isonull
Olá a todos
Há alguns meses, comprei o Meopta Magnifax 4. Até agora, só ampliei fotos de 35 mm em formatos menores, e tudo correu muito bem.
Há alguns dias, resolvi começar a ampliar contra a parede uma série de fotos que tirei em 6x6, em papel de 85 x 85 cm. E aí já chegamos ao meu problema: a impressão (ou seja, os grãos) fica mais clara e desfocada nas bordas. Estou usando o condensador grande nº 1 com uma lente de 75 mm. Até aí tudo certo, não é?
Se observarmos a incidência da luz sem o negativo, percebe-se de fato que a luz fica mais fraca nas bordas.
A distância até o papel é de 1,15 m. Será que isso tem alguma coisa a ver com isso e será que o Magnifax 4 é mesmo adequado para ampliações desse tamanho?
Infelizmente, não tenho nenhuma solução em vista no momento.
Seria ótimo se alguém de vocês soubesse o que fazer!
Até lá,
Micha
isonull
Desculpem o título
É claro que deveria ser “MEOPTA Magnifax 4 – vinheta” e não “Opermus” ;)
jonny
Oi, Micha, infelizmente não tenho muita experiência com o sistema de condensador do Magnifax 4, pois eu mesmo uso a cabeça Color. Se o condensador estiver adequado, o problema pode estar na lente. As lentes de ampliação para 6x6 costumam ter distância focal de 80 mm. Que tipo de lente você está usando?
Urnes
Já faz tempo que não tenho o meu. Mas se você não tiver como ajustar a lâmpada no compartimento, tente diminuir a intensidade em um ou dois pontos. Assim, deve melhorar. Lembro vagamente que também tive esse problema com o meu.
Atenciosamente, Sven.
isonull
Obrigado, de início, pelas respostas de vocês.
@elizabeth:
Preciso corrigir uma coisa aqui. Não era uma lente de 70 mm. Testei com duas diferentes. Ambas eram de 75 mm e tive o mesmo problema com as duas. Não sei dizer exatamente de que marca se trata no momento. Vou dar uma passada na loja da Duka agora mesmo, então vou dar uma olhada.
@urnes
Vou dar uma olhada para ver se dá para ajustar alguma coisa.
Quanto ao fechamento do diafragma... é verdade que, ao fechar de um a dois pontos, o campo de luz parece uniforme a olho nu, mas o que realmente me interessa saber é... isso não serve apenas para prolongar o tempo de exposição?
Como leigo, eu diria que a distribuição irregular da luz não muda com isso, certo?
Devido à distância maior, eu já prefiro uma abertura bastante aberta, independentemente disso.
Para quem conhece bem o aparelho:
No compartimento do condensador está o condensador substituível com o nº 1.
Não havia outro junto com o ampliador.
Também não consigo encontrar um manual de instruções...
Existe ainda uma lente condensadora com o nº 2, mas ela é menor. Por isso, presumo que seja para filme de 35 mm.
Estou curioso para saber se há uma solução.
Muito obrigado por enquanto
AchimBauer
Olá, Micha
No site http://www.ephotozine.com/equipment/manuals/magnifax-4-instrction-manual-p6647.html
é possível comprar um manual em inglês
Não tenho conhecimento de nenhuma versão em alemão para download.
Atenciosamente, Achim
jonny
Obrigado, de início, pelas respostas de vocês.
@Elizabeth:
Preciso corrigir uma coisa aqui. Não era uma lente de 70 mm. Testei com duas diferentes. Ambas eram de 75 mm e tive o mesmo problema com as duas. Não sei dizer exatamente de que marca se trata no momento. Vou até a Duka agora mesmo, então vou dar uma olhada.
@urnes
Vou dar uma olhada para ver se dá para ajustar alguma coisa.
Quanto ao fechamento do diafragma... é verdade que, ao fechar o diafragma em um ou dois pontos, o campo de luz parece uniforme a olho nu, mas o que realmente me interessa saber é... isso não serve apenas para prolongar o tempo de exposição?
Como leigo, eu diria que a distribuição irregular da luz não muda com isso, certo?
Devido à distância maior, eu já prefiro uma abertura bastante aberta, independentemente disso.
Para quem conhece bem o aparelho:
No compartimento do condensador está o condensador substituível com o nº 1.
Não havia outro condensador junto com o ampliador.
Também não consigo encontrar um manual de instruções...
Existe ainda uma lente condensadora com o nº 2, mas ela é menor. Por isso, presumo que seja para filme de 35 mm.
Estou curioso para saber se há uma solução.
Muito obrigado por enquanto
Deve-se fechar a abertura já pela qualidade da imagem (principalmente em grandes escalas de ampliação) e, claro, isso também reduz a perda de luminosidade
da lente em direção às bordas da imagem.
isonull
Obrigado, Achim
Na verdade, só preciso saber quais tipos de capacitores existem e para que servem. Mas tenho quase certeza de que o que está instalado é o correto.
A gente continua na expectativa! ;)
isonull
@elizabeth
Ok. Isso é interessante.
Então, será que essa perda de luminosidade não tem nada a ver com a lente ou o condensador, mas sim com a abertura total do diafragma
em combinação com a escala? Parece ser algo bem normal, então...
O problema é o tempo de exposição. Ele já é absurdamente longo.
Mas, sinceramente, se realmente fosse ISSO, eu aceitaria isso também.
Urnes
Qual modelo 75 você usa? Ele projeta em formato 6x6 ou apenas 645? Na ampliação, você ainda usa a mesa de ampliação ou já faz projeção no chão ou na parede? Quanto tempo duram os seus tempos de exposição?
Você poderia mudar para uma lâmpada de 200 W ou usar uma lente grande angular WA de 60 mm, o que reduziria a extensão da mesa.
Atenciosamente, Sven.
piu58
Reduzir a intensidade da luz geralmente ajuda. É claro que as imperfeições ficam mais evidentes em imagens grandes; de qualquer forma, não dá para evitar o uso de técnicas de sombreamento ou realce. Um cartão preto redondo preso a um cabo é ideal para isso.
isonull
Eu uso uma lente Rodenstock de 75 mm e faço ampliações em formato 6x6.
Segui o conselho de alguém e reduzi a abertura em dois pontos (em alguns casos, até f/11). De fato, a perda de luz nas bordas não é mais tão acentuada, mas ainda é possível perceber uma leve distorção (ou desfocagem) nos cantos, inclusive quando faço ampliações “menores”, neste caso 30 x 30 cm.
Para ampliações projetadas na parede, estou expondo atualmente em 90 x 90 cm com abertura 8.
Em média, isso resulta em um tempo de exposição entre 8 e 13 minutos. É bem demorado. Infelizmente, uma lâmpada de 200 W não é uma opção para o Magnifax, pois ele suporta no máximo 120 W.
Desmontei o aparelho uma vez, mas, pelo que posso avaliar, está tudo no lugar certo, em ângulo reto etc.
Pelo menos, com a redução da abertura, não fica mais tão ruim, mas, como disse... esse efeito desfocado leve, mas visível, nos cantos
me dá dor de cabeça.
(desculpem pela resposta tardia)
isonull
@ piu58
Durante a exposição, claro, sempre há algo para clarear. Com 12 minutos, dá para ir com calma ;)
Nas últimas vezes, também compensei a perda de luz repetidamente, reexpondo os cantos (protegendo o centro).
Mas isso não pode estar certo.
A situação fica realmente chata, especialmente quando se tem um negativo com muita luz. Apesar de uma abertura de f/3,8, ainda dá tempo de ir às compras no meio do processo. Depois, mais 30 minutos reexpondo os cantos para então perceber que ainda está abaixo do tempo... Que chatice!
piu58
> A situação fica realmente complicada, especialmente quando se tem um negativo com forte exposição. Mesmo com uma abertura de f/3,8
Aqui tem algo errado.
Não estou ampliando tanto assim, apenas até 40x40. Em 80x80, o tempo seria quatro vezes maior; com um pouco de efeito Schwarzschild, talvez até um pouco mais.
Com o papel clorobromado menos sensível que tenho, chego a tempos de cerca de 2 a 3 minutos, o que por si só já é um pouco incômodo. Com abertura 8!! Isso significa que, com f/4 e também com papel muito pouco sensível, chegaríamos a tempos comparáveis. Embora eu nunca usasse f/4, porque então os cantos certamente ficariam desfocados. Isso fica especialmente evidente em cópias grandes.
Pitt23
Olá, Isonull,
Já encontrou o manual? Caso contrário:
http://rangefinder.r...a-pdf-5828.pdf.
Pela minha experiência, o Magnifax ilumina de forma MUITO uniforme, inclusive a cabeça do condensador.
Vignettagem: está usando uma lâmpada opalina de verdade (150 W) ou uma lâmpada incandescente comum? (Lâmpadas incandescentes transparentes são a escolha certa para resultados com um aspecto excessivamente lomográfico; uma lâmpada fosca comum também não serve.) A lâmpada está bem ajustada? A lâmpada e a caixa, etc., estão limpas? Os sucessos mencionados acima, obtidos com a redução da abertura, podem indicar fraquezas na lente.
Como disse o PIU58: 13 minutos de tempo de exposição para papel fotográfico normal — algo está errado!
Saudações e boa luz!
Pitt