Robin_
Olá, pessoal do fórum
Vocês têm alguma dica para mim sobre como revelar fotos (tanto negativas quanto positivas)
de forma que pareçam realmente ter sido tiradas
na época mencionada acima? Pessoalmente, acho esse “visual” o mais bonito e fotografo
apenas com câmeras antigas. A escolha do filme é, claro, importante; com o chs 100, já
consegui resultados bastante autênticos. Mas existem certas regras/técnicas que se
deve observar? Agradeço desde já.
Atenciosamente, Robin
TR
Sim, com um filme CHS você já está no caminho certo. Melhor ainda seria um filme ortocromático. Mas quase não se encontra mais nada desse tipo. Nesta
postagem, é demonstrada a tentativa de “ajustar” um “filme lith” ainda disponível de forma a obter tons intermediários razoáveis. Seu problema, porém, será mais a obtenção de uma ótica autêntica. Você não pode usar lentes “modernas”. Você precisa de uma lente não revestida — de preferência em uma câmera de formato 6x9 ou superior — daquela época. Um “suavizador de foco Duto” leve, que não chame a atenção, será útil, pelo menos em retratos. Se você quiser fotografar retratos, deve estar ciente de que a própria fisionomia e a maquiagem das pessoas já contribuem para a impressão da imagem. Pelo menos no primeiro caso, você não poderá mudar nada.
Robin_
Desde já, obrigado pelas dicas. De qualquer forma, para fotografar, só uso câmeras como a Agfa Box 44, a Kodak Junior ou a Zorki I. Sou mais do tipo que tira fotos casuais, ou seja, menos retratos e mais cenas do dia a dia com pessoas vestindo roupas adequadas. Também não me importo com a “perfeição” das cópias. O ideal são contatos em 6x9 na velha moldura de revelação do meu avô.
O que mais se deve levar em consideração?
Atenciosamente
TiMo
Olá, Robin,
talvez seja melhor usar um desenvolvedor que já existisse naquela época.
Atenciosamente, Tim
Robin_
Então, para revelação negativa, eu uso ADONAL. No caso do papel, seria o Adotol o mais adequado, por assim dizer?
Atenciosamente
Tandemfahren
Olá, Robin,
A escolha do revelador (tirando o Lith) praticamente não altera nada no aspecto da imagem.
O papel de tom quente reage um pouco ao revelador de tom quente, e é só isso.
Em termos “científicos”, a curva de tons só é afetada minimamente, e a granulação praticamente não é afetada.
Se você quiser alterar a tonalidade da imagem, precisa tonificar o papel. Isso é recomendável de qualquer forma, por uma questão de durabilidade, e é divertido!
Então, mãos à obra,
Frank
Robin_
Tudo bem, então já estou por dentro. Ainda não tenho muita experiência com tintas. Só experimentei uma vez. Há algo que eu deva levar em conta ao aplicar o contato que seja determinante para o visual?
Atenciosamente
TiMo
Eu me referia ao revelador de negativos. Com o RODINAL, você já vai se sair muito bem.
Acho que, além do filme, a lente terá a maior influência. O resto é só a cereja do bolo.
Você já tem lentes antigas. Com filme, vai ser complicado. Aí você provavelmente vai ter que experimentar para ver se consegue imitar as emulsões antigas.
Acho que também li que os filmes antigos eram mais grossos. Posso imaginar que isso também tenha tido uma grande influência na imagem. Por favor, me corrijam se eu estiver errado.
Espero que possamos ver os resultados das suas experiências. Isso é interessante.
Saudações, Tim
Robin_
Talvez eu consiga assistir a um filme no fim de semana. Se isso acontecer, com certeza vou postar algo aqui (claro, só se tiver dado certo :))
Atenciosamente
sputnik
Eu pegaria alguns uniformes antigos da Wehrmacht no acervo do teatro e os colocaria nos meus modelos.
Isso transmite, de longe, muito mais a atmosfera dos anos 30/40 do que qualquer outra coisa.
Depois, basta um pouco de desfocagem ou, se preferir, velocidades de obturação que mal consigam evitar a trepidação, e o negócio está feito.
E isso, claro, é obrigatório:
http://tinyurl.com/b82y6j4
Mas falando sério: no que diz respeito ao papel, nada supera o Fomatone MG FB quando se trata de um aspecto “antigo”!
Robin_
Além de fotografar, também faço reconstituições históricas da época da Segunda Guerra Mundial. Por isso, a questão dos uniformes não é problema. Vou postar algumas fotos assim que voltar para casa.
Sempre estou por lá, de passagem, como “fotógrafo”.
Já tenho uma velha máquina de corte com alavanca e corte tipo Böttenschnitt. Isso é, por assim dizer, a cereja do bolo.
Atenciosamente
pittyman
Mas, falando sério: no que diz respeito ao papel, em termos de aparência “antiga”, NADA supera o Fomatone MG FB!
Não posso deixar de concordar!!
Robin_
Então, aqui vai um resumo do último evento.
Robin_
Não consigo enviar mais nada no momento. Estou tendo
algum problema com o celular.
sputnik
Que ideia genial!
Coloca as cópias em uma jarra de chá Earl Grey durante a noite, cola-as no álbum que compraste no mercado de pulgas e dá de presente para um vovô meio esquecido do asilo mais próximo.
Ele com certeza vai te contar as histórias mais incríveis assim que se reconhecer nas fotos.
:-)
Robin_
Hahaha, acabei de morrer de rir. Muito bem dito ;)
Bom, depois de várias tentativas, finalmente consegui fazer o upload de uma.
Fiz de propósito com um tom um pouco desbotado. Vi isso em muitas fotos particulares
daquela época.
Abraços
TiMo
Já está ficando bem bom.
Você também pode tentar um tom sépia discreto ou deixar as cópias de exposição no selênio por mais tempo.
peterkrumm
Hahaha, acabei de morrer de rir. Muito bem dito;)
Pronto, depois de várias tentativas, finalmente consegui fazer o upload de uma.
Fiz de propósito com um tom meio apagado. Vi isso em muitas fotos particulares
daquela época.
Atenciosamente
Não entendo muito bem do que você está rindo. Esse tipo de foto combina melhor com a página de fãs de um grupo de esportes militares do NPD.
Vá se trollar no canto direito. Aqui, esse tipo de propaganda dissimulada com justificativas esfarrapadas é rejeitado!
Robin_
Não quero parecer insolente, mas você já se interessou por história viva ou reconstituição histórica?
Isso não tem nada a ver com política. Existem reconstituições de todas as épocas e trabalhamos em estreita colaboração com museus dedicados ao período da Segunda Guerra Mundial. Eu mesmo não sou alemão de nascimento, por isso não aceito tais acusações!
Então, informe-se antes de começar a gritar!
Boa noite
peterkrumm
Não quero parecer atrevido, mas você já se interessou por história viva ou reconstituição histórica?
Você já está. Que tal uma reconstituição de Dresden ou Coventry?
Isso não tem nada a ver com política. Existem representações de todas as épocas e trabalhamos em estreita colaboração com museus que se dedicam ao período da Segunda Guerra Mundial. Eu próprio também não sou alemão de nascimento, por isso recuso tais acusações!
Portanto, informe-se antes de começar a gritar!
Boa noite
Acabamos de ter “Living History” com a NSU.
Não conheço nenhum museu sério que valorize esse tipo de trabalho pseudocientífico.
E a história tem sempre a ver com política. Também com a representação heroica e sensacionalista de acontecimentos de guerra.
Você deveria refletir sobre esse assunto antes de produzir e publicar esse tipo de lixo.
Existem quilômetros de material fotográfico, fílmico e sonoro dessa época; não é necessário reencenar essas coisas, a menos que você queira dar a si mesmo e aos seus amigos uma aparência de seriedade.
Sua origem não melhora as coisas. Trata-se, antes, de uma questão de “honra”. A honra dos inúmeros mortos desse evento. Que sobreviveram a Coventry e Dresden.
Dê uma olhada na exposição sobre a Wehrmacht de Philip Reemtsma; lá você encontrará exemplos suficientes de como não se deve fazer.
No pasaran!