StefanT
Olá a todos,
antes de mais nada, gostaria de me apresentar, já que sou novo no fórum. Mas talvez alguns de vocês já me conheçam do fórum Phototec, onde participei um pouquinho.
Fotografo desde a minha juventude, ou seja, há cerca de 35 anos, alternando entre o analógico (meu amor) e o digital (quando quero algo prático e que economize tempo). O preto e branco ficou um pouco de lado nos últimos anos, pois tenho um revelador Duka pouco prático na cave de um prédio sem conexão de água. Não é muito divertido assim. Mas pretendo voltar a fotografar mais. Fotografo principalmente com uma Olympus OM-1n e, às vezes, com minha amada Vitomatic IIa. De vez em quando também em MF. Ao longo dos anos, comprei e vendi várias TLRs. Mas sempre volto a elas. Atualmente, adquiri uma Rolleicord Vb que parece quase nova. Ela vai rodar seu primeiro rolo nos próximos dias, quando houver um pouco mais de luz e o tempo estiver bom. O que já posso dizer é que as velocidades de obturação longas são, como esperado, um pouco lentas. Depois de disparar várias vezes, melhorou, mas não sei se os tempos são confiáveis. Segunda “falha”: o antigo dono fez algumas pequenas marcações com caneta hidrográfica no visor, talvez para o recorte 28x40. O mecanismo correspondente também veio junto.
Agora, minhas perguntas:
Não preciso necessariamente usar os tempos longos com frequência, mas gostaria de saber se posso esperar que o obturador volte a “funcionar” ou se será imprescindível uma manutenção. Pelo que entendi, a falha afeta apenas os tempos longos ou é possível que o obturador pare de funcionar completamente?
Em segundo lugar, vocês poderiam me recomendar um bom serviço de manutenção para a Cord?
E, em terceiro lugar, posso remover as marcas de caneta hidrográfica do visor sem danificá-lo, e, se sim, com o que? Dá para limpar com álcool e cotonetes?
Desde já, muito obrigado.
Stefan
piu58
> "começa a funcionar"
A longo prazo, o relógio ficará um pouco mais lento. Mas é possível se adaptar a isso e levar esse fato em consideração na exposição da foto. No entanto, o ponteiro dos segundos deve, pelo menos, continuar a andar e não parar.
É preciso acioná-lo de vez em quando! Para que a situação não piore.
Gucker
Com etanol, deve dar para tirar as marcas de caneta hidrográfica; com certeza não danifica o vidro e, se não funcionar, não há nada a perder.
Urnes
O fecho está resinado e, em geral, pode ser submetido a manutenção (limpeza e lubrificação). No caso de um fecho central de grande formato, isso custa cerca de 70 a 80 euros. Se a corda estiver em bom estado, vale a pena, sem dúvida.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Deixo minhas câmeras Rolleiflex para manutenção aqui:
Paepke Fototechnik, de propriedade de Dieter Paepke
Rather Broich 57
40472 Düsseldorf
http://www.paepke-fototechnik.de/
ou aqui:
Jürgen Kuschnik
Landgraf-Philipp-Strasse 55
60431 Frankfurt am Main
Alemanha
http://www.jurgenkuschnik.com/index_de.html
Eu também já tive o problema das marcas de caneta hidrográfica no visor.
Saíram sem deixar resíduos com álcool isopropílico comum.
Atenciosamente,
Wolfgang
StefanT
Olá e obrigado pelas dicas. A tinta do marcador já saiu. Foi bem fácil com álcool. E agora que meus dedos estão quase feridos de tanto dar corda e acionar o mecanismo, o ponteiro dos segundos está funcionando muito bem. Vou deixar assim por enquanto e ver como fica. Salvei os links de assistência, por via das dúvidas. Agora só preciso de um pouco mais de luz. Tenho ainda dois Portra 160VC guardados, que vão servir para as primeiras fotos. Mas o tempo está um pouco nublado por aqui no momento.
Atenciosamente, Stefan
Tandemfahren
Olá, Stefan,
Com o filme CN, você mal vai perceber se os tempos de exposição estão muito longos; isso não faz muita diferença para o filme (pelo menos em comparação com o diapositivo), a menos, é claro, que esteja muito, muito errado.
Além disso, há duas fontes de erro: o próprio obturador e o mecanismo de retenção, que é acionado em tempos de exposição superiores a 1/30.
Aproveite a Cord,
Frank
peterkrumm
...Em segundo lugar, vocês poderiam me indicar um bom serviço de manutenção para o Cord?...
em Braunschweig:
http://classic-fototechnik.de/
muito recomendável!
De vez em quando, vale a pena fazer uma manutenção no carro antigo.
StefanT
Olá, Frank e peterk,
É claro que você está certo quanto à referência ao filme CN. Mas, por enquanto, quero experimentar o Cord. Na próxima encomenda de consumíveis, vou incluir também um filme diapositivo. Isso vai trazer mais clareza. Obrigado pelos votos de boa sorte.
Obrigado, Peter, pelo endereço. Também vou salvar o link. Se o obturador precisar de manutenção, ele vai recebê-la. Infelizmente, porém, não tenho dinheiro no momento para sustentar a guilda alemã de mecânicos de precisão apenas pelo prazer de viver. Trabalho no sistema de saúde, que há décadas vem sendo criticado e no qual há, de fato, uma necessidade considerável de redistribuição.
Atenciosamente, Stefan
Morte
No caso de um obturador central de grande formato, isso custa cerca de 70 a 80 euros.
Esse valor é realista?
Tenho o mesmo problema com tempos de exposição prolongados na minha Rolleiflex Automat. Ao consultar uma oficina em Charlottenburg, aqui em Berlim (Sybelstraße), me foi cotado um valor de 200 euros para a limpeza e reajuste. Para mim, apesar de todo o meu apreço pela Rolleiflex, isso é inacessível. Outras oficinas, como a mencionada acima em Ostkreuz, me deram a resposta padrão por telefone: “Só podemos avaliar caso a caso”. Mas o risco de enviar a câmera e só depois, após o reparo, receber uma cotação que talvez não seja acessível, também é muito alto para mim.
Portanto, se alguém já tiver feito esse reparo (na verdade, trata-se mais de um serviço de limpeza/manutenção, já que nada está quebrado) e puder indicar um valor concreto em uma oficina específica, eu ficaria extremamente grato.
Atenciosamente, Morte
piu58
> Total de 200 euros
É muito. Mas, com os salários por hora atuais, não dá para ficar abaixo de 100 euros — não importa o que se faça. Levei minha Cord e minha Flex à Paepke, em Düsseldorf. Eles fazem um trabalho de qualidade; mas não foi barato.
É preciso levar em conta que, após uma revisão geral, você recebe uma câmera que poderá usar por toda a sua vida futura como fotógrafo, sem precisar de mais manutenção. Se compararmos isso com os aparelhos eletrônicos que trocamos a cada poucos anos, o valor nem parece mais tão alto.
StefanT
"É preciso ter em mente que, após uma revisão geral, você recebe uma câmera que poderá usar por toda a sua vida como fotógrafo sem precisar de mais manutenção."
Será mesmo? Acho que, após uma revisão geral, você tem uma câmera em que a interação entre os componentes foi verificada, as peças defeituosas foram substituídas e tudo foi limpo e, se necessário, lubrificado. No entanto, você tem uma câmera cujas peças são antigas e usadas; no caso da minha Cord, “apenas” cerca de 40 anos. Há alguns anos, comprei uma Olympus OM-1n em uma loja, que, segundo o vendedor, havia sido totalmente revisada. Mesmo assim, depois de 2 ou 3 anos, o mecanismo de transporte quebrou. A “Ostkreuz” consertou em um dia (eu estava de férias em Berlim), por pouco menos de 100 euros (como disse o Uwe). Dois meses depois, o Beli quebrou (sim, eu sei, eletrônica). A Ostkreuz consertou por cortesia, muito gentil. Mas essa afirmação de “uma vida de fotógrafo” nem sempre se aplica.
Atenciosamente, Stefan
piu58
> nem sempre vai dar certo
No caso do Cord, provavelmente sim. Lá não há nada que possa quebrar (ao contrário do Flex, que é bem mais complexo). Apenas o lubrificante.
StefanT
Bem, espero que sim. Por isso mesmo, acabei comprando uma calça de veludo cotelê e não uma Flex dos anos 50 ou algo assim.
sputnik
> nem sempre vai dar certo
No caso do Cord, provavelmente sim. Lá não tem nada que possa quebrar (ao contrário do Flex, que é bem mais complexo). Apenas o lubrificante.
Ora, Uwe. Será que dá para dizer ISSO assim? Não sei. O tal Paepke que você mencionou me desaconselhou claramente a comprar uma Cord naquela época, quando comecei a me interessar por câmeras de dois olhos, pois as Flex, ALÉM de terem um equipamento melhor, apresentavam também e principalmente um valor de qualidade de longe superior, o que definitivamente justificava o investimento inicial mais alto.
É claro que uma Flex tem mais a oferecer. Mas, considerando que, no que diz respeito à qualidade dos materiais e da fabricação, quase nenhuma outra câmera se compara à Flex (se acreditarmos nos técnicos de reparos), para mim, por enquanto, NADA indica uma maior vulnerabilidade do que na Cord.
Desde que, é claro, tudo esteja em ordem. Desde que também não se compre um exemplar em que já se perceba, só pela aparência, que ela teve uma vida MUITO agitada como câmera profissional e, portanto, centenas de milhares de disparos nas costas — o que uma Cord, em determinadas circunstâncias, talvez nem tivesse conseguido.
Por isso, acabei optando por uma 3,5F que, graças ao acaso, não me custou mais do que uma Cord comum (caso contrário, talvez eu ainda não tivesse uma HOJE).
Além disso, os custos de manutenção de uma Cord me pesariam claramente MAIS do que os de uma Flex, porque, em comparação com o valor (inclusive o valor de uso!) da câmera, eles estão em uma proporção muito pior.
Resumindo: EU escolheria a Flex em vez da Cord a qualquer momento e a recomendaria a qualquer pessoa que realmente queira usar sua câmera de dois olhos para fotografar.
É preciso ter paciência na hora de procurar. :-)
Ou dinheiro suficiente. :-(
PS: ISSO NÃO deve ser entendido como um ataque à Cord, mas apenas como uma relativização da afirmação de que a Cord seria a melhor escolha em termos de durabilidade e confiabilidade.
piu58
Minha Cord Vb custou pouco menos de 200 €, mas depois de um tempo o fecho começou a emperrar. Isso me custou mais 130 €.
Minha 3,5F custou um pouco mais de 400 €; depois de um ano, o mecanismo de avanço do filme (aquele que fica na manivela) precisou ser consertado. Mais tarde, acabei perdendo um pino que segura a bobina do filme. O inserto interno ainda estava lá, então consegui passar as férias. Mas foram mais 100 euros.
Não acho que as peças internas da Cord sejam de menor qualidade. É que tudo é mais simples, ou seja, tem menos detalhes técnicos. Só o mecanismo de avanço de filme da Flex já é uma história à parte (mas, no meu caso, só falhou em um de cerca de 1.000 filmes).
sputnik
Minha Cord Vb custou pouco menos de 200 €, mas depois de um tempo o obturador começou a emperrar. Isso me custou mais 130 €.
Minha 3,5F custou pouco mais de 400; depois de um ano, o mecanismo de avanço do filme (aquele que fica na manivela) precisou ser consertado. Mais tarde, perdi um pino que segura a bobina do filme. O inserto interno ainda estava lá, então consegui passar as férias. Mas foram mais 100.
Bem, Uwe. Esse é 1 (em letras, “UM”) exemplo. Derivar disso uma validade geral, acho talvez um pouco presunçoso. E que a perda de um pino (o que provavelmente acontece a um em cada 100.000 proprietários) dependa do modelo, pode-se duvidar com segurança; afinal, ele também poderia ter caído na Cord.
Se EU tivesse aceitado que, na Flex, os tempos longos não funcionassem mais com 100% de precisão, não teria precisado investir nem um centavo até agora, além dos 333 € que paguei por ela há dois anos, incluindo o Geli, os filtros e um Gossen Profisix.
Mas também ISSO é apenas UM exemplo e não é representativo.
Não acredito que as peças internas da Cord sejam de menor qualidade. É que tudo é mais simples, ou seja, há menos detalhes técnicos. Só o mecanismo de avanço de filme da Flex já é um caso à parte (mas, no meu caso, só falhou em um de cerca de 1.000 filmes).
NÃO consigo realmente formar uma opinião sobre se as Flex também são construídas com qualidade superior. Pelo menos, não uma opinião fundamentada. Como poderia? Mas se alguém como o Sr. Paepke, que já desmontou inúmeras TLRs da Rollei, afirma isso, então isso JÁ tem peso para mim. MESMO sabendo perfeitamente que, com uma mecânica mais complexa, naturalmente há mais possibilidades de surgirem os mais diversos defeitos. Se e, sobretudo, após quanto tempo de uso eles realmente ocorrem, essa é a questão.
Morte
Voltando ao assunto:
Minha Rolleiflex Automat é de 1939 e, no geral — tanto do ponto de vista mecânico quanto óptico —, está em um estado surpreendentemente bom. O revestimento de couro, por exemplo, parece novo! Para mim, que sou um leigo em mecânica, isso é uma proeza verdadeiramente fascinante. (Algo com que os aparelhos atuais nem sequer ousariam sonhar.)
Quero dizer: para mim, essa Rolleiflex vale tanto o dinheiro de um conserto quanto um uso intensivo, pois ela tira fotos magníficas. Portanto, não se trata aqui do sentido moral, mas do sentido puramente financeiro de tal medida. Daí minha pergunta sobre estimativas razoavelmente confiáveis. 100 euros, no entanto, já são uma ordem de grandeza diferente do dobro disso.
sputnik
(na verdade, trata-se mais de um serviço de limpeza e manutenção, já que nada está quebrado)
Para voltar brevemente ao assunto. Pelo que sei, se for seguido as diretrizes da Rollei, a mola principal é sempre substituída a cada manutenção do obturador.
Pelo menos foi o que o Sr. Kuschnik me explicou.
Acho que é por motivos de segurança, e isso faz sentido, afinal, o técnico oferece garantia para um obturador recém-revisado, ou seja, limpo, lubrificado e ajustado.
Se bem me lembro, isso acarreta mais 20 (ou 30?) euros em custos de material.
Apenas para informação.
No entanto, não sei se ainda existem molas principais novas para modelos dos anos 30.