Nic
Olá,
Sou um iniciante típico e, claro, já estou cometendo os primeiros erros.
Queria fazer provas de contato com meus negativos. No entanto, minhas provas ficam totalmente pretas já após 3 segundos no revelador. Tentei todos os tempos de exposição, de 1 a 30 segundos, com abertura de fenda 8. O resultado é sempre o mesmo.
O papel é novo. Usei o revelador Adox Adotol Liquid Ne, com uma diluição de 1+7. Lâmpada vermelha na câmara escura!
Onde poderia estar o erro?
Ficaria muito grato se alguém pudesse me dar algumas dicas sobre por onde começar a procurar o erro!
Atenciosamente, Niklas
wosis123
Como exatamente você realizou a exposição das folhas?
3 segundos indica MUITO excesso de luz.
Atenciosamente,
Hendrik
Nic
Fiz a exposição com um temporizador. Usei uma Meopta/Axomat com lente padrão e abertura f/8.
Atenciosamente, Niklas
Gucker
Qual é a distância entre o papel e a lente? Qual é a distância focal da lente?
Wolfgg
Olá, Niklas,
talvez alguém tenha contado, à luz do dia, quantas folhas de papel havia na embalagem. Não riam, tudo isso acontece desde que existe também o “papel fotográfico” para impressoras coloridas.
Então, primeiro teste se o papel ainda está não exposto e coloque um pedacinho não exposto da caixa, com a emulsão voltada para baixo, no revelador por 1 minuto, e pare e fixe normalmente. Se o papel continuar branco, está tudo certo.
Em seguida, como próximo teste, sem filme no ampliador, com abertura em f/11, a cabeça posicionada de forma a iluminar a folha de contato, faça a exposição de um pequeno pedaço de papel por 1 segundo, depois outro por 2 segundos, depois outro por 4 segundos, depois outro por 8 segundos etc., e revele sempre com a emulsão voltada para baixo (anote o tempo com lápis no verso). Duplique o tempo de exposição até que o preto não fique mais escuro. Com o tempo para o primeiro preto máximo e abertura 11, exponha a folha de contato, mas primeiro use um pedaço pequeno para avaliar e, se necessário, corrija um pouco o tempo para a folha grande.
Anote os valores determinados para altura do cabeçote, abertura e tempo de exposição; eles permanecerão sempre os mesmos para esse papel, desde que seus filmes sejam sempre expostos e revelados corretamente.
Atenciosamente, Wolfgang
TiMo
Se os teus tempos forem muito curtos e, por isso, não forem tão precisos, você também pode usar um filtro graduado.
piu58
Primeiro, revele uma folha sem exposição para verificar se o papel está em boas condições. Mesmo que alguém tenha aberto a embalagem, as folhas que estão por baixo ainda podem servir para os contatos.
Depois, faça uma tira de teste. Se ficar tudo preto em f/8, basta usar f/16.