informei o número de lote da produção e perguntei pela data de fabricação. E o que posso dizer? Eles não sabem.
“A validade é ilimitada e, se não for, basta testar com um rolo de filme para ver se o revelador ainda funciona como deveria.” Essa foi a resposta.
Olá, mas que absurdo! Eu quero revelar filmes com ele, não testar se o revelador ainda funciona com filmes, e preciso poder confiar que o revelador realmente revele.
Eu poderia acabar pegando um produto que ficou parado no estoque e, então, pelo menos dois filmes estariam arruinados. O fabricante fica livre de responsabilidade, porque não dá para rastrear a idade do produto. Ou o sistema funciona assim: não importa a idade, o importante é vender e esvaziar o estoque.
Já tive essa experiência com a Tetenal, que vendeu reveladores, através do meu revendedor, cuja embalagem já estava diferente há mais de dois anos. Essa história de apontar o dedo, um para o outro, a gente já conhece, embora eu já confiasse mais no meu revendedor do que na Tetenal.
Com meus próprios filmes, isso não seria tão trágico, mas não quero estragar ou mesmo destruir filmes que me foram confiados dessa maneira.
Por que não há data de fabricação ou prazo de validade nas embalagens?
Assim, todo mundo sabe em que pé está e, se usar o produto quando ele estiver mais velho, é por sua conta e risco.
Acabei de sacrificar um dos meus próprios filmes para testar, não tinha outra escolha. O lugar onde costumo comprar esse material está de férias, tudo tem que acontecer uma vez na vida.
Erros ensinam, eu também já jogo fora algumas coisas quando me parecem muito velhas ou ficaram abertas por muito tempo.
Negativos importantes não se substituem, eles estão irremediavelmente perdidos.
Produtos fotoquímicos, sejam quais forem, simplesmente se compram de novo, mas deveria estar indicado quando foram fabricados.
E a suposta durabilidade extremamente longa do RODINAL, em garrafas de vidro talvez seja verdade, mas em garrafas de plástico não consigo acreditar.
Não é à toa que as soluções para química analítica são comercializadas quase que exclusivamente em garrafas de vidro marrom, e o que vem em garrafas de plástico tem um grande e bem visível “Validade até…” impresso.
TiMo
Oi, Analoger,
se tem uma data de validade impressa, isso não muda nada. Aí vêm todos aqueles bobões que deixaram a garrafa apodrecendo no parapeito da janela, ao sol, ou cujo conteúdo foi submetido a contaminação, e reclamam que o produto não dura tanto quanto está escrito na embalagem. Tem gente que sempre encontra algo para reclamar; ou que está procurando um motivo para reclamar.
Se os negativos são tão importantes e eu não tenho certeza se o revelador ainda está bom, então faço um teste rápido com 5 cm de filme. Leva 10 minutos.
Pela minha parte, nunca tive problemas com os produtos químicos (ADOX, Moersch, Ilford), mesmo tendo-os usado por muito mais tempo do que o recomendado pelo fabricante e armazenado apenas em garrafas plásticas.
Saudações, Tim
Wolf_XL
...bem, a vida é assim mesmo — ninguém vai poder te oferecer um pacote 100% sem preocupações, ou ele seria simplesmente inacessível...
Bonderer
A data de fabricação já seria suficiente para mim. Assim, eu saberia há quanto tempo o produto foi fabricado — se tem meio ano ou três anos, essa é a questão.
Desde que tive vários rolos em que o revelador simplesmente não funcionou e recebi como resposta que eu deveria saber que esse revelador tem a tendência de “dar o fora” — já retirado do mercado —, ele não estava guardado no parapeito da janela e era quase recém-saído do estoque, ou seja, garrafas ainda “virgens” no momento do uso, e mesmo assim não aconteceu nada. Ei, o que é isso? Eu também não compro um bife estragado, pelo menos dá para ver e sentir o cheiro, mas com reveladores isso não acontece. Só depois do uso.
Estão se servindo da minha conta, a entrega é quase sempre só contra pagamento antecipado ou débito bancário, e eu tenho que aceitar o que recebo sem saber a idade do produto; e se eu receber algo ruim, mil desculpas de que a culpa seria minha.
Não pode ser tão difícil assim imprimir a data de fabricação, ou será que não querem fazer isso? Aí apareceram mais algumas caixas no inventário, que precisam ser transformadas em dinheiro. Ninguém vai perceber.
Outros fabricantes imprimem a data, não parece ser difícil.
Pelas amostras de devolução, nem quero perguntar se isso é feito.
Desculpem se isso parece um pouco polêmico, mas depois que simplesmente ignoraram minhas amostras por causa de uma reclamação, não confio mais neles. É assim que funciona o mundo dos negócios.
Bonderer
Só para deixar claro: quando compro algo novo, espero que funcione e que possa ser usado por um certo tempo; é o mínimo que posso esperar de um revendedor, e isso seria um pacote completo e sem preocupações. Isso inclui a data de fabricação.
Ninguém compraria alimentos claramente vencidos, mas, no caso da fotoquímica, isso parece ser uma prática comum.
Parece que a maioria dos fabricantes não tem muita confiança nos próprios produtos; caso contrário, eles fariam isso.
Em vez disso, códigos obscuros que não se pode/não se quer associar a uma data específica.
Wolf_XL
...você está comparando alhos com bugalhos — alimentos e produtos fotoquímicos são, afinal, coisas totalmente diferentes. Na maioria dos casos, um produtor de alimentos tem controle sobre o que acontece com sua mercadoria até que ela chegue ao consumidor — e também existem regulamentações suficientes para que, em caso de problema, seja possível rastrear exatamente o motivo pelo qual a banana não tem mais a qualidade que deveria ter...Já o fabricante de produtos fotoquímicos, por outro lado, geralmente não possui um sistema de transporte próprio, de modo que o transporte até o atacadista já ocorre fora de seu controle. Ele não saberá como o produto é tratado lá, nem o que acontece no trajeto do atacadista até o consumidor final. Como fabricante, eu evitaria, portanto, tudo o que pudesse ser usado contra mim...
Wolfgg
Olá, Analoger,
No caso do RODINAL, o que importa não é a data de fabricação, mas sim quando o frasco foi aberto pela primeira vez. E nenhum fabricante tem vontade de escrever isso no rótulo para você :). A propósito, sabe-se que o RODINAL original em frascos de vidro, mesmo quando aberto pela primeira vez após 50 anos, ainda revela perfeitamente.
Atenciosamente, Wolfgang
ThomasPauly
Nos produtos da FOMA-Pulverchemie, encontrei uma data de validade impressa. Quando perguntei sobre isso no estande da Photokina, me explicaram que isso se deve ao cumprimento de uma regulamentação legal vigente na República Tcheca. Portanto, quem quiser evitar comprar um produto vencido está bem servido na prateleira da FOMA de um fornecedor sério, que garanta condições adequadas de armazenamento. Lá também há “genéricos” que correspondem a reveladores populares como D76/ID-11 ou X-Tol, ou ainda um revelador de tom positivo em embalagens práticas de 1 litro.
Se a data — como também acontece com os alimentos — fosse vinculada a determinadas normas de conservação (por exemplo, “não aberto, protegido da luz e a temperaturas não superiores a tantos graus”), tal declaração seria certamente desejável, em princípio, para todos os fabricantes.
tepe
sputnik
Pois parabéns. Uma data de validade em reveladores em pó, que, de qualquer forma, duram para SEMPRE.
Ao contrário, aliás, do papel fotográfico.
Eu uso exclusivamente o da FOMA.
Até agora, procurei em vão por uma data de validade.
Parece que a tão elogiada regulamentação legal NÃO se aplica justamente onde faria sentido.
Mas mesmo SE houvesse essa data de validade, ISSO, por sua vez, exigiria determinadas condições de armazenamento.
Você poderia dar uma passada na loja da Alte Schönhauser no verão. Lá, você vai ter ondas de calor em no máximo 5 minutos, a ponto de achar que está na menopausa.
Ora, qualquer criança sabe que o papel fotográfico deve ser armazenado o mais fresco possível.
Na Monochrom a situação não era melhor, embora ELES, pelo menos, mantivessem os filmes na geladeira. No entanto, a loja deles em Berlim fechou no ano passado.
Não sei como é a situação em outros lugares, é claro, mas não imagino nada de bom.
ThomasPauly
Eu também sempre acreditei que os produtos químicos em pó tivessem uma validade praticamente ilimitada. No entanto, um Negafin que preparei cerca de cinco anos após a compra apresentou um enfraquecimento perceptível.
A embalagem provavelmente influencia a durabilidade. A Foma usa sacos de papel simples com uma embalagem externa de sacos de PE, que certamente não são nada resistentes à difusão e não se comparam aos sacos de folha composta de alumínio e plástico da Ilford ou da Kodak. Por outro lado, a Foma também é mais barata. Nesse sentido, a data de validade é totalmente justificada.
Conclusão: é melhor evitar o excesso de estoque; na era das lojas online, dá para conseguir tudo rapidamente. Mesmo que, em casos específicos, haja custos de envio para pequenas quantidades, hoje pago por isso pouco mais do que antes tinha que desembolsar pelo estacionamento da cidade grande ao lado da minha
loja de fotografia.
sputnik
Mesmo que, em casos específicos, haja custos de envio para pequenas quantidades, hoje em dia mal pago mais do que pagava antigamente pelo estacionamento na cidade grande, ao lado da minha
loja de fotografia.
Basta dizer: BICICLETA. :)
ThomasPauly
Em princípio, é uma boa ideia, mas onde eu moro (do ponto de vista da Alemanha, no exterior), isso é proibido na rodovia.
tepe
adophil
Você poderia dar uma passadinha na loja física na Alte Schönhauser no verão. Lá, em no máximo 5 minutos, você vai sentir ondas de calor tão fortes que vai achar que está na menopausa.
Isso é verdade, mas acho que o estoque não fica lá por muito tempo. Normalmente, tenho a sorte de poder ficar na fila, o que pode ser visto como um sinal de um atendimento rápido.
Na Monochrom a situação não estava melhor, embora ELES, pelo menos, mantivessem os filmes na geladeira.
É verdade. Obrigado pela dica sobre o fechamento, eu não tinha percebido isso. Teria sido em vão ir até lá na próxima semana...
TR
Então vou fazer um revelamento rápido de teste com 5 cm de filme. Leva 10 minutos.
Se o revelador estiver funcionando (pelo menos no caso do D-76 e do A-49 na solução-mãe), o pedaço de filme escurece já após dois ou três minutos. Isso já é suficiente para mim e presumo que o revelador ainda esteja funcionando. Esse teste é rápido e não custa nada. Eu o faço com reveladores que já estão parados há algum tempo.
O fixador também pode ser testado com a mesma facilidade. No caso de filmes 35mm, sempre sobra um pedacinho de filme. No caso de filmes em rolo, basta a ponta estreita, onde a fita adesiva está colada, para ambos os testes.
Bonderer
Então, vou comprar revelador em breve, e depois vou ter que testar primeiro se ele ainda serve para alguma coisa? Não pode ser assim.
De alguma forma, deve ser possível determinar a data de validade de um revelador; o RODINAL em garrafas de vidro, com prazo de validade e produto diferentes, já é coisa do passado. Eu vivo no aqui e agora. Agora só vou encomendar ADONAL quando meu amigo anunciar que vai usar filmes, usar a quantidade que ele precisar e depois descartar. Mas, mesmo assim, antes de começar a trabalhar com os filmes dele, vou testar a nova remessa por precaução. Parece o que é: RIDÍCULO
Em primeiro lugar, tenho uma responsabilidade para com o fotógrafo que me confia seus filmes e espera um resultado excelente.
Mas só consigo isso se receber materiais impecáveis, com alta consistência de processo, e isso inclui a possibilidade de verificar a data de validade do produto. Em produtos químicos, isso é padrão. Se ficar muito velho, eu descarto ou uso por minha conta e risco. É diferente quando compro algo novo e recebo um produto antigo; isso iria direto de volta. Se o frasco custasse 2-3 ou 5 € a mais, porque a produção é menor ou porque uma parte é descartada por estar muito velha, eu não me importaria.
Mas quem tem um sistema de garantia de qualidade em que nem mesmo pela impressão é possível saber quando foi fabricado,
até que ponto leva a qualidade a sério? Isso me lembra uma cozinha de quintal.
Mas, infelizmente, o moderador do fórum mantém uma discreta distância dessa questão e brilha pelo silêncio.
O que pensar disso?
Wolf_XL
...o único absurdo é o alvoroço que você está fazendo agora... Então compre os produtos químicos brutos e prepare você mesmo o seu revelador — você encontra a receita do D-76 na internet e não é nada difícil... Só que você também não vai encontrar data de validade ou de fabricação nos produtos químicos brutos...
Mas se isso te tranquiliza — em meus mais de quarenta anos de experiência em laboratório, posso contar nos dedos de uma mão os filmes que tive que jogar fora por causa de revelador estragado. No entanto, não havia nenhum filme que eu tivesse mergulhado em revelador recém-preparado, mas tratava-se, sem exceção, de soluções-mãe que eu provavelmente tinha guardado por tempo demais...
TiMo
Se isso é tão importante para você, então você não tem como evitar fazer um teste antes de cada revelação. Quem garante que a data está correta ou que algum produto químico não estava estragado na hora de preparar o revelador?!
Portanto, se você quer o melhor para seus clientes, precisa testar o revelador para verificar seu desempenho; não importa se tem data de validade ou não.
Mas também me pergunto como as gerações de fotógrafos que vieram antes de nós lidavam com essas condições insustentáveis.
Saudações, Tim
Gucker
Até agora, encontrei dois reveladores que traziam uma data de validade impressa: o Kodak T-Max e o kit de revelação inversa da Foma; já o Fomadon R09 não apresentava nenhuma indicação.
A questão não é quando o revelador deixa de ser utilizável, mas sim em que período de tempo se obtêm resultados que correspondem a um padrão que não conhecemos em detalhes. Não é que o revelador simplesmente se estrague de repente, mas sim que se trata de um processo contínuo; certamente se obtém um resultado diferente com um revelador novo e com o mesmo revelador que ficou na embalagem original por seis meses. Onde está o limite em que a alteração ainda é aceitável e a partir de quando já não é mais?
Preparar os produtos químicos por conta própria pode parecer uma boa ideia, mas leva ao mesmo resultado: mesmo que os produtos químicos não sofram alterações químicas, eles absorvem, por exemplo, a umidade do ar e, então, a dosagem já não está mais correta...
No entanto, pelo menos uma data de fabricação impressa nos reveladores já seria algo justo.
sputnik
Mas também me pergunto como as gerações de fotógrafos que nos precederam conseguiram lidar com essas condições insuportáveis.
+1
Wolf_XL
...espero que você também mande verificar a câmera e, se for o caso, o exposímetro antes da sessão de fotos — afinal, eles podem começar a dar problemas sem que a gente perceba. E espero sinceramente que só sejam usados rolos que tenham sido armazenados de forma adequada e com um histórico completo... Um vídeo de acompanhamento durante o processo de revelação também não seria nada mal — assim dá para comprovar que você mesmo fez tudo certo... :P :o :P
Mas também dá para exagerar em tudo mesmo...