TiMo
Ontem, resolvi experimentar a litografia. É claro que surgiram algumas dúvidas.
Como papel, usei inicialmente o MCP, porque não queria gastar muito do bom papel baritado em experiências.
Utilizei o Easy Lith da Moersch na diluição 1+40 a 26 graus.
Agora, duvido que a escolha do motivo tenha sido tão acertada. É uma imagem com muito contraste e poucos tons médios.
Primeira imagem:
Primeiro, fiz uma cópia razoavelmente aceitável no revelador normal, para ter uma ideia dos tempos. A exposição foi de 20 segundos em f/16 e grau 2.
Segunda foto:
Em seguida, fiz uma cópia no Easy Lith com o mesmo tempo e abertura da foto 1, mas sem filtro. Ainda não se vê muito efeito. Era de se esperar, dada a pouca luz. Tempo de revelação: cerca de 8 minutos.
Terceira foto:
Abertura 11, 50 segundos. Não dá para ver muito bem na digitalização, mas a imagem ficou um pouco mais colorida. Um tom marrom claro (quase imperceptível na digitalização, mas bem visível ao vivo). Bastante embaçada e com pouco contraste.
Quarta imagem:
Abertura 8, 30 segundos. A imagem inteira está um pouco mais escura do que a imagem 3. Também embaçada e com pouco contraste.
Optei por não alterar a diluição para me concentrar apenas na exposição. Pelo que entendi, mais luz requer um revelador mais diluído. Uma exposição longa tende a deixar a impressão mais colorida.
Minhas perguntas agora são:
- Um revelador mais concentrado tornaria as sombras mais profundas?
- Será que estou no caminho errado e, não importa o que eu faça, com o MCP não vou conseguir o resultado que quero, porque ele não é tão adequado para litografia?
- O motivo não é muito bom para testes, porque já tem um contraste tão forte e poucos tons médios?
No momento, ainda estou um pouco no escuro, porque, na impressão lith, o papel parece ter um papel importante e não sei exatamente se talvez nunca consiga um preto intenso com o MCP.
Obrigado e um abraço,
Tim
michael-kielgmxnet
Olá, Tim,
O Adox MCP é um papel excelente, mas, infelizmente, não é muito adequado para revelação direta em lith. Eu mesmo o usei uma vez, com uma diluição relativamente forte (acho que era algo como 1+10). O resultado ficou mais ou menos parecido com a tua terceira digitalização em termos de tonalidade. No geral, eu não o usaria novamente para revelar em lith.
O que funciona muito bem com esse papel, porém, é o revelamento litográfico indireto, ou seja, revelar em revelador de papel normal, branquear e, em seguida, reverter com revelador lith altamente diluído (cerca de 1+100). Como o branqueamento e a reversão são feitos à luz do dia, é possível observar muito bem o processo. Se você se interessa pelo processo, recomendo dar uma olhada no site do Sr. Moersch, onde tudo está descrito em detalhes e também há exemplos para ver.
Para o revelamento litográfico direto, eu recomendaria, para você que é iniciante, o Fomatone MG, que tem um excelente desempenho no revelamento litográfico e é fácil de controlar por meio da diluição e da exposição. Outro excelente produto é o Adox Nuance, que, infelizmente, devido ao fechamento da Fotokemika, só está disponível em estoques remanescentes.
TiMo
Olá, Michael,
Na verdade, eu só queria fazer alguns testes; por isso, não comprei nenhum papel que seja conhecido por ser bom para litografia. Tenho MCC e MCP aqui.
O revelamento indireto parece interessante. Mas vou ter que deixar isso de lado por enquanto, porque não tenho um alvejante.
Você escreve que o MCP não é tão bom para litografia. Gostaria de saber por que você diz isso. Será que o papel não fica escuro o suficiente ou não adquire cor?
Obrigado e um abraço,
Tim
michael-kielgmxnet
Olá, Tim,
Pela minha experiência, com o MCP não se consegue o efeito típico do Lith; suspeito que, com esse papel, o desenvolvimento infeccioso, característico do Lith, não ocorra ou, pelo menos, seja bastante retardado. A saturação de cor é muito sutil e, para conseguir as sombras, é preciso muita paciência. No geral, o esforço não vale realmente a pena, pois o tom levemente quente também pode ser obtido com um revelador de tom quente comum.
Mas se você também tiver o MCC, experimente-o; dizem que ele é consideravelmente mais adequado (embora eu ainda não tenha experimentado pessoalmente).
TiMo
Olá, Michael,
Obrigado. Acho que vou ter que optar pelo bom e velho MCC, afinal.
Atenciosamente, Tim
Urnes
Olá, Tim,
Deixando o papel de lado, tenta baixar a temperatura para 26 °C. Caso contrário, o revelador age rápido demais e fica impossível controlá-lo. A imagem fica muito contrastada. Dá uma olhada aqui:
http://so-froehlich..../02/rawalb5.jpg O negativo tem, sem dúvida, tons intermediários, mas o revelador estava simplesmente muito quente a 36 °C. Se você baixar para 26 °C, o
tempo de revelação também deve aumentar significativamente. Estimo que seja algo em torno de 20 minutos.
Atenciosamente, Sven.
TiMo
Oi, Sven,
foi um erro de digitação (já corrigido); claro que eram 26 graus, como você me recomendou.
O tempo de revelação nas fotos posteriores ficou sempre em torno de 10 minutos. Depois disso, não aconteceu mais nada por um bom tempo e eu as retirei do revelador.
Atenciosamente, Tim
TiMo
Tentei fazer o mesmo com o papel MCC.
A diluição foi de 1+40. Temperatura: 26 graus.
As exposições foram f/8 20s, f/8 40s e f/5,6 40s.
Todas as fotos foram reveladas ao mesmo tempo para eliminar a influência da diminuição do efeito do revelador. Abaixo está a foto com f/8 40s. As outras têm uma aparência quase idêntica. Elas foram reveladas por alguns minutos a mais ou a menos. A intensidade da cor é um pouco maior nas fotos com exposição longa; é assim mesmo que deve ser.
Isso já parece melhor do que o MCP. No monitor, porém, as cores não estão totalmente corretas. Ao vivo, é um amarelo marfim/bege claro; na verdade, bem bonito. Infelizmente, não tenho como comparar com um papel que seja muito adequado para o revelador lith.
Michael, segundo a Moersch, o Fomatone também não é mais tão adequado nos lotes mais recentes. Meu próximo candidato seria o Adox Variotone. Você tem experiência com ele?
Obrigado e um abraço,
Tim
TR
Olá, Timo, já parece estar indo muito bem.
Especialmente para litografia, ainda tenho um estoque maior do antigo papel ORWO (ainda não joguei fora). Ele funciona muito bem com os reveladores lith e sempre pode ser encontrado a preços bastante acessíveis no eBay (a maioria, porém, é do tipo “papierstark”, mas isso também tem seu charme). Para reveladores normais, a maioria dos papéis Orwo certamente não serve mais por causa do véu cinza causado pelo tempo e da gradação “escorregando” para o suave. No Easylith, o papel fica com um tom marrom e, com uma viragem ao selênio depois, dá para deixar os pretos bem mais profundos.
TiMo
Olá, Thomas,
É verdade, essa é uma boa maneira de aproveitar papel velho.
No entanto, prefiro esperar até que um papel adequado volte ao mercado (Polywarmton?). Não moro na Alemanha e, por lá, não dá para comprar papel Orwo pelo eBay.
Você tem experiência com o Adox Variotone?
Atenciosamente, Tim
michael-kielgmxnet
Olá, Tim,
O Adox Variotone também não é propriamente adequado para revelar em lith direta, assim como o Ilford Warmtone, em cuja emulsão ele se baseia. Porém, de forma indireta, ou seja, com revelação posterior, consegue-se resultados muito bonitos com ele.
Sim, o papel Orwo antigo é muito adequado para revelar em lith. Eu mesmo uso de vez em quando o Orwo BBN (Baryt Brilliant) com resultados muito bons.
Onde exatamente você mora? Na verdade, em qualquer lugar é possível encontrar alguns tipos de papel adequados para litografia. A propósito, segundo as informações mais recentes da Moersch, o atual Fomatone MG é adequado para o processo de litografia; basta trabalhar com uma diluição mais alta. Os outros papéis baríticos da Foma também funcionam, assim como os equivalentes da Rollei (Rollei Vintage). Da Ilford, existe o papel Art, relativamente novo, que também é adequado, mas infelizmente é bastante caro.
E, como já disse, ainda há os estoques remanescentes da Fotokemika, ou seja, o ADOX Nuance ou o Emacs. Mas esses também devem se esgotar em breve.
TiMo
Olá, Michael,
Então acho que vou ter que tentar o revelamento por retrocesso. Que alvejante devo usar para isso (à base de hexacianoferrato ou hexacianoferrato de potássio/brometo)?
Quanto tempo dura o alvejamento, mais ou menos? Até que apenas as luzes desapareçam ou até que as áreas médias também sejam afetadas?
No Moersch, não encontrei nada sobre revelador lith indireto.
Moro na terra da Fujifilm. Mas compro o Photokram quase que exclusivamente com o anfitrião do fórum. O único papel que ainda me vem à mente é o Seagull.
Obrigado e um abraço,
Tim
michael-kielgmxnet
Olá, Tim,
Até agora, usei apenas o revelador à base de sulfato de cobre da Moersch (revelador Lith azul), que também está disponível aqui na loja. O tempo de clareamento depende da diluição e do resultado que se deseja obter. É possível clarear totalmente ou apenas parcialmente. Se as sombras forem mantidas durante o clareamento, elas também não serão reveladas posteriormente. No entanto, ainda não experimentei o clareamento parcial.
TiMo
Acabei de encontrar as instruções no site da Moersch. Elas não estão na seção “Know How”, mas sim espalhadas entre as fotos de exemplo.
Aqui estão os links:
http://www.moersch-p.../galerie/red/12
http://www.moersch-p...t/galerie/red/8
http://www.moersch-p.../galerie/red/25
http://www.moersch-p...nt/shop/lith/97
Adendo de 1.2.2013
Infelizmente, as dicas sobre revelação reversa cujos links constam acima desapareceram do site do Sr. Moersch e agora existe apenas um link para a página da loja. Lá, porém, a explicação não é mais tão detalhada quanto era antes, nas fotos.
sputnik
A propósito, segundo as informações mais recentes da Moersch, o Fomatone MG atual é, afinal, adequado para o processo de litografia; basta trabalhar com uma diluição mais alta.
O Fomatone atual também revela bem em lithografia em diluições espessas. A única diferença é que fica menos alaranjado e mais amarelado do que antes.