TR
Olá a todos!
Comprei um ampliador Magnifax 4 por um preço acessível para poder ampliar até o formato 6x9. A caixa de mistura do cabeçote de cor "Color 3" que vem com ela parece-me adequada para até 6x7 (a área iluminada tem cerca de 8 cm de largura). Ela é feita apenas de isopor e uma superfície plástica clara, mas antes de tentar construir algo assim sozinho, gostaria de perguntar se ainda é possível adquirir uma caixa de mistura 6x9 desse tipo pela Impex?
Esta entrada me deixou curioso a esse respeito, embora tenha como título “Filtros de reposição”. Do que se trata exatamente? Ainda consigo obter uma câmara de mistura 6x9 para a cabeça colorida Meopta Color 3 através da Impex?
E mais uma pergunta sobre a mesa de imagem: ela vem equipada com o par obrigatório de vidro/Antinewton. Para o formato 35 mm, ainda há máscaras no catálogo da Impex, mas, infelizmente, aparentemente não há mais para 6x6 e muito menos máscaras 6x9 — será que a ampliação sem vidro de 6x9 faz sentido? Ou será que elas cedem naturalmente? Pelo menos a solução de usar uma vez vidro e outra vez máscara seria um bom compromisso aqui.
Atenciosamente,
Thomas
MirkoBoeddecker
Infelizmente, as câmaras de mistura 6x9 e as máscaras sem vidro estão esgotadas. Uma máscara sem vidro na parte inferior e uma lente de vidro AN na parte superior são uma boa combinação.
Os filtros de reposição são para “mecânicos” que querem desmontar a cabeça e trocar os filtros na parte superior do fluxo de jato.
Atenciosamente,
Mirko
TR
Olá, Mirko, obrigado pela resposta. Eu já tinha desmontado a cabeça Color — por isso agora sei a que se referem os filtros de reposição — o que faz sentido, só que na descrição do produto se fala em câmaras de mistura.
É uma pena que não existam mais acessórios exclusivos para 6x9. Então, vou ter que fazer eu mesmo uma caixa de mistura. Também preciso de uma moldura 6x9. Ainda tenho em algum lugar um velho suporte para filme plano 6x9, vou procurá-lo — talvez dê para improvisar algo com ele.
Atenciosamente e boas festas,
Thomas
mabo
[color=#000000][font=arial, sans-serif][size=3][left][background=rgb(255, 255, 191)]Olá, Thomas,[/background][/left[/size][/color
[color=#000000][font=arial, sans-seri[size=3][lef[background=rgb(255, 255, 191)]pelo menos a máscara 6x6 está disponível atualmente no eBay por um preço justo: http://www.ebay.de/itm/Meopta-Formateinlage-65x90-60x60-MAGNIFAX-NEU-/310539963426?pt=LH_DefaultDomain_77&hash=item484d9fcc22#ht_1092wt_1183[/background][/lef[/size][/colo
[color=#000000][font=arial, sans-seri[size=3][lef[background=rgb(255, 255, 191)]Atenciosamente[/background][/lef[/size][/colo
[color=#000000][font=arial, sans-seri[size=3][lef[background=rgb(255, 255, 191)]Markus[/background][/lef[/size][/colo
TR
Olá, Markus, obrigado pelo link.
Ainda tenho algumas “patilhas” que, originalmente, foram concebidas para as cassetes de 4x5 polegadas das câmeras de grande formato. O material é um plástico preto bastante rígido, que parece poder ser trabalhado apenas com um estilete e uma lixa. Vou tentar esculpir algumas máscaras com elas.
pittyman
Olá, Thomas,
Quando preciso de algum tipo de “moldura” na câmara escura, até agora sempre me dei muito bem com um cortador de passepartout e um pedaço de papelão. Sem muito trabalho, consegue-se de forma rápida e fácil máscaras/molduras quase perfeitamente ortogonais. Se necessário, o resultado final pode ser "aprimorado" com tinta spray preta fosca. Dessa forma, também já fiz alguns porta-negativos por conta própria.
Boa sorte com o seu Magnifax!
Dirk
MirkoBoeddecker
...é lógico, mas na descrição do artigo fala-se de câmaras de mistura.
Ah, agora eu também percebi.
Vamos alterar. Boas festas.
Mirko
tschackmack
Olá a todos,
Acabei de adquirir uma Magnifax 4 usada e (como sou novato, tudo leva mais tempo ;) acabei de perceber que falta o vidro anti-Newton superior na minha plataforma de negativos (havia uma máscara para formato pequeno lá dentro), o que é uma chatice quando se quer fotografar em formato médio ;)
Agora estou procurando um vidro anti-Newton adequado... Ainda é possível encomendá-lo? Infelizmente, não encontrei nada atual (apenas
https://www.yumpu.com/de/document/view/3594190/efker-FOTOIMPEX/71 ou algo semelhante, mas antigo)
Ou alguém sabe se existem modelos compatíveis de outras marcas?
Muito obrigado!
tschackmack
jonny
A Kaiser ainda oferece lentes de vidro 6x9 AN como acessórios para os aparelhos V. Não sei dizer se elas se encaixam perfeitamente em termos de espessura e dimensões. Faça o pedido e, se necessário, devolva e conte aqui, para que todos possam se beneficiar. Caso contrário, você poderia entrar em contato com um fabricante de vidros local.
€
A melhor maneira de conseguir caixas de mistura e similares é conseguir, quando tiver oportunidade, um segundo aparelho com o equipamento adequado para servir como fonte de peças de reposição.
Placas de lente e máscaras para o Magnifax 4 ainda estavam bem caras no eBay há alguns meses.
€
É possível ampliar o formato médio com o Magnifax mesmo sem vidro (usando máscaras). Mas o ideal é, naturalmente, a combinação de vidro AN na parte superior e máscara na parte inferior. É assim que eu amplio 6x9 com o ampliador, sendo que a máscara inferior é cortada por mim mesmo em papelão. Em princípio, também seria possível mandar lixar ou cortar a partir de uma máscara 6x6 ou 6x7, mas lixar é trabalhoso e ninguém quer cortar, porque não vale a pena. Na minha experiência, vidro AN/vidro não é uma boa combinação, porque muitos filmes modernos (por exemplo, filmes Kodak CN) são tão lisos no lado da camada que, com vidro padrão, geram anéis de Newton. Vidro AN no lado da camada (na parte inferior) é, naturalmente, inviável. O spray antinewton, que antes era fabricado pela Tetenal, também desapareceu do mercado. Na prática, porém, como já disse, funciona muito bem com o vidro AN na parte superior e a máscara na parte inferior ou, pelo menos nos formatos 6x6/6x7, também com a máscara na parte superior e na parte inferior.
tschackmack
*uau* Muito obrigada pela resposta rápida e detalhada! 😊 Eu já estava quase indo ao meu vidraceiro de confiança (desde que voltei a usar câmeras analógicas, comprei uma dessas ;) ) quando li que o vidro precisa ser do tipo AN e fiquei um pouco desconfiada de que isso fosse o padrão nas vidraças, mas posso perguntar a ele se ele também quer fazer um acabamento e lixar... Também não encontrei em lugar nenhum como se pode reconhecer um ("superfície levemente fosca"...???). Ou simplesmente experimentando e vendo se aparecem os anéis? (bem, eu já tentei por engano e não apareceram) 😊 Mas vou experimentar a ideia da máscara imediatamente, com certeza. Dá para ver mais uma vez como a gente pode ser bobo quando é iniciante, é totalmente lógico, mas eu provavelmente nunca teria pensado nisso, obrigada!!! 😊 Mais uma vez, muito obrigada, agora preciso voltar para a câmara escura :)